• Carregando...

Sobre o esquema de revezamento de policiais civis no Gaeco (Gazeta, 30/1), o Ministério Público argumenta com uma premissa tão equivocada quanto ofensiva à corporação policial. O Ministério Público é um órgão que merece nosso respeito, mas cujos integrantes não estão imunizados contra eventuais desvios de conduta ou acima das mazelas da sociedade organizada. A Polícia Civil tem problemas de corrupção, como, aliás, todos os segmentos do poder, mas a instituição é pura, nobre e composta de homens honrados e corajosos.

Gabriel Braga Farhat, advogado

Viagem de Dilma

Dona Dilma diz que come no restaurante em que ela quiser, pois paga a conta (Gazeta, 29/1). Pergunto: com seu cartão corporativo? E o hotel, também foi pago do próprio bolso? Se foi, acho bom ela mostrar os comprovantes. Não acredito que o povo brasileiro seja tão ingênuo a ponto de acreditar nisso. Se há uma coisa de que o povo entende é quando está sendo feito de trouxa.

Eliana França Leme, São Paulo – SP

Brasil e Cuba 1

O Brasil deve manter relações com todos os países do mundo, mas o que nos deixa irritados com esse atual governo é que investem bilhões de dólares lá fora enquanto a situação interna está cada vez pior em todos os níveis, principalmente na saúde, educação, segurança, estradas, portos, aeroportos, infraestrutura contra enchentes, secas...

Airton Kraismann

Brasil e Cuba 2

Sinceramente, não vejo absolutamente nada que possa ser negativo em relação à aproximação entre o Brasil e Cuba. Aquele país tem muitos exemplos a serem seguidos, como a formação médica, que tem trazido benefícios aos cidadãos brasileiros que usam o sistema público de saúde. Cuba não é e nunca foi um Estado de ditadura; é um Estado alternativo, com forma popular de governar, o que é salutar.

Célio Borba

Brasil e Cuba 3

Dilma esteve em Cuba para inaugurar um porto que já recebeu quase R$ 2 bilhões de dinheiro brasileiro e tem a promessa de mais R$ 700 milhões através do BNDES. É simplesmente difícil entender como nosso atrasado país, que nem sequer consegue escoar a produção por sua sucateada e burocratizada infraestrutura, financia obras em um país dominado por ditadores que somente sugam o povo.

Daniel Marques, historiador, Virginópolis – MG

Mulheres na política

Historicamente, o papel da mulher sempre foi o de tratar do lar e deixar para o marido a responsabilidade do mundo lá fora. Nos dias atuais, a maioria delas ainda pensa assim quando na realidade as mulheres também têm voz. Hoje, a presença da mulher na política (Gazeta, 29/1) é fundamental e merece respeito, apoio e incentivo. Colocar mulheres só pra preencher o quadro de candidatos inibe quem de fato quer concorrer ao pleito.

Luciano Atamanzuck

Lei Anticorrupção

A Lei Anticorrupção é um salto de qualidade no combate a malfeitos contra a administração pública, e prevê multas e restrições administrativas às empresas que corromperem agentes públicos. Mas, como dizem os cientistas políticos, leis não fazem milagres e as mudanças só ocorrerão se houver fiscalização e, infelizmente, esse é um grave problema da administração pública brasileira.

Edgard Gobbi, Campinas – SP

Analfabetismo

A quem interessa manter o Brasil entre os campeões do analfabetismo mundial (Gazeta, 30/1)? Entra governo, sai governo e o Brasil só regride na qualidade de ensino que se oferece à população. Até quando vamos andar na contramão do desenvolvimento? Certamente se afastarmos do poder esta corja de oligarcas exploradores será um bom começo.

Luiz Nusbaum, médico, São Paulo – SP

Seguro obrigatório

Neste ano teremos de pagar o seguro obrigatório dos nossos veículos juntamente com o IPVA. Até o ano passado, esse seguro era pago nos meses de agosto, setembro e outubro conforme o número final das placas. Se, no ano passado, paguei o seguro obrigatório em setembro, ele estaria válido até setembro, mas terei de pagar o seguro integral. Se isso não for uma arbitrariedade, então não entendo mais nada!

Ronald Niculitcheff

Estações-tubo

Assustador como a prefeitura, a Urbs e as empresas de ônibus fingem ignorar a condição degradante e desumana imposta aos cobradores. Vimos os termômetros marcarem 57° dentro das estações-tubo. No inverno, os cobradores são obrigados a usar uniformes insuficientes para aquecê-los e não existem banheiros nas estações. Também nem sempre há por perto onde comprar um café quentinho ou água fresca. Uma capital moderna pode aceitar isso?

Eduardo Menezes da Silva

Metrô curitibano

Não é possível acreditar que a prefeitura de Curitiba, o Ippuc e a Urbs tenham competência para gerir e transformar em realidade uma obra como a do metrô. Não conseguiram fazer nada decente relacionado às obras previstas para a Copa do Mundo, como a Avenida das Torres, a Rodoferroviária, o Terminal Santa Cândida... Nada está pronto, tudo incompleto e, pior, custando o dobro do anunciado.

Paulo Lugli, economista

Centro administrativo

O poder público, notadamente o municipal, procura soluções para assegurar a conclusão do estádio da Arena da Baixada sem injetar mais recursos públicos. De outro lado, busca soluções para realocar o estádio do Paraná Clube da Vila Capanema para a Vila Olímpica do Boqueirão. Não seria, então, o caso de viabilizar o uso compartilhado do estádio da Arena entre as torcidas atleticana e paranista, assegurando o interesse coletivo da Copa e das torcidas sem a injeção desequilibrada de mais recursos públicos?

Alcides Munhoz da Cunha

Copa do Mundo 1

A Copa do Mundo já deveria ter sido cancelada há muito tempo. Estamos presenciando uma situação vergonhosa. A Copa jamais deveria ser no Brasil, pelo menos enquanto o país for dirigido por esses governantes que temos atualmente.

Arnaldo Lavado Ferreira

Copa do Mundo 2

Considero injusto que a população tenha de bancar os erros de projeção de custos da diretoria do Atlético na reforma do estádio do clube – o custo da obra é 136% superior ao previsto no contrato firmado em 2010 com o poder público. Se essa obra fosse pública, talvez o gestor do projeto respondesse a processos por improbidade administrativa diante da falta de competência na execução das obras dentro do cronograma previsto e da importância da obra para a cidade.

Everton de Andrade, economista

Copa do Mundo 3

A prefeitura não tem dinheiro para o transporte do povo, mas tem para assumir dívidas da Fifa. Um contrato prejudicial, assinado por outro, não deve ser cumprido em detrimento do povo. Administrar e aplicar bem o dinheiro público são obrigações do poder público.

Jorge Abib

Rolezinhos

Shopping é estabelecimento privado, de uso público por quem é consumidor e se comporta de maneira adequada. Sem hipocrisia, quem aceitaria uma pessoa, mesmo com dinheiro, suja, sem modos, comendo ao seu lado no restaurante? As manifestações públicas são legítimas, mas devem ser feitas em locais públicos e de forma ordeira.

Domingos Ribeiro

Litoral

Sou apaixonado pelo nosso Litoral, em especial o Balneário Ipanema, onde pretendo residir, e tenho notado o abuso de veranistas, gente entrando no mar com lata de cerveja na mão, indo além do quebra-ondas, e usando colchão de ar como boia com várias pessoas. Assim não existe mágica ou bombeiro que consiga salvar a todos.

Pedro Girardi

Vacina

O candidato ao governo de São Paulo Alexandre Padilha afirmou na tevê em horário nobre, entre outras coisas, que a vacina contra o HPV irá prevenir em 98% os casos de câncer de colo de útero, como se a doença tivesse como única causa o HPV. Quanta mentira e caradurismo dessas autoridades que se acham competentes!

Nestor Antenor Camacho Calizaya

IPVA

O governo do estado está, mais uma vez, tentando tirar proveito dos cidadãos paranaenses. A base de cálculo para o valor do IPVA e outros gastos relacionados a automóveis sempre foi a tabela Fipe, mas neste ano o valor da base de cálculo é aproximadamente 10% maior que o da tabela. Até quando seremos submetidos a esse tipo de extorsão?

Rubens Simões

Vaquinha

Sobre a matéria "Site de doações a Delúbio arrecada 71% do valor da multa" (Gazeta, 28/1), isso é o Brasil: enquanto hospitais e escolas clamam por doações, políticos presos são agraciados pelos companheiros ou por quem lhes deve favores.

Carlos J. Barroso

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]