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Parabéns ao fotógrafo Albari Rosa. As fotos estampadas na primeira página da Gazeta do Povo emocionou a todos os leitores que sabem o que é a alegria de ver seu nome na relação dos aprovados no vestibular, assim como compartilhar este momento tão especial com um parente ou amigo que obteve esta vitória. O sorriso do pai e filha juntos foram captados com muito profissionalismo. Com certeza, esta seqüência de fotos será vencedora de muitos prêmios.

Maria Alice Atherino, engenheira civilCuritiba, PR

Vestibular

Concordo com o leitor sobre o último vestibular da PUC-PR. A tradicional instituição de ensino superior não teve piedade dos pobres vestibulandos ao preparar a prova do seu processo seletivo. Não seria exagero algum dizer que a PUC possui uma prova antiquada para os nossos padrões atuais de ensino. Instituições fortes de ensino superior como a USP, a Unicamp, a UEL e a UFPR aboliram completamente o estilo "decoreba" de prova, prezando pelo raciocínio aplicado sob as questões. Com a utilização do método de indução do raciocínio, o processo seletivo se tornaria mais criterioso, pois assim selecionaria os candidatos com a melhor preparação. O método da PUC-PR não reconhece, infelizmente, a rotina pesada de estudos dos bons vestibulandos, que passam por uma exaustiva maratona de aulas, revisões aos sábados, aulas de redação e aulões de véspera.

Renan MouraCuritiba, PR

"De olho no leão"

A respeito do artigo de 9 de janeiro, nesta Gazeta do Povo, há uma informação a ser atualizada. Os cálculos dos fatores de redução não são feitos como foram indicados na coluna, pois no mesmo dia (9/1/06) a RF publicou no Diário Oficial uma retificação da Instrução Normativa SRF número 599, de 28 de dezembro de 2005. Os novos cálculos consideram m (número de meses-calendário) como o expoente dos índices 1,0035 ou 1,0060 e não simplesmente o produto de m com um destes. Os resultados são muito diversos.

Douglas Junior, engenheiroPrudentópolis, PR

Polícia eficiente 1

Sou morador e empresário na cidade de Matinhos. Estou extremamente satisfeito com o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar na Operação Verão porque posso dormir e descansar tranqüilamente, graças ao empenho dos PMs que se dedicam para nos dar segurança, apesar da grande quantidade de veranistas que estão freqüentando o litoral paranaense nesta temporada. A segurança é total em toda a costa litorânea.Leonir de Santi, empresárioMatinhos, PR

Polícia eficiente 2

Sexta-feira, às 16 h, fui roubada. Todo o equipamento de som do meu carro foi levado. Eu e meu marido perdemos as esperanças. Mesmo assim, registrei queixa na Polícia Militar de Guaratuba e na Polícia Civil. O inacreditável ocorreu às 23h50: um policial militar me liga e me dá a notícia que estavam com duas pessoas presas e 13 aparelhos de toca-CD, arma, e uma ampla gama de aparelhagens de som e objetos furtados. Confiei na PM e aconselho a quem tiver qualquer objeto furtado que registre o furto. Em Londrina isto é tão comum que ninguém registra mais o furto e acha que é perda de tempo. Parabéns Polícia Militar de Guaratuba.

Vera Lucia Delattre, comercianteLondrina, PR

Polícia eficiente 3

Tenho acompanhado, nesta coluna, os inúmeros elogios a atuação da nossa Polícia Militar na Operação Praias. Isto é muito bom. Agora espero o término da temporada e faço figa para esta polícia subir a serra e agir, da mesma maneira, aqui em Curitiba para tentar minimizar os abusos que vemos nas ruas a toda hora. Outra torcida minha é para que a Polícia Militar invista em pessoal qualificado para atender nossas solicitações no 190. Pessoas despreparadas atendem nossas ligações de forma ríspida e aparentemente estressadas com a rotina diária. Esta função requer profissionalismo e treinamento. O cidadão que vai usar o serviço fica mais constrangido com o atendimento do 190 do que com o motivo que ocasiona o seu contato.

Ziegfredo Horta Curitiba, PR

Limpeza pública

É lamentável de se ver a situação dos funcionários da limpeza pública de Colombo. Trabalham sem luvas e sapatos de segurança, sequer utilizam uniformes e coletes sinalizadores. Vemos o descaso e a ausência das autoridades públicas. Nossa Delegacia Regional do Trabalho precisa dar mais atenção para esses casos. Eu cumprimento todos os profissionais que colocam em risco a sua saúde em benefício de todos nós.

José Ezequiel de Oliveira, técnico de segurança do trabalhoPinhais, PR

IPTU 1

Os jornais anunciaram que a prefeitura elevou o valor do IPTU em menos de 5% (4,64%). Ocorre que para pagamento em quota única o desconto que anteriormente era de 20% foi diminuído para 7% em 2006. Assim, o imposto para quem pagava em quota única teve um aumento real de 21,68%! São milhares de contribuintes que foram escorchados em seu direito costumeiro.

Hasdrubal VieiraCuritiba, PR

IPTU 2

A Prefeitura de Curitiba nos aplicou uma "rasteira" na cobrança do IPTU deste ano. Diz que o aumento foi pequeno – 5% – e coisas assim. Mas, na verdade, está apenas iludindo os bobos, os que não têm controle, pois reduziu o desconto que sempre foi dado em anos anteriores: de 15% para apenas 7%. O que significa isso? Ora, um aumento de 20% sobre o que pagamos no ano anterior. É pouco? Não é, não, pois a inflação foi de meros 5 e pouco por cento e os nossos ganhos não se elevaram nem perto disso (de 20%). Assim, se aceitarmos aumentos acima da correção do que ganhamos, em pouco tempo estaremos abrindo um "buraco" em nossas contas.

Carlos Eugenio GarciaCuritiba, PR

IPTU 3

Foi muita ingenuidade minha acreditar na promessa que iriam rever o aumento extorsivo do IPTU feito no fim da gestão anterior. O carnê que acabo de receber mostra a promessa quebrada. Para piorar, vejo as ruas esburacadas, valetas abertas, favelas sem atenção do poder público, pichações por todo lado, indústria de multas redecorada e me sinto realmente roubado ao pagar o valor do carnê. Pobres de nós cidadãos que não temos defesa.

David de CarvalhoCuritiba, PR

Poluição nas praias

Eu acho que o maior culpado da poluição são os prefeitos: estão deixando as invasões tomarem conta do nosso litoral e não tem fiscalização. Fica fácil criticar os órgãos governamentais, mas cadê as secretarias municipais do Meio Ambiente. O que fazem durante o ano que não fiscalizam as áreas de invasão? No caso de Matinhos, então, é um absurdo. O Rio Matinhos tem uma extensão, do morro até a praia, de três quilômetros. As famílias que lá moram tomam a água que chega como esgoto na praia. Se tivesse uma fiscalização durante o ano inteiro no local com certeza não teríamos todos os pontos de poluição. Quem paga é o veranista.

Celso FernandesCuritiba, PR

Zoológico

Aproveitando os feriados de fim de ano, em família fizemos uma visita ao zoológico da cidade. Fiquei surpreso com o estado de abandono em que se encontra. As alamedas estão sujas de folhas e detritos, as placas de indicação dos lugares e as de identificação dos animais estão ilegíveis. Em alguns locais elas inexistem. Os locais reservados aos animais, de uma maneira geral, estão malcuidados e sujos. O espaço destinado ao urso está com a água do fosso fétida e escura. Vimos vários grupos de pessoas dando todo tipo de comida aos animais, não existindo ninguém da administração ou da guarda municipal para impedir. É lamentável para uma cidade que tem outros excelentes cartões postais. Expor essa situação de descaso apenas para dizer que a cidade possui um zôo, penso, é melhor fechar o local e ceder os animais para outros centros que realmente tenham competência e carinho para cuidá-los.

Gilson Costa Abrantes, aposentadoCuritiba, PR

Abandono

O Hauer é um dos mais bairros mais populosos de Curitiba. Estamos nos sentindo abandonados pela prefeitura, principalmente no que se refere às ruas que dão acesso ao bairro. Todas elas estão em péssimas condições, cheias de buracos e de imperfeições perigosas aos motoristas e danosas aos veículos. A Marechal Floriano deveria receber uma recapagem completa de asfalto. É a principal via de acesso aos Hauer e Boqueirão. A parte que fica em frente a um shopping é lastimável. Será que a poderiam dar uma atenção ao nosso bairro, e recapar a Marechal Floriano e a Westphalen em toda sua extensão? É muito importante para todos os moradores e motoristas.

Wasfi Assad Sobrinho, Executivo de marketingCuritiba, PR

Pedágio

Com relação à reclamação do leitor Marcos José Duda, publicada na edição de 6 de janeiro, sobre o atraso no atendimento da concessionária Ecovia no dia em 3 de janeiro, o Departamento de Estradas do Paraná (DER) informa que, ao tomar conhecimento da queixa do usuário, entrou em contato com a empresa requisitando informações e detalhamentos dos eventos ocorridos naquele dia. A concessionária, em resposta ao DER, admitiu que realmente houve o atraso explicitado pelo usuário. A partir daí, o Órgão, baseado no contrato de concessão, estuda as medidas legais e sanções que podem ser aplicadas como resultado do precário atendimento feito ao usuário.

Assessoria de Imprensa do DER

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As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

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