• Carregando...

Muito oportuna a matéria de 1.ª página da Gazeta do Povo (15/2/ 2006), referente à prisão da quadrilha de jovens que roubou R$ 300 milhões pela internet. É muito importante que assuntos como esses estejam com freqüência nos principais meios de comunicação do país, para informar a população brasileira dos riscos quanto às transações bancárias na rede mundial de computador. Aliás, eu mesmo fui vítima de um golpe envolvendo o acesso bancário na internet em dezembro do ano passado, quando, ao tentar sacar determinada quantia no caixa eletrônico, me deparei com um "rombo" em minha conta bancária. Como o acontecido era num fim de semana, só pude ter acesso à instituição bancária na segunda-feira seguinte, para então ser ressarcido.

Julio Cesar, jornalistaCuritiba, PR

Elogio à Polícia Militar

Na qualidade de presidente do Conselho de Segurança de Guaratuba, venho publicamente parabenizar a Polícia Militar que atua nesta cidade, pelo excelente trabalho de segurança prestado à população local, e também agradecer à parceria da Polícia Militar com a Secretaria Municipal do Bem-Estar Social na efetivação do Projeto Repatriamento, no qual são recolhidas pessoas que se encontram em situação de risco nas ruas deste município. Com o apoio da PM, foi possível fazer a identificação dessas pessoas através da busca no sistema de identificação eletrônico, e o encaminhamento de várias delas para suas cidades de origem e suas famílias.

Aguinaldo Cordeiro, presidente do Conselho de Segurança de GuaratubaGuaratuba, PR

Lan houses

Assisti neste domingo a uma reportagem da Rede Globo que enalteceu a iniciativa e o ineditismo de São Paulo em determinar o controle rígido das atividades das lan houses bem como dos usuários que as freqüentam. Parabéns pela iniciativa. Tenho uma sala em que provenho o acesso à internet. Em 26/4/2004, fui "intimado" pelo Poder Judiciário da Vara da Infância e da Juventude. Decorrente deste ato, possuo duas portarias (011/04 e 54/05) me autorizando o funcionamento e determinando como devo fazer o controle de nossos clientes, o que seguimos rigorosamente. Desta forma, no nosso caso já se vão completar 2 anos que a iniciativa de SP é praticada aqui.

Renê Fernando CarvalhoCuritiba, PR

Nepotismo – 1

Nessa verdadeira cruzada que a sociedade trava contra o nepotismo, o mais deplorável mesmo é o caradurismo das liminares concedidas em causa própria. Que desmoralizam de vez o Judiciário, principalmente os magistrados concedentes.

José Nelson Dutra Fonseca, bancário aposentadoCuritiba, PR

Nepotismo – 2

Gostaria de saber, primeiro, o que significa cargo de confiança? De quem? Para quem? Do que e para o quê? Segundo o princípio da isonomia, estampado em nossa Constituição, serve para o quê?

Deise GubertCuritiba, PR

Charges de Maomé

Liberdade de expressão é a garantia da liberdade do homem. Principalmente, quando ela provém da "tinta de uma caneta". Milhares de muçulmanos protestam, exagerada e desnecessariamente, contra os charges do profeta Maomé. Por que os que dizem ser signatários do profeta Maomé não tiveram a mesma posição quando da exibição do filme "Tentação de Cristo". Que interesse há por trás desta estranha posição que, ao meu ver, pavimenta um obscuro caminho rumo a um provável conflito entre o Oriente e o Ocidente? É estranho! Como ex-presidente da Sociedade Beneficente Muçulmana do Paraná, espero, como a maioria dos muçulmanos, cristãos e judeus, que cessem os litígios e as incompreensões baseados, principalmente, em preconceitos religiosos.

Saad Hassan HamdarCuritiba, PR

Mozart

Alguém mal-informado errou, designando o compositor austríaco Mozart como alemão. Meu desapontamento maior foi quanto ao maestro brasileiro Isaac Karabtchevsky (SP–1934). Talento nato, inclinado à música desde criança, dirigiu a Filarmônica de Israel e a Sinfonia de Praga em audições especiais. Em 1994, assumiu a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Quanto ao arranjo baseado no tema da sinfônica de Mozart, admirei e é bastante válido. Não menospreza a erudição da obra, pelo contrário, enaltece e valoriza o conhecimento do povo pela bela apresentação da orquestra com a bateria da Escola de Samba. Calorosos aplausos!

Doris SanchezCuritiba, PR

Taxa de lixo

Questionei, sem resposta, a prefeitura quanto à lógica do cálculo da taxa de coleta de lixo embutida no IPTU. Taxa essa, aliás, já considerada ilegal pelo STF. Eu moro sozinho e pago uma taxa oito vezes maior que um vizinho meu que também mora sozinho. O secretário de Finanças explicou na imprensa, há alguns dias, que a prefeitura paga R$ 20,00 à concessionária pela coleta de 1 tonelada de lixo. Isso implica que eu devo gerar, neste ano, sozinho, mais de 20 toneladas de lixo. Será essa a forma "genial" que a prefeitura bolou para incentivar os cidadãos a gerarem menos lixo? Me parece que não. Pelo contrário, é um estímulo a não tomar nenhum cuidado com o lixo. Parece, isso sim, sem trocadilho, que a taxa de coleta de lixo de Curitiba fede, e muito.

David de CarvalhoCuritiba, PR

Conselheiro

Concordo com o conselheiro Rafael Iatauro, quando fala da corrupção no país. O detentor de cargo público não pode errar com o dinheiro sagrado, que é do povo. As punições devem ser severas e os ladrões têm que devolver os produtos roubados, sejam em dinheiro ou em bens. O poder que executa os orçamentos da União, estados e municípios também tem a obrigação de errar o menos possível. Os investimentos já escassos devem ser destinados com acerto. Nada de pedir desculpas. Só discordo quando o conselheiro fala que a sociedade deve mudar esse quadro pelas urnas. A sociedade não tem tempo para prestar atenção em política. Primeiro ela tem que sustentar a família. Na minha modesta opinião, quem deve mudar são os partidos políticos, evitando que maus políticos sejam candidatos.

Leopoldo Cunha NetoPonta Grossa, PR

Morte ou multa?

Segunda-feira passada, ao transitar por uma das ruas de Curitiba, deparei-me com uma cena muito comovente: uma senhora dentro de um carro, parado irregularmente, pedia por socorro ao perceber que seu marido estava passando mal. Eles foram logo atendidos por pessoas prestativas que passavam pelo local, que rapidamente o tiraram do veículo e de imediato chamaram o serviço de ambulância (Samu), que infelizmente não puderam fazer muito. Ao contrário de tudo, uma agente do serviço de trânsito, ao ver o tumulto e a aglomeração de pessoas, foi logo querendo aplicar as multas em uma pessoa que acabava de falecer em sua frente. Em vez de fazer o trabalho como uma pessoa solidária, humana e generosa, não. Ela não se importou com um ser humano, uma vida, com as pessoas ao seu redor e com a família desta pessoa, que se encontrava desacordada e precisando de ajuda. Eu tenho certeza de que na polícia, em geral, é informado como aplicar os primeiros socorros quando for deparado com situações desse porte. Eu sei também que estamos em um país em que o dinheiro fala mais alto, é multa pra tudo e pra todos. É por isso que o Brasil está onde está!

Fernando Gustavo BarbosaCuritiba, PR

*****

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]