• Carregando...

Mídias Sociais

Contas públicas

"As prefeituras gastam o ano inteiro e no fim querem conter os gastos para fechar no azul? Hipocrisia. Estão que nem a Dilma, fazendo malabarismo nas contas públicas."

João Ricardo, via Facebook, sobre os cortes de gastos das prefeituras (Gazeta, 13/11).

Transparência

"O melhor protesto é em 2014: ter cartazes com o nome dos políticos corruptos e não votar neles."

Celso Schacht, via Facebook, sobre protesto realizado em Brasília cobrando mais transparência do Congresso.

Feriado

"Ninguém precisa parar o país por isso. Comemorem o dia, mas trabalho não faz mal a ninguém! Vai que a moda pega..."

Viviane Montenegro, via Facebook, sobre o feriado do Dia da Consciência Negra em Curitiba.

Vendas

"Povo endividado acarreta baixa expectativa de alta nas vendas do fim de ano. Vai ser assim em praticamente todo o Brasil."

Dhiego Inhaia, via Facebook, sobre a previsão de alta nas vendas de Natal.

Cabos

"Curitiba toda está infestada de cabos arrebentados. Se não fosse a ‘anteninha’ da minha moto, teria sofrido um acidente."

Adir Chuviski, via Facebook, sobre o início da fiscalização dos cabos irregulares nos postes da Rua Riachuelo.

Participe

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

Má vontade? Falta de dinheiro? Erros do treinador? Até fiz depósito na conta do clube na esperança de aliviar as dificuldades financeiras do Paraná Clube. Ainda não acredito que o time perdeu a chance de subir para a Primeira Divisão! Praticamente criamos raízes na Série B e os dirigentes do clube precisam tomar providências, rever o que deu errado. Enfim, estou triste com esse vexame, mas não vou abandonar meu time do coração.

Denis Amaro de Sousa

Religião e política

Por princípio, sou contra a candidatura de pessoas que exercem a função de padre ou de pastor. Os sacerdotes sabem dessa proibição, tanto que quando saem candidatos renunciam ao exercício do sacerdócio. Eles têm poder sobre muitas pessoas e esse poder não pode ser usado para alcançar proveito próprio. Quando comparado com outros candidatos, eles já saem com vantagem.

Cayo Miguel Angel Martin Cristobal

Cultura do medo

Sobre o artigo "Alimentando a cultura do medo e do terror", de Diogo Busse (Gazeta, 13/11), concordo que a sociedade tem de dar oportunidades de lazer aos jovens, mas achar que só isso irá resolver é ingenuidade. É necessário responsabilizar e reprimir essa pequena parcela que acaba com a tranquilidade de todos. Apenas o medo da punição poderá inibir essas pessoas. Chega de passar a mão na cabeça e ser a sociedade permissiva que os estudiosos pregam.

Gilson Clazer Moraes

Empréstimos

Esperamos que nossos homens públicos conduzam a administração com transparência, mas o que vemos há algum tempo são ocupantes de palácios governamentais preocupados apenas com a obtenção de empréstimos de custo altíssimo e praticamente eterno, com a justificativa de supostos benefícios para a população.

Carlos Alberto Schnekenberg

Polícia 1

Dentre os muitos motivos para o quadro caótico da Polícia Federal (Gazeta, 12/11), um dos mais gritantes é a falta de efetivo; suprir tal carência só é possível através de concurso público. Hoje, ao fim de um concurso, sobram excedentes que, mesmo tendo concluído todas as fases da seleção, não ficam dentro do número de vagas e acabam descartados. O atual concurso da PF é um exemplo: mesmo estando em andamento, já foi feito pedido para a abertura de novo processo. Isso aumenta os custos e gera uma morosidade desnecessária.

Marcelo Lourenço

Polícia 2

Muita coisa interfere na ação da polícia, como a política, os defensores dos direitos humanos, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a condescendência de alguns juízes e a crítica da própria sociedade. Em outros países, quando se trata de retomar a ordem, a ação é pela força mesmo, enquanto no Brasil as autoridades tiram o corpo fora e a desordem se instala.

Luiz Eduardo Hunzicker, Colombo – PR

Polícia 3

Benett foi infeliz ao retratar a Polícia Militar (Gazeta, 11/11). Existem milhares de bons profissionais nas mais diversas áreas, como também péssimos profissionais, como todos sabemos; porém, jamais podemos generalizar uma classe inteira devido a algumas laranjas podres.

José Augusto Bilek

Rodovia

É impressionante a quantidade de veículos que trafegam pelo acostamento na BR-277 entre São José dos Pinhais e Curitiba. São carros, motos, ônibus e até caminhões, muitas vezes em alta velocidade. Além de cometer infração de trânsito, esses motoristas ameaçam a segurança de pedestres e especialmente de ciclistas. A fiscalização realizada eventualmente pela PRF ajuda, mas só tem efeito enquanto a viatura está presente. A situação é crítica e demanda uma solução permanente.

Ronaldo dos Santos Raizer

Separatismo

Vivemos em um mundo tão pobre de sonhos, em que as pessoas vivem em função do capitalismo irracional e do progresso desenfreado. Embora possamos admitir que sem progresso não há crescimento, a base do crescimento é o sonho daquele trabalhador que luta pelo seus direitos, e do seu próprio crescimento como cidadão. E uma das lutas pelas quais muitos sulistas sonham é a autonomia dos estados do Sul. Se esse sonho for chamado de delírio, que assim seja, mas que seja um delírio racional e responsável.

Andressa Lopes, estudante, Videira – SC

Petrobras

Uma afirmação defendendo a "reestatização" da Petrobras (Gazeta, 11/11) só poderia ter sido feita por alguém como Aécio Neves. Até parece que ele já esqueceu que foi no governo do PSDB que começaram a vender tudo, queriam vender até a nossa Petrobras, só não tiveram tempo.

Hermes Carlos Bollmann

Corrupção

Lamentável o caso do pagamento de mesadas aos integrantes da quadrilha do ISS em São Paulo (Gazeta, 11/11). A ganância, como sempre, prevalece para algumas pessoas. Espero que a Justiça faça com que todos devolvam os valores aos cofres públicos corrigidos e que sejam exonerados!

Elena Tanaka

Saúde pública

Será que a falta de material para exames de sangue nos postos de saúde em Curitiba está nessa lista de corte de gastos para que as prefeituras consigam fechar o ano no azul (Gazeta, 13/11)? Há mais de um mês os postos adiam exames afirmando que a licitação para compra não foi aprovada ainda.

Vera Lúcia Sovinski dos Santos

Política e religião

Entendo que padres e pastores também precisam ter o direito a se candidatar e até exercer cargos políticos. Mas, enquanto estiverem exercendo seus mandatos, deveriam abdicar da tarefa sacerdotal e também da ajuda de custo.

Simone Rocio Schmitz

FGTS

O FGTS é, sim, importante para criar uma reserva financeira ao trabalhador, mas o fundo deveria ser corrigido pelo menos para acompanhar a inflação. Do jeito que é feita a correção hoje, o governo está roubando o trabalhador.

Osvaldo Seixas

Feriado 1

Existe o reconhecimento do que os negros fizeram pelo nosso país, mas parar a cidade para homenageá-los é demais. Imagine quanto prejuízo financeiro esse feriado pode causar? Todas as pessoas com bom senso consideram isso um absurdo.

Carlos Orneles

Feriado 2

Não vejo mal nenhum em ter mais um feriado, uma vez que já temos tantos outros. Mas poderia ser um feriado facultativo para não trazer despesas ao comércio e nem ao município. Lembrar da história não significa que devemos parar de trabalhar, mas o grande problema é que o povo brasileiro – pelo menos uma parcela considerável – não gosta de trabalhar.

Luciano Atamanzuck

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]