• Carregando...

Mídias Sociais

Financiamentos do BNDES

"Financiam para os outros e, aqui no Brasil, o povão necessitando de tudo. Uma vergonha esse nosso governo e seus dirigentes."

Paulo Sérgio Buchner, via Facebook, sobre os financiamentos do BNDES a empreendimentos no exterior (Gazeta, 29/1).

Viagem de Dilma

"As pessoas acham que só porque ela é presidente pode torrar o nosso dinheiro. Quem precisa dormir num apartamento a R$ 26 mil? E sempre às escondidas, só isso já pressupõe que algo está errado."

Orestes Beltrami Neto Beltrami, via Facebook, sobre o editorial "Dilma em Lisboa" (Gazeta, 29/1).

Copa do Mundo

"Por que não protestaram quando o Brasil se candidatou a ser sede da Copa? Agora é um pouco tarde demais para protestar!"

Joana Bazzo Faggion, via Facebook, sobre os protestos contra a realização da Copa do Mundo no Brasil.

Roubo de veículos

"Esta é a cidade-modelo? Em 7º lugar em carros roubados, e entre as dez com menor número de veículos recuperados?"

Daniel Saez, via Facebook, sobre Curitiba estar em 7º lugar na lista de capitais com maior número de roubo de veículos.

Participe

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

Enquanto os PACs 1 e 2, aqui no Brasil, seguem literalmente empacados, o PAC de Cuba vai muito bem, obrigado. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) precisa mudar o nome para Banco Internacional de Desenvolvimento de Ditaduras da Esquerda Socialista (BIDDES). Um absurdo tão grande quanto as péssimas gestões na Petrobras e na Caixa Econômica Federal. Desse jeito, o Tesouro Nacional não aguenta e os brasileiros também não.

Sandro Ferreira, Ponta Grossa – PR

Financiamentos do BNDES 2

Enquanto o porto de Cuba foi construído por empresas brasileiras em um prazo coerente, no Brasil as obras de melhorias nos portos, aeroportos e demais áreas são conduzidas por gerações, como a transposição do São Francisco e a Transbrasiliana. Por que tudo de errado fica aqui? Quando este país vai ser levado a sério?

Dario Evangelista

Financiamentos do BNDES 3

As bondades aos regimes ditatoriais não visam o benefício dos brasileiros, tampouco do povo oprimido pela ditadura cubana. O dinheiro público brasileiro investido por lá retornará ao Brasil nas eleições, pulverizadas como "doações", para financiar o câncer vermelho que se alastrou no Brasil e na América Latina.

Marcelo Henrique da Silva

Viagem de Dilma

É chocante e vergonhoso verificar que a senhora presidente deste nosso país gastou verdadeira fortuna (Gazeta, 29/1) para fazer turismo gastronômico em Lisboa, acompanhada por sua numerosa e alegre comitiva. Para completar, foi a Cuba inaugurar obras financiadas com dinheiro brasileiro. Ao mesmo tempo, faltam verbas para nossos hospitais, escolas e universidades, a segurança pública é péssima, o transporte público está caótico, enfim, os problemas se avolumam e se acumulam em nosso país!

Clotilde de Lourdes Branco Germiniani

Oposição

Antes, os parlamentares petistas faziam oposição ferrenha, não pelo significado político democrático, mas visando desqualificar o governo. Hoje no poder, o partido cala a oposição através de conchavos com partidos de aluguel. Algumas solitárias e isoladas vozes oposicionistas insistem entre seus pares, mas sem sucesso. A maioria só está preocupada em manter-se no poder.

Antonio Fernando Buch

Hospital

O Hospital Erasto Gaertner necessita de R$ 12 milhões para concluir suas instalações, tão necessárias para o povo do Paraná. Logo depois de assumir a Presidência, Dilma visitou o hospital e prometeu ajuda financeira que até hoje não veio. E agora vemos a quantidade de dinheiro sendo usada para estádios, que serão usufruídos por um número pequeno de pessoas. Não podemos nos calar diante de tamanho absurdo.

Aliete Volpi Prosdocimo

Copa do Mundo 1

Para justificar a realização da Copa do Mundo no Brasil e o seu excessivo custo, falam nas obras de infraestrutura que ficarão como herança. Esquecem, contudo, que as cidades já estão carentes de obras viárias há muitos anos. Não se trata de um legado, mas do cumprimento atrasado de uma obrigação do setor público, que espera por grandes eventos somente para capitalizar politicamente com a realização dessas obras.

Flávio Nunes Ribeiro

Copa do Mundo 2

A Copa do Mundo no Brasil vai ser um vexame sem precedentes na história das Copas. Estádios semiacabados, aeroportos em obras, avenidas inacabadas, ou seja, infraestrutura zero. Sem contar os protestos marcados para os dias dos jogos. Vendemos carne de peru para o mundo e vamos entregar carne de galinha depenada.

Luciano Della Coletta

Trabalho escravo

Na entrevista sobre trabalho escravo, Leonardo Sakamoto (Gazeta, 28/1) cita que o MTE colocou em sua "lista suja" várias empresas e entidades, mas em momento algum menciona o próprio governo, que promove o trabalho escravo de médicos cubanos no Brasil, apenas fantasiado com outros adereços para disfarçar. Como interpretar de duas formas diferentes um mesmo crime?

José Carlos de Miranda

Gaeco

O inestimável serviço prestado pelo Gaeco, órgão do Ministério Público do Paraná, e o serviço prestado pelos promotores de Justiça já foram assimilados, aceitos e tornados imprescindíveis. A extinção desse órgão ou mesmo a sua mutilação, através da retirada de seus colaboradores, é um enorme desserviço à sociedade. Como paranaense e contribuinte, apelo para que não se permita a extinção de um órgão tão importante.

Servio Borges da Silva, advogado, Londrina – PR

Itaipu

Pelo visto, a eficiente e discreta Itaipu Binacional estaria contaminada pelo vírus da gastança, tão em voga entre os poderosos governantes do PT. Segundo notícia publicada na imprensa, a IB patrocinou um seminário ocorrido em janeiro em Portugal. Sem questionar o mérito da iniciativa, é fato que os recursos financeiros gastos poderiam ser, salvo melhor juízo, aplicados em projetos e programas regionais na área de abrangência da hidrelétrica de Itaipu.

Eduardo A. Waintuck, Balneário Camboriú – SC

Cidade-modelo

Curitiba parece uma mulher que aos 15 anos ganhou concurso de modelo e nunca mais se preocupou muito em se cuidar, e que ao chegar aos 50 continua a se vestir como se ainda tivesse 20. O título de cidade-modelo há muito já passou; ela só continua sendo modelo na autoilusão de alguns dos seus orgulhosos moradores.

Alvaro Antunes

Violência 1

Filmes com cenas de violência podem influenciar negativamente crianças e adolescentes. A responsabilidade não é só dos pais e educadores, mas também dos que detêm poderes em suas mãos. Infelizmente, nem sempre o bom senso é o que domina, mas sim o lucro, e para consegui-lo não importam os meios.

Cayo Miguel Angel Martin Cristobal

Violência 2

Filmes com cenas de violência não influenciam negativamente crianças e adolescentes se estes tiverem uma boa educação e princípios transmitidos pelos pais. É através da família que os jovens irão aprender a discernir o certo do errado. Eles podem assistir ao que for que não se influenciarão.

Maria Stephan

Rolezinhos

Os jovens usam a sua criatividade ao organizar encontros em shoppings para mostrar seu poder de união. Qualquer excesso que possa ter ocorrido não diminui a força jovem que quer agregar e estar unida. Nós, os adultos, em 1964 e no tempo da ditadura também fomos chamados de baderneiros. O que o jovem quer é mostrar que viver e amar ainda é o caminho para ser feliz.

Paulo Roberto Girão Lessa, Fortaleza – CE

Presídios

O governo deveria privatizar os presídios, separar os presos pertencentes a organizações perigosas e colocar os demais para fazer trabalhos públicos em conservação de estradas e saneamento. Os presos também deveriam estudar e aprender um ofício. Este modelo que temos não intimida e nem educa para viver em sociedade.

Luís Castelaci

Discurso de Dilma

O editorial "O efeito Davos" (Gazeta, 27/1) foi esclarecedor quanto à política econômica da presidente Dilma. A pergunta levantada pelo editorial foi se a presidente conseguiu convencer a plateia. Acredito que, enquanto ela mantiver o ministro Guido Mantega, vai ser extremamente difícil, pois o mesmo continua manipulando os dados econômicos do país.

Hélio Ishida

Denúncia

Esse imbróglio envolvendo o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, o representante do escritório do governo em Brasília e a empresária Ana Aquino (Gazeta, 27/1) tem de ser investigado até as últimas consequências. Quando se envolve dinheiro público ou interesses políticos e eleitoreiros, o ônus da prova é de ambos os envolvidos.

Marcelo Rebinski, historiador

Troca de partidos

Já deixei de votar em políticos que usam os partidos apenas como trampolim em suas eleições. Voto sempre no candidato que tem um projeto de trabalho pautado na ética do partido a que pertence. Mas no Brasil, com mais de 35 partidos, a linha de atuação parece ser satisfazer os interesses pessoais e tirar proveito da situação. Na reforma política (que nunca sai), deveria ser fixado um número máximo de quatro ou cinco partidos bem definidos.

Francisco Hirato Nagao

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]