• Carregando...

Parabenizo o senador Flávio Arns por ter esclarecido que votou pela cassação de Renan Calheiros e que nunca compactuou com qualquer "esquema de conchavo político, de corrupção, de abafamento de escândalos, nem nunca negociou favores em troca de subserviência ou esfriamento moral." A partir do episódio dos mensaleiros e dos sucessivos escândalos que revelaram a leniência de Lula para com o jeito petista de governar, foi ficando cada vez mais claro que o PT não é lugar adequado para pessoas como o senador paranaense. Apesar do pouco significado dos nossos partidos políticos, quem tem pureza de alma não pode sujeitar-se à suspeição do "diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és."

José Nelson Dutra Fonseca, Curitiba – PR

Chuva

Dia 21/9, quando tomei o Ligeirinho Inter 2 no terminal do Capão Raso para ir para a faculdade, não imaginei que fosse necessário armar o guarda-chuva dentro do ônibus. Gotejava por todos os cantos do veículo e escorria água inclusive de dentro das luminárias. É uma falta de respeito com a população que paga caro pelo vale-transporte.

Luana S. Honorato, Curitiba – PR

Dia do político ético

Tem dia para tudo, menos para o político ético. O legislativo federal, que é o poder que nomeia as datas nacionais, bem que poderia instituir este dia. Como trata-se de uma data de alta significação, pois a grande maioria dos políticos é ética, esse dia não poderia ser misturado ou comemorado com outras datas para não contaminá-lo. Fica difícil porque todos os dias do calendário já estão ocupados. Assim, o dia mais apropriado seria 29 de fevereiro. Seria comemorado a quatro anos? Não tem problema, a comemoração seria quatro vezes maior. Poderiam ser instalados nas praças públicas monumentos ao Político Ético Desconhecido, e no 29/2 seriam prestadas as justas e merecidas homenagens. Seria uma grandiosa data cívica, destinada àqueles políticos que trabalham pela grandeza e o desenvolvimento social de nossa Pátria.

Admar José Sá Côrtes, São José dos Pinhais – PR

Renan

O senador Renan Calheiros diz que as outras acusações contra ele "não vão prosperar" e que o Brasil questiona como se tira do Senado alguém que é inocente. O Brasil? Não me inclua nisso, prezado senador!

Katy M. de Farias, Curitiba – PR

Lapa 1

Pelo nobre passado heróico da Lapa, ela não precisaria mendigar verbas, não precisaria ajoelhar-se aos pés do governo do estado, para que se cumpram as promessas feitas antes das eleições. Mas, infelizmente, não é o que acontece. A Lapa merece ser olhada e assistida com carinho pelos nossos governantes, tanto federal como estadual, pois foi graças ao Cerco da Lapa que em 1894 a República teve tempo de organizar suas tropas e defender a Pátria. Não queremos esmolas, e sim investimentos para que possamos crescer e viver com dignidade.

Mauro Wolff, Lapa – PR

Trânsito

Talvez a proibição de se estacionar em ruas do centro de Curitiba em horários de pico seja um paliativo para melhorar o fluxo de veículos, mas não seria mais fácil simplesmente se os semáforos dessas ruas fossem sincronizados? É impossível andar pela Ângelo Sampaio, Bento Vianna, Coronel Dulcídio, Brigadeiro Franco e paralelas sem parar em todas as esquinas! Não tem trânsito que flua deste jeito...

Fábio Augusto Selig, médico, Curitiba – PR

Atrocidade

Palavra que pode ser aplicada a diversas situações (exemplo: o comportamento dos políticos brasileiros), mas jamais à atitude de uma mulher pobre, vítima de uma gravidez indesejada. Ela opta pela sua interrupção, pois sabe que uma criança, ou mais uma criança, não cabe no seu magérrimo salário, muito menos caberá na sua exígua moradia, geralmente construída com madeira velha, restos de eternit, sem esgoto, sem água potável e sem calçamento. Ela sabe que faltará o alimento, o agasalho, o dinheiro para a condução; na doença enfrentará, com a criança no colo e em pé, as filas dos postos de saúde, onde perderá horas de espera, saindo, muitas vezes sem ser atendida; provavelmente essas horas serão descontadas de seu salário! Ela sabe que seu filho, mesmo com os excelentes projetos sociais, correrá o risco de ir compor o crescente contingente de menores delinqüentes, ou ser morto precocemente; as estatísticas não mentem. Elcy Saboia Zappia, Ponta Grossa – PR

Facilidades

Sucesso, dinheiro, propriedades, carros luxuosos, viagens e tudo o que você sempre sonhou estará disponível para você em breve! Isto pode parecer mensagens de livros de auto-ajuda, mas é a mensagem que diversas "empresas" estão tentando passar para adquirir dinheiro de forma ilícita. É inacreditável a quantidade de "empresas" com esse tipo de caráter que tentam atrair membros, prometendo dinheiro fácil, desde que as pessoas estejam dispostas a persuadir seus amigos, parentes e todas as pessoas que vierem a conhecer para fazer parte da poderosa empresa. Possuo alguns amigos que tiveram a infelicidade de ser acolhidos por uma dessas "famílias". Todos tiveram que pagar a bagatela de R$ 4.000,00 para atingir o sucesso almejado e em poucos meses grande parte deles se endividou perdendo carro, casa e a própria família. Deixo este meu protesto para as autoridades tomarem alguma providência e evitar que pessoas sejam enganadas pela ilusão do dinheiro fácil.

Leandro Carvalho, empresário, Curitiba – PR

Lapa 2

Foi correto o procedimento do padre Emerson Lipinski decorrente de sua preocupação com o nosso Patrimônio Cultural e, em particular, com a Igreja Matriz de Santo Antônio e o Santuário de São Benedito. A prefeitura não tem autoridade para questionar o assunto, pois foi na atual gestão que um exemplar e dedicado servidor foi transferido de sua função, que era exatamente o que está faltando agora: proteger a Igreja nos intervalos em que não havia atividade religiosa, trabalho que fazia com eficiência e responsabilidade. Esclareço que a Igreja "não é muito visitada por ladrões" conforme foi publicado em 23/9 neste jornal.

O turismo religioso, apesar de sua importância, não é o único grande atrativo da Lapa como consta também na referida reportagem. O prejuízo para o turismo na Lapa tem outros motivos.

Sérgio A. Leoni, Lapa – PR

Lula e o SUS

Nunca, antes na história deste país, tivemos um "estadista nordestino" como chefe da Nação. Agora, com o "Nosso Guia" na Presidência, temos um brasileiro assim qualificado. Em pronunciamento público, há algumas semanas no Rio Grande do Sul, garantiu que "a assistência médica prestada pelo SUS encontra-se à beira da perfeição". Assim, quando leio nos jornais e revistas ou assisto na televisão reportagens mostrando a deficiência do atendimento médico-hospitalar prestado aos mais carentes, concluo que se tratam

de reportagens mentirosas e encomendadas pela mídia inconformada com o êxito obtido, manobras da "oposição badernista (plagiando coronel Odorico Paraguaçu) ou manobras de desestabilização por parte "dazelite".

Eduardo Marecki, Paranaguá – PR

***

* * * * *

Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472

leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]