• Carregando...

Como eleitor e frequentador de bares, restaurantes e outros locais públicos fechados, estou de acordo com o governador Roberto Requião nesta lei antifumo que poderá ser aprovada no Paraná (Gazeta, 2/8). Esta é a oportunidade que nós paranaenses temos para banir o desrespeito e a indiferença dos fumantes com aqueles que não fumam e que acabam sendo fumantes passivos dentro dos locais públicos fechados. Acho um nojo, desrespeitoso e agressivo fumantes darem baforadas de fumaça de cigarros e charutos dentro de bares e restaurantes enquanto você almoça, janta ou trabalha. Todos temos direito a preservar a nossa saúde, e também devemos ter o direito a exigir que os fumantes mantenham seu vício longe da nossa vida e até mesmo dos nossos alimentos, que muitas vezes são contaminados pela fumaça dos cigarros dentro dos restaurantes. Lei antifumo no Paraná já!

Cícero Roberto Kruke Lachowski, Araucária – PR

Fumo 2

É claro que o governo não pode legislar contra o fumo em nome da saúde pública. Pouco adianta proibir o fumo aqui e ali. É necessária uma legislação que proíba a comercialização. É um contraponto sem tamanho, proibir, de um lado, e aproveitar, de outro, o montante arrecadado em impostos com a venda de cigarros.

Rildo Beber

Fumo 3

Nos Estados Unidos, a Lei Antifumo já vigora há alguns anos. E ninguém saiu perdendo com isso. Trabalho em restaurante, e não houve prejuízo devido a isso. Sem contar que hoje muitas pessoas que antes não frequentavam bares devido à fumaça do cigarro hoje o fazem com prazer. Ninguém é obrigado a fumar sem querer. Boa lei, tomara que vingue no Brasil também.

Luiz R. Santos

Gripe A 1

Não existe uma contradição no protocolo de utilização do medicamento antiviral Tamiflu? Se a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o seu uso nas primeiras 48 horas após o aparecimento dos sintomas, por que razão o protocolo do Ministério da Saúde recomenda a administração do tratamento após 48 horas com a agravação dos sintomas? A justificativa oficial é o receio de o vírus criar resistência. Essa justificativa tem algum fundamento técnico-científico observado em países que estão fazendo a utilização do tratamento segundo a recomendação da OMS? O Ministério da Saúde não está "inventando" um protocolo próprio? Por quê? Estaria economizando as doses para a eventualidade de uma expansão ainda pior da pandemia? Essa não seria uma medida de certa forma "irresponsável" que vem colocando vidas em risco?

Maria Rita de Assis César

Gripe A 2

Acredito que todo esse desespero é provocado pela divulgação de mortes, mas sempre houve casos de morte devido às complicações, ao agravamento do estado clínico, à fraqueza, à baixa imunidade, a problemas respiratórios. Qualquer pessoa pode morrer se não tratar direito uma simples gripe.

Jimmy Andriu Wendt

Gripe A 3

É muito preocupante saber que em Curitiba o Tamiflu só é liberado para pacientes em estado grave, tendo em vista que em outras localidades as pessoas que receberam o medicamento nas primeiras 48 horas não tiveram seus quadros tão agravados. Será que a Secretaria de Saúde do Paraná vai esperar mais mortes para tomar uma atitude que diminua os riscos?

Vanessa Mendes

Milho

Teremos a menor safra de milho dos últimos 10 anos (Gazeta, 30/7). Essa previsão se concretizará se o governo não tomar medidas que incentive o plantio do cereal para a safra que se inicia no Paraná. Isso ocorre porque os preços de mercado estão abaixo do preço mínimo fixado pelo governo. Diante desse fato, poderá faltar milho para os criadores de aves e suínos, no próximo ano. Mais uma vez o Brasil mostra que não sabe fazer Planejamento da safra, ao contrário do que ocorre nos Estado Unidos.

Roni Antonio Garcia da Silva

Creche carcerária

Excelente a matéria sobre as creches em prisões (Gazeta, 3/8). Mas fiquei pensando sobre até que ponto a convivência com a mãe em uma penitenciária é benéfica. Para as duas jovens citadas na reportagem, talvez a influência da mãe tenha sido decisiva na hora de escolher como "ofício" o tráfico de drogas. O mesmo que levou a mãe à cadeia. Espero que a creche Cantinho Feliz esteja mais preparada para educar e orientar melhor os filhos e as filhas das detentas.

Bruno Reis

Belmiro Valverde

O professor Belmiro Valverde está corretíssimo em seu último artigo publicado na Gazeta do Povo de 2/8. Realmente, o bom gosto, o fino trato, a etiqueta, o comedimento, a classe, o comportamento e a educação acabaram neste país. A moda agora é vulgarizar tudo, em uma onda de mau gosto, grosseria, desrespeito, baixa qualidade, relaxo, desleixo e falta de compromisso, tudo isso estimulado pela gangue do politicamente correto, que considera os primeiros atributos atitudes discriminatórias e preconceituosas. Para integrar a sociedade atual, temos que ser vulgares!

Luiz Fernandes

Fernando Sarney 1

O Brasil voltou a lembrar um triste passado negro de sua história, quando um juiz concedeu em caráter liminar para o filho do presidente do Senado, José Sarney, que o jornal o Estado de S. Paulo não mais veiculasse qualquer notícia sobre os casos de corrupção da família Sarney. Isso é muito grave para uma democracia. Não podemos ficar calados diante desses acontecimentos sombrios. Isso faz lembrar o tempo negro da ditadura, como podemos ver, isso já é considerado uma "ditabranda", um jeito mais leve de falar de ditadura. A liberdade de imprensa tem de ser respeita, caso contrário, não se pode falar em democracia.

Nilo Oliveira

Fernando Sarney 2

É preciso ter cuidado com os brasileiros falsos, que desejam silenciar o Brasil. Sorrateiramente, por verem descobertos as suas farsas, desmandos e planos, governantes e seus séquitos cerceiam a liberdade de expressão e a divulgação da verdade, amordaçando a todos aqueles que a defendem e lhe servem como arautos.

Sergio Luiz Martins da Rocha

Senado 1

Estou completamente de acordo com o fechamento do Senado (Gazeta, 3/8), porque do jeito que está não fará falta para a democracia. Os senadores que lá estão são os primeiros a desrespeitar a Constituição e a democracia. Portanto, acabando com o Senado, corta-se o mal pela raiz.

Elizeu Ribeiro da Silva

Senado 2

O Senado é uma instituição obsoleta. Os escândalos vão se tornando rotina. O que me deixa indignado não é o argumento capcioso do mau senador, mas o silêncio daqueles que são honestos. O Brasil não tem povo e sim, público; nós assistimos a essa vergonha e não tomamos nenhuma atitude.

Mário Fuzeto

Senado 3

Os políticos deviam estar preocupados é com o povo, os partidos políticos deveriam acabar e, para isso, o povo deveria pedir o fechamento do Congresso e do Senado Federal, que estão levando à falência o nosso belo pais. Os políticos não são patriotas.

Valnei Martins da Silva

Servidores

A despesa com os servidores públicos de carreira deveria ser reajustada com cada vez maior frequência, porque são os verdadeiros funcionários públicos do estado do Paraná (Gazeta, 3/8). Os demais são cargos comissionados que poderiam ser reduzidos em pelo menos 50% ou mais, o que representaria uma economia muito significativa para a folha de pagamento do estado. Para isso, o governo do Paraná teria de abrir maiores oportunidades para os servidores do quadro geral do estado, evitando os chamados clonados comissionados para cada vaga existente. Não se trata de fidelidade partidária, é uma questão de respeito ao dinheiro dos contribuintes.

João Guilherme Cicarelli

* * *

Entre em contato

Praça Carlos Gomes, 4 • CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5129. E-mail: leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]