• Carregando...

Realmente faltam médicos que trabalhem na atenção básica (Gazeta, 14/6), mas não podemos desconsiderar que os outros profissionais da saúde são extremamente mal pagos e desvalorizados em relação aos médicos. Faltam médicos, mas falta também reconhecimento para com os outros profissionais que atuam na saúde pública.

André Figueiredo Pedrosa, Chapecó – SC

Fim do voto secreto 1

Sobre a matéria a respeito do fim do voto secreto no plenário (Gazeta, 13/6), acredito que, apesar de ferir a integridade parlamentar e possibilitar uma maior pressão governamental, a abolição do voto secreto será um novo passo para a estabilização política do país. O cidadão terá mais controle sobre as atitudes que seus representantes estão tomando.

Nataly Czerny, estudante de Engenharia

Fim do voto secreto 2

O voto secreto no Congresso Nacional não é ruim para a democracia; é péssimo, pois os parlamentares são eleitos para legislar em causa do país ou do seu estado federado, consequentemente, em favor dos cidadãos. Seu compromisso maior é defender o interesse coletivo e somente com o voto aberto o eleitor poderá avaliar o desempenho do seu representante.

João Noil Wollmann, médico

Despesas com propaganda

É de espantar a quantia que o poder público gasta com propaganda. Não bastassem os desvios e contratos suspeitos apresentados pela Gazeta do Povo, até o que é gasto de acordo com a lei não passa de desperdício de nossos impostos.

David de Carvalho

Reeleição eterna

Não há como convencer um eleitor a deixar de votar naquela­ pessoa que já conhece porque conseguiu uma internação para algum familiar ou porque conseguiu asfalto para a sua rua. Enquanto houver a figura indesejável do político profissional, ­este sempre será um candidato forte. Não há como mudar isso. Deveríamos excluir a figura do político profissional.

Mário Braga

Número de vereadores

Aumentar o número de vereadores não melhora nada, só pesa no bolso dos pobres contribuintes. Os nobres edis nunca lembram que conseguem seu cargo graças aos votos dos eleitores e, quando tomam posse, só pensam em si mesmos.

Ivani de Moura Vieira

Violência

Tenho vários conhecidos que foram assaltados. Há três semanas o filho de um amigo teve o carro levado. Em meu bairro, na minha rua, quase todas as casas foram assaltadas. Motivo: não existem mais policiais nas ruas de Curitiba.

Evaldo Muñoz Braz

Greve dos bancários

Os bancários possuem, sim, o direito de entrar em greve. Mas fico pensando: será que eu posso entrar em greve reivindicando o direito de não ser prejudicada por essa situação?

Patrícia Betio

Manifestações

Com todo respeito aos trabalhadores prejudicados pelos desmandos e desrespeitos dos políticos, acredito que não deveriam fazer passeatas e discursos em locais como a Rua Marechal Deodoro. Na quinta-feira, foram quase duas horas com trânsito paralisado e som alto. Por que não mudam para um local mais oportuno? Quem precisa ouvir esses discursos não é o trabalhador, nem a criança sendo socorrida ou o idoso no ônibus, mas sim os que estão nos palácios, tribunais, prefeituras, assembleias e câmaras.

Paulo Roberto Prestes

Crescimento da economia 1

Gerenciar melhor o dinheiro público, melhorar a infraestrutura, diminuir a carga tributária do setor produtivo e realizar uma reforma fiscal e trabalhista seriam a melhor forma de promover o crescimento da economia. Todo mundo sabe o que precisa ser feito, mas quem detém o poder só olha para o próprio umbigo.

Marisa Joanita Bandeira

Crescimento da economia 2

Para a economia do país crescer é simples: basta trocar todos os atuais políticos e fazer uma reforma com participação do povo. Em pouco tempo seremos a maior economia do mundo.

Reinaldo de Oliveira Quadros

Rodovias

A BR-476, entre Curitiba e União da Vitória, é outra rodovia sem manutenção (Gazeta, 13/6). Desde as grandes enchentes ocorridas em 1983 e 1992 somente foram efetuadas operações tapa-buraco, principalmente no trecho entre São Mateus do Sul e União da Vitória. O descaso público gera perdas enormes a todos os usuários da via. Desgaste prematuro de equipamentos, atrasos constantes, inúmeros acidentes com interrupção de tráfego por até 10 horas. Essa é mais uma das rodovias esquecidas pelo governo federal.

Jair Araujo Filho

Jornal na escola

Eu tive um professor de Língua Portuguesa, na década de 80, que propunha aos alunos que toda semana levassem uma notícia recortada de jornal, de preferência algo inusitado, curioso ou polêmico. Depois, nós redigíamos novamente a matéria com nossas palavras e de acordo com nossa interpretação. Ambos, a notícia e a redação, eram lidos para todos na sala de aula e comentados.

Vanessa Martins de Souza

Kits de inverno

Que vergonha para a prefeitura de Curitiba! O sindicato é que está fornecendo os agasalhos aos cobradores (Gazeta, 13/6). O empregador é quem tem a obrigação de oferecer local de trabalho seguro e digno aos seus empregados. As estações-tubo, além de não oferecerem segurança, não possuem nenhum conforto. Os motoristas e cobradores correm risco de serem assaltados e ainda têm de procurar banheiro e água potável entre a vizinhança.

Sueli Silva

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]