• Carregando...

Mídias Sociais

Debate 1

"No momento, não há nenhum candidato à altura que o Paraná merece e precisa. Esse debate foi uma tristeza, muitas propostas vazias e baixaria total. O que nos resta é escolher o menos pior."

Diego Lemos Padilha, via Facebook, sobre o primeiro debate entre os candidatos ao governo do estado.

Debate 2

"Agora tem de fazer um debate para os candidatos apresentarem suas propostas, se é que as têm."

Osvaldo Seixas, via Facebook.

Deputados

"É fácil para eles, né? Não têm lei, não têm regulamento, não têm fiscalização, não têm prestação de contas..."

Adriana Cunha, via Facebook, sobre os deputados que pagam canais de futebol e pornografia com dinheiro público.

STF

"Se ao menos a Justiça andasse! Ações judiciais levam anos, até décadas, para serem decididas."

Maristela Oliveira Alves Ribeiro, via Facebook, sobre o aumento do salário dos ministros do STF.

Participe

Contribua você também com sua opinião para Gazeta do Povo

• www.facebook.com/gazetadopovo

• twitter.com/gazetadopovo

• google.com/+gazetadopovo

Acredito que a administração da Ebserh pode proporcionar aos pacientes do HC melhor estrutura de atendimento e ferramentas de trabalho, oferecendo mais possibilidades para os estudantes de Medicina da UFPR aprimorarem seus estudos. Com relação aos funcionários do hospital, é perfeitamente compreensível haver manifestações, já que os funcionários serão diretamente atingidos por essa mudança.

Lara Campos Pulitano, Paranaguá – PR

Hospital de Clínicas 2

O HC está à míngua. O convênio com a Ebserh é mais uma armação do governo federal. Se não tem verba para o HC, de onde virão as verbas e os novos funcionários da privilegiada nova estatal? Talvez das cuecas, da Petrobras, do mensalão. A melhoria no atendimento ao povo e ao ensino é mais outra enganação, que abrirá o caixa para novos desvios de dinheiro público, sem que ninguém saiba como aconteceu.

Jorge Abib

Debate

O Paraná apreciou, estarrecido, a qualidade dos três principais candidatos que postulam o governo nas próximas eleições (Gazeta, 29/8).Tais candidatos demonstraram flagrante incompetência para uma convivência urbana, o que os invalida totalmente para os cargos que postulam. Deus nos acuda!

Reginaldo Werneck Lopes, professor universitário aposentado

Reeleição

É um erro grave manter no cargo executivo (presidente, governador e prefeito) postulantes à reeleição. Isso precisa ser corrigido. Tornam-se, durante o período que antecede às eleições, sob os mais diversos pretextos, um dispêndio exagerado devido às constantes visitas às obras, numa desleal vantagem em relação aos demais concorrentes ao cargo. Licenciar-se ou pedir demissão seria o correto, mas no Brasil impera a Lei de Gérson.

Humberto Schuwartz Soares, Vila Velha – ES

Política

Muito oportuna a coluna de Cristovão Tezza "Democracia direta e ditadura" (Gazeta, 26/8), quando diz que "não há solução fora da política". São frequentes manifestações de pessoas que expressam puro ceticismo quanto à política e aos políticos em geral. Culpam a política pelo mau desempenho de muitos políticos. Todos devem estar cientes de que a única alternativa para a democracia é a ditadura, que já vivemos, e da qual, hoje, restam terríveis lembranças.

Antônio Carlos Pacheco, engenheiro agrônomo

Supremo Tribunal Federal

O STF quer 16,11% de aumento salarial para ministros (Gazeta, 29/8). Caso a proposta seja aprovada no Legislativo, o salário dos ministros da corte passará de R$ 29.462 para R$ 35.919, isso sem contar as ajudas e auxílios que eles recebem. E o salário mínimo, comparado com tudo isso?

Cayo Miguel Angel Martin Cristobal

Rebelião

Sindicância para verificar facilitação na rebelião do presídio em Cascavel? Compreendo razões e motivações para rebeliões. Mas não entendo e abomino que vítimas sejam responsabilizadas por ações de seus algozes. Por qual razão, com a gravidade da situação, se negocia com pessoas dispostas a tudo sem exigir que os dois servidores fossem colocados à vista de todos, de modo a proteger sua integridade física, emocional, psíquica e moral enquanto duraram as negociações? Eles queriam se colocar em risco por 48 horas dentro do bojo da violência banalizada?

Juvanira Mendes Teixeira

Lei da Anistia

Curioso o artigo "Lei da Anistia, herança da ditadura militar" (Gazeta, 27/8). O autor tenta destruir todo e qualquer mérito do governo militar, ao mesmo tempo em que transforma assassinos e assaltantes de bancos em vítimas e heróis nacionais, usando um único critério: a trincheira ocupada. Vivi essa época; portanto, posso falar. Na noite de junho de 1968 em que a VAR-Palmares da Dilma Rousseff explodia a guarita do QG do 2º Exército em São Paulo, matando o soldado recruta Mario Kozel Filho e ferindo outros tantos, eu, também recruta, tirava guarda aqui em Curitiba, no quartel do Boqueirão. Lembro bem o terror que nos assaltava, sozinhos naquelas guaritas perdidas lá nos fundos do quartel, num tempo em que a única proteção era uma cerca de quatro fios de arame farpado junto à rua. No mesmo período, o coronel Jefferson Cardim, preso naquele mesmo quartel, consegue fugir, levando consigo o soldado recruta Victor, da Bateria de Serviços. Jefferson foi para Cuba e voltou anistiado. Morreu no conforto da sua casa, de velhice, e como general. Já o ingênuo Victor, sua família o procura até hoje. Será que isso interessa ao denodado Salomão e à sua Comissão da Verdade?

Pedro Rocha

Futebol

Em 2013, a primeira rodada do Campeonato Brasileiro foi marcada por uma ótima fase por parte do Coritiba. Chegando até mesmo à posição de líder, nós, torcedores, acreditamos, enfim, na conquista da taça do campeonato. Entretanto, na segunda fase, o futebol coxa-branca decaiu a um nível deplorável. Safamo-nos do rebaixamento, mas não voltamos ao brilhantismo. Neste ano, após a sucessiva demissão de técnicos, um velho conhecido retornou ao clube, trazendo, talvez, a única coisa que faltava: confiança. Agora espero que o Coxa rume ao caminho que sempre lhe pertenceu: o topo.

Helena Tramujas Sbrissia, Paranaguá – PR

Fumo

Acredito que as novas leis criadas sobre o consumo do cigarro estão corretíssimas. O fumo é responsável por 200 mil mortes apenas no Brasil. Com a proibição do cigarro em lugares de uso coletivo, o consumo de algumas pessoas diminuirá. Com essas leis em prática e a assistência médica às pessoas que desejam parar, muitos fumantes deixarão de fumar, diminuindo a quantidade de doenças provocadas pelo tabaco.

Amanda Franquim Maia, Paranaguá – PR

PIB 1

Esse PIB (Gazeta, 29/8) ridículo é resultado da incompetência do governo federal. Estão acabando com a economia, afundando a Petrobras, criando uma bomba-relógio na área da energia elétrica. Qualquer economista sabe que manter uma economia funcionando só com base no crédito e estímulo ao consumo é algo que não dura muito tempo. É a realidade mostrando o tamanho das mentiras contadas pelo governo federal.

Maria Cristina Santos

PIB 2

O PIB cai 0,6% e o país entra em recessão técnica da atividade econômica brasileira. Depois vem a Dilma e chama de pessimistas as pessoas que criticam seu governo. Dona Dilma, os números estão aí, pare de tapar o sol com a peneira e assuma sua incompetência gerencial.

Izabel Avallone, São Paulo – SP

Funpar

A Funpar foi a forma utilizada para burlar a proibição de contratação sem concurso público. Não se sabe por quais critérios os funcionários da Funpar foram contratados até 1996. Naquela época, os ativistas de esquerda, encabeçados pelo PT, atacavam o governo acusando-o de negligenciar a saúde. Em 2003, o PT assumiu o poder, coincidentemente num dos momentos mais prósperos da economia internacional. O mundo inteiro enriqueceu, o Brasil muito menos do que poderia. Em 12 anos a saúde piorou drasticamente. Em meio à briga de esquerdistas, pacientes morrem nos corredores dos hospitais.

Marcelo Henrique da Silva

Aposentadoria

Nenhuma novidade estarem os aposentados entre os mais endividados do país. Além de receberem apenas 40% do valor que deveriam receber enquanto contribuíam na ativa, nos últimos anos vêm recebendo 1% por ano de correção perante a inflação. Como a inflação subiu muito acima do teto estipulado pelo governo, principalmente os remédios, só resta ao aposentado o endividamento. Não sobra nem para pagar o básico: água e luz.

Beatriz Campos, São Paulo – SP

Propostas

Chega de miséria mental! Chega de paliativos! Chega de genéricos! Candidatos, voltem suas mentes para o passado de Bento Munhoz e tomem seus exemplos.

Paulo Roberto Walbach Prestes

Porto

Espero que o porto em Pontal do Paraná (Gazeta, 28/8) saia do papel. Às vezes as "forças ocultas" atrapalham os projetos paranaenses, empacando o desenvolvimento do estado. A maioria dos nossos deputados e senadores não vestem a camisa do estado. Tomara que a coisa melhore para nós.

Canisio de Souza

Exemplo

Presenciei um fato inusitado ao lado da estação-tubo da Lourenço Pinto. Um cidadão achou uma carteira e entregou-a ao cobrador da estação; em seguida, embarcou em um ônibus. Minutos depois, outro cidadão chegou, se apalpando e procurando no chão alguma coisa. Outro cidadão que observava a cena disse-lhe que era para procurar o cobrador, e foi-lhe devolvida a carteira perdida. Sensacional.

Roberto Pizzato

Reforma ortográfica

Essa ideia de abolir o "ç", "ch" e o "ss" tem prós e contras ao mesmo tempo. Seria difícil fazer a substituição por já estarmos acostumados à forma atual da escrita. Ficaria estranha a forma das palavras, e as pessoas levariam tempo para se acostumar. Por outro lado, seria mais fácil haver menos sons de "s" na nossa língua.

Lucas Pereira do Nascimento

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]