• Carregando...

Na minha casa o relógio foi trocado em janeiro. Depois disso, começaram os problemas, mas o pior foi o recente salto da conta de cerca de R$ 45 para quase R$ 370. Fomos ao Procon, fizemos reclamações na Ouvidoria da Sanepar (a atendentes mal-educados) e até agora nada. Tratam-nos com descaso o problema porque saem ganhando. Socorro!

Cristiane Funck Soares, por e-mail

Compromisso

Proponho aos outros 778.513 eleitores que votaram em Beto Richa para prefeito de Curitiba que, por questão de coerência e ética política, não repitam o voto caso ele se desligue da prefeitura para concorrer ao governo do estado em 2010.

Ricardo H. Schrappe, Curitiba – PR

Rejeitado 1

Com respeito ao editorial "O grande rejeitado" (Gazeta, 6/10), não entendo porque tanta raiva do melhor governador que o Paraná já teve. Sinceramente, rendam-se: ele sabe como fazer e faz bem. Gostaria muito que fosse candidato a presidente. Nosso governador já é um campeão. Tenho certeza de que minha opinião não será divulgada, porém, é a opinião da maioria.

Cristina Morgado, por e-mail

Rejeitado 2

Enfim está surgindo o fim do ditador do Canguiri, que não conseguiu eleger o reitor nem o líder das invasões. Resta saber quantos "bate-palminhas" irão bajulá-lo nas próximas aulas da "escolinha".

Emerson Leite, por e-mail

Urnas 1

Não foi novidade o resultado das eleições em Curitiba. A preocupação dos curitibanos, agora, é que o prefeito Beto Richa, com esta votação, anime-se a disputar as eleições para governador em 2010, deixando a prefeitura a cargo do vice. De qualquer forma, os candidatos estão de parabéns por poluírem menos a cidade e os locais de votação, com algumas exceções. Ao prefeito eleito, sucesso no segundo mandato. É o que todos os que nele votaram esperam.

Newton Luiz Colleti, Curitiba – PR

Urnas 2

A declaração do governador Roberto Requião quanto ao resultado ridículo de seu candidato nas eleições de Curitiba e a cobertura de "seu" canal de tevê, a Educativa, foram novas afrontas à nossa inteligência. O governador só sabe criticar os desafetos, que aumentam de hora em hora após cada derrota que ele acumula nos últimos anos pelas suas declarações sempre equivocadas, sem propósito e fora de hora. Acho que este senhor deveria abandonar a vida pública. Ele nunca foi um bom domador. É aquela velha história decorada de sempre de que todos estão sempre errados e ele é o deus da razão.

Jairo Jonck, Curitiba – PR

Urnas 3

Felizmente metade da Câmara Municipal vai ser renovada. Como é que foram reeleitos os dois campeões de faltas injustificadas: Jairo Marcelino e Pastor Valdemir Soares (Gazeta do Povo 4/10)? Será que os eleitores não se interessam pelo desempenho de seus representantes na Câmara?

Maria Francisca Velloso, por e-mail

Urnas 4

O preço que pagamos pela "democracia" está chegando no limite da tolerância. Enquanto elegermos apresentadores de programas sensacionalistas, radialistas e políticos de profissão acho que nada mudará. Eu lamento fazer parte deste povo que será "agraciado" pelos "projetos" deles. Ainda bem que aqui na capital não tínhamos candidatos que estavam no presídio, senão ....

Mario Carvalho, por e-mail

Urnas 5

Espero que os mais de 70% de cidadãos curitibanos que reelegeram o prefeito, tenham o compromisso de cobrar o seu governante.

M. Santos, por e-mail

Urnas 6

Festa da democracia? Continuo convicto de que as eleições em nosso país são uma grande piada. Como dizer que vivemos democraticamente se somos obrigados a votar? A lei que nos obriga a não ingerir bebidas alcoólicas nunca é cumprida. Aliás, em outros estados nem foi lembrada. Como falar em democracia se há regras para eleger pela legenda (com quociente eleitoral) e não pela vontade do povo? É só conferir página 10 da Gazeta do Povo de 6/10 a lista dos candidatos que receberam votos em Curitiba. Como explicar que um candidato teve 7.180 votos e não foi eleito vereador e outro, com 2.593, teve vaga garantida? O mais degradante é saber que candidatos presos e condenados foram eleitos e que outros, que respondem a processos e/ou já foram destituídos dos cargos no passado, vão para segundo turno.

Raul Elias Karam, por e-mail

Economia x promessas

Em relação à reportagem "Prometeu, tem que cumprir" (Gazeta, 6/10), é preciso que o prefeito saiba que a crise mundial chegou no Brasil. É preciso cancelar todo tipo de empréstimo externo para construção de inutilidades no momento. Os recursos devem ser bem utilizados, e a poupança agora deve ser a palavra de ordem. Pelo menos nos próximos meses, todas as autoridades desta nação devem se preocupar com a forte crise de crédito mundial que irá, com certeza total, afetar o Brasil em cheio nos próximos dias. As promessas dos prefeitos devem ser analisadas com o máximo de cautela.

Celso Andruneze, por e-mail

Lei seca

A proibição de bebidas é necessária, pois o dia da eleição é muito importante para todos os brasileiros. É bom que os estabelecimentos não possam vender as bebidas e que uma ordem seja mantida. Os cidadãos precisam estar conscientes.

Juliane Alexandre, por e-mail

Sujeira eleitoral

Fui votar no domingo pela manhã, na Escola Municipal Elza Lerner, na Rua Luiz França, no Cajuru, que fica em frente à minha residência. Deparei-me com uma enorme quantidade de lixo proveniente de santinhos e cartazes dos candidatos. A eleição transcorreu de uma forma calma, mas infelizmente os candidatos ainda não têm o mínimo respeito pela cidade.

Pedro Inácio Araújo da Silveira Leite, Curitiba – PR

Voto obrigatório

Aproveito as eleições para abrir um debate sobre o voto obrigatório. Em nenhuma outra democracia consolidada do mundo o voto é obrigatório. Por que nós somos obrigados a votar? A quem interessa que seja assim? O voto deve ser para aqueles que se interessaram pelo pleito, que se informaram e que estão interessados e preparados para tal. Qual a vantagem de uma democracia em que as pessoas votam num vereador porque alguém disse ou, pior, só porque encontrou um santinho no chão? Que direito é esse que sou obrigado a exercer?

João Ramon, Curitiba – PR

Justiça eleitoral

Não concordo em deixar o julgamento de registro de candidaturas para depois das eleições. Permitir que o candidato faça campanha, engane o eleitorado e receba apoio e votos é uma vergonha. A quantidade de muros pintados em Curitiba em terrenos baldios, sem autorização dos donos e passando do limite de 4 metros quadrados por propriedade, mostra a dedicação da justiça eleitoral em fazer vista grossa.

Marcos Costa, Curitiba – PR

Barulho 1

Sem dúvida alguma, o barulho urbano que mais incomoda é o latido intermitente que não deixa boa parte das pessoas pegarem no sono. O cão do meu vizinho costuma latir das 23 às 8 horas da manhã seguinte. Não há quem tenha nervos para suportar isso. Se o vizinho não tem desconfiômetro e não educa seu animal, deveria haver leis para a proteção geral.

José Roberto da Luz, por e-mail

Barulho 2

Aqueles malucos que usam o som do carro de madrugada em último volume, sem pensar na tranqüilidade e no descanso dos outros, são os que mais incomodam.

Pedro Spaler, por e-mail

EUA

Sarah Palin, candidata a vice-presidente pelo Partido Republicano, representa as virtudes de uma mulher de honra, que sabe lutar pelos direitos das crianças a quem é negada a vida. As mães que prezam suas famílias e o futuro dos seus filhos estão apoiando a escolha e rezam para que o governo americano continue nas mãos de pessoas que cultivam os bons costumes e os valores morais de uma sociedade civilizada.

Deborah Gill, por e-mail

* * * * *

Fale conosco

Praça Carlos Gomes, 4 • CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5129

leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]