• Carregando...

É emocionante acompanhar o retorno às aulas depois de tanto tempo (Gazeta, 10/6). Os professores estão de parabéns pela decisão de encerrar a greve, mesmo como o reajuste insuficiente nos salários.

Mauro Prado

Fim da greve dos professores 2

Não é verdade que nós, professores, não ganhamos nada com a greve. Mas também não podemos dizer que foi uma negociação satisfatória. Infelizmente temos que admitir que a classe estava dividida no fim do movimento. Não deveríamos voltar agora. Perdemos muito com isso. O governo do Paraná menosprezou os professores e não tivemos força para reagir como deveríamos – mesmo com tudo o que ocorreu em 29 de abril.

Eli de Abreu Passos

Volta às aulas 1

“Agora é a hora dos estudantes e dos pais mostrarem serviço. Vamos ver se os alunos irão realmente estudar e se os responsáveis comparecerão nas escolas. Não vale deixar o filho no portão; é preciso participar e ajudar.”

Eliana Prodossimo, via Facebook, sobre o fim da greve dos professores e o retorno das atividades na rede estadual.

Volta às aulas 2

“Todos perderam algo com a greve. Os professores não conseguirem sensibilizar os políticos relação à Paranaprevidência, foram agredidos em Curitiba, perderam o reajuste e tiveram de se render à opinião pública, que já não aguentava mais os filhos em casa. A sociedade, mais uma vez, perdeu a oportunidade de se mobilizar e discutir sobre a educação. O governador Beto Richa perdeu em relação ao futuro político. A Assembleia perdeu a oportunidade de ficar ao lado do povo. E por aí vai.”

Marco Antonio Mendonça, via Facebook.

Marco das Três Fronteiras

“Depois de décadas abandonado, tenho certeza de que a iniciativa privada fará do Marco das Três Fronteiras mais um lindo ponto turístico da cidade e também para comunidade de Foz do Iguaçu. O lugar é lindo naturalmente, e ficará perfeito com estrutura.”

Carl Barão, via Facebook, na matéria “Marco das Três Fronteiras terá “vila” das missões jesuíticas”.

Brechós

“Adoro entrar nos brechós e comprar qualidade com pouco dinheiro. Morei durante muitos anos na Europa e aprendi que é possível nos vestirmos bem, com qualidade, por um custo muito abaixo de peças novas. Jamais entraria em um brechó de luxo para pagar valores proporcionais a uma peça nova de grife.”

Celia Maia, via Facebook, sobre a matéria “Um roteiro de brechós de luxo em Curitiba e São Paulo”.

Fim da greve dos professores 3

A greve teve cunho político e foi articulada pela oposição e pela APP-Sindicato para desestabilizar o governador Beto Richa. O governo do Paraná esteve em negociação com a categoria por várias vezes para que a paralisação acabasse o mais rápido possível. Muitos alunos foram prejudicados.

Scarlety Roni

Fim da greve dos professores 4

A greve não foi política nem salarial. Ela foi feita para tentar impedir que o governador Beto Richa e a Assembleia Legislativa mexessem na previdência dos professores e servidores.

Julio Cesar Nepomuceno Nogueira

Sistema penitenciário 1

Faz-se cada vez mais urgente a revisão do sistema prisional em nosso país. Há que se ter responsabilidade ao escolher aqueles que farão a guarda dos detentos. Quem comete um crime merece um julgamento justo, mas também deve pagar e ter sua pena. Precisa de um sistema que realmente funcione, onde possa trabalhar e estudar. Em outros países, como os Estados Unidos, os presos condenados por crimes que não são hediondos são obrigados a trabalhar. Isso ocupa de forma útil o cidadão, o qual se encontra temporariamente à margem da sociedade.

Marco Aurelio da Cruz

Sistema penitenciário 2

A matéria “Por um mapa LGBT nas cadeias do Paraná” (Gazeta, 7/6) propôs uma reflexão. Não estaríamos, com o projeto, nos equivocando? Não estaríamos apenas tratando as consequências de um sistema prisional falho e deixando lado as suas causas? Sistema esse que é caracterizado pela superlotação e péssimas condições de higiene, o que é imperdoável para uma instituição que se diz “reparadora”.

Felipe Batista Meirelles

HSBC 1

Sudameris, Real, Bamerindus, Banestado e Banerj foram alguns dos bancos que se foram para sempre. Acredito que a economia brasileira superou esses fatos. Foram comprados por bancos maiores e será assim com o HSBC (Gazeta, 10/6). É assustador para a economia brasileira? É. Mas só os mais fortes sobrevivem. Ficaremos sem o Natal do Palácio Avenida? Não. O Natal é do Palácio Avenida e, apesar de ser mantido pelo banco, estou certo de que a prefeitura e até mesmo a iniciativa privada irão garantir o evento deste ano.

Waldomiro Tarcísio Padilha de Oliveira, funcionário público municipal de Curitiba

HSBC 2

Já estava difícil a situação do país e agora surge mais esta bomba de que a unidade brasileira do HSBC será vendida. Serão pelo menos 25 mil pessoas sem trabalho. E isso sem contar o comércio que gira torno das agências do banco que poderão ser desativadas. Mais quantas famílias irão sofrer? É a crise mundial afetando o povo brasileiro de todos os lados.

Kelly Fernanda Schoreder

Contribua você também com sua opinião para a Gazeta do Povo.

www.facebook.com/gazetadopovo

twitter.com/gazetadopovo

google.com/+gazetadopovo

Plano de concessões 1

A presidente Dilma lançou um plano de “desenvolvimento” de quase R$ 200 bilhões. O programa é uma miscelânea do que já havia combinado com os chineses; privatizações são apresentadas como concessões. O BNDES – aquele que empresta com dinheiro da União, o qual ela não tem – será um dos financiadores. Onde será que o governo federal irá buscá-lo? Já acabaram com os fundos de pensão; o alvo será o FGTS. Daqui a pouco os trabalhadores só poderão retirar seu fundo na aposentadoria.

Beatriz Campos, São Paulo - SP

Plano de concessões 2

Será um novo e requentado espetáculo do crescimento? A presidente Dilma anunciou um pacote de concessões de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos e ele vai exigir investimentos de R$ 198,4 bilhões. Se na prática ocorrer o mesmo do PAC 1, no qual várias obras ainda não foram concluídas – e algumas nem do papel saíram –, esse novo pacote estará fadado ao fracasso. O ministro Joaquim Levy afirma que não faltará dinheiro para os projetos dessas concessões. Mas quais serão as regras que podem garantir ao investidor o retorno sobre o investimento? Essas dúvidas não foram esclarecidas. Somente no lançamento dos editais é que saberemos dos indispensáveis detalhes. Não adianta Dilma afirmar que “as concessões virarão a página da dura dificuldade no país”.

Paulo Panossian, São Carlos - SP
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]