• Carregando...

Importante a iniciativa do Contran em tentar melhorar o trânsito e, talvez, reduzir a incidência de roubo de carros com a colocação de chip nos carros. Mas, mais uma vez, quem acabará pagando a conta são os donos de automóveis, que não têm a quem recorrer. O governo busca de todas as maneiras aumentar suas receitas, esquecendo de devolver em benefícios para a população. Então vamos nós termos mais uma taxa a pagar, já que precisamos bancar o aumento dos deputados. Que vergonha...

Joaquim dos Santos Filho, técnico em segurança do trabalho Jr.Curitiba, PR

Pedágio

Não entendo uma coisa. O povo paranaense não quer mais pedágio. Isso está claro! Como é que o TCU autoriza a concessão de novos pedágios na BR-116 e na BR-101. Será que a vontade do povo não conta mais? Eu pensava que democracia significava o poder do povo, que emana do povo... Curitiba vai ficar ilhada de pedágios. Ou seja, quem quiser sair de Curitiba vai pagar caro. A BR-116 está sendo duplicada com recursos do governo federal. E depois que termina a duplicação é entregue de mãos beijadas à indústria do pedágio? Acho melhor o povo se mobilizar e exigir o fim dos pedágios antes que seja tarde.

Sergio Godinho Fontes, analista de sistemasCuritiba, PR

Depois do vendaval

Todos adoram as árvores da nossa "capital ecológica". Principalmente durante a primavera, onde, floridas e com muitas folhas, trazem sombra e beleza às nossas ruas. Infelizmente, para a maioria, árvore é somente aquilo que está do caule para cima. Em muitos pontos da cidade, podemos observar raízes que jazem sepultadas sob cimento e pedra. Não conseguem se desenvolver e agonizam em um solo que está impossibilitado de respirar. Depois do vendaval parecem "gigantes de pés minúsculos" mortos sobre o asfalto.

Heitor HayashiCuritiba, PR

Vestibular anulado 1

Gostaria de saber se o vestibular fosse anulado pela situação inversa... O reitor, dois ou três dias antes, anuncia que o vestibular da UFPR de 2006 será cancelado devido à previsão de mau tempo em Curitiba. Com certeza, a maioria dos 43.449 candidatos que estudaram o ano inteiro, que moram em outras cidades e que já tinham programado a viagem – muitos de seus familiares também – se sentiria lesada, falaria mal da UFPR, de seu reitor... Fenômenos da natureza, como aconteceram em Curitiba no domingo passado, são assustadores. Todos nós saímos lesados. Quem estudou e sabe que está preparado, com certeza irá bem na prova que será aplicada no dia 1.º de dezembro.

Heloísa Pioli Zela, administradora de empresasCuritiba, PR

Vestibular anulado 2

Como as coisas são engraçadas. Uma leitora reclamou que é injusto anular a prova do vestibular, pois a filha foi muito bem. Será que se ela estivesse ido muito mal estaria reclamando da possibilidade de refazer a prova? Outro, comentou que o reitor não previu nem consultou a meteorologia sobre um possível temporal, ou uma possível queda de energia. Pensando assim, sempre que formos viajar de avião deveremos embarcar com um pára-quedas nas costas para nos prevenir de uma possível queda do avião. Francamente, reconhecer o trabalho dos outros ninguém reconhece, mas apontar para o erro é rapidinho. Aliás, criticar sempre foi mais fácil. Como vamos crescer assim olhando apenas para o nosso umbigo.

Claudio Kramer, economistaCuritiba, PR

Acidente anunciado

Existe um prédio na esquina da Rua Alfredo Bufren com a Presidente Faria, no centro, cujas obras há muitos anos estão paralisadas. Edifício de grande porte, tem mais de 15 andares. Quando a obra foi paralisada, ficaram os cabos de aço que dão sustentação aos andaimes e também um andaime da mesma altura totalmente de ferro. Pelo passar dos anos – pelo menos seis anos que eu o vejo nesta situação – esses cabos e esse andaime devem estar totalmente podres. Pergunto: embora um prédio particular, a prefeitura não pode fiscalizar e solicitar que sejam retirados?

Edson Luiz Montemezzo, procurador federalCuritiba, PR

Consciência negra

Será que o Dia da Consciência Negra não deveria se chamar Dia da Consciência Humana? Acredito ser muito mais importante a conscientização de que todos fazemos parte de uma raça humana. A discriminação e o preconceito, por razões ideológicas, sociais, sexuais, religiosas ou cor, têm levado a humanidade ao descrédito de si mesma. Acho que o Dia da Consciência Humana seria o mais indicado, reverenciando a liberdade, a igualdade entre os seres humanos, a irmandade e o respeito aos seus direitos à vida e à busca da felicidade.

Reinaldo MachadoCuritiba, PR

"O Supersimples é complexo e aumentou tributos dos pequenos."

Antônio Derseu Cândido de Paula, contador e advogadoFoz do Iguaçu, PR

*****

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]