• Carregando...

O processo do impeachment revela claramente que uma questão política se tornou mais importante que o próprio país, que, desgovernado, corrompido e sem rumo, ficou retido no limbo da estagnação: estamos já com 9 meses de uma gestação de montanha, para parir um ratinho atrofiado. Nosso país está acima dos causadores de problemas e merece respeito.

Laudi Carlos Vedana

Universidades

A matéria “Por que as universidades não se abrem às empresas?” (Gazeta, 19/8) é oportuna. Temos aqui mesmo no Brasil diversos exemplos de como a parceria entre a universidade e as empresas podem resultar em produtos inovadores – motor a álcool, produção da soja e a Embraer –, que, no entanto, muitas instituições de ensino insistem em ignorar. A frase que ouvi de um professor da UFPR, de que “o saber não pode se curvar ao capital”, mostra o quão enganada está nossa academia, pois em outros países, como Estados Unidos e China, o capital e o saber se complementam para criar produtos e técnicas inovadores.

Toshikazu Hassegawa

Ônibus

O transporte coletivo, que até há pouco tempo era motivo de orgulho para Curitiba, hoje se transformou num vexame. Além dos ônibus serem lotados, sujos e atrasados, os terminais também o são. O passageiro é não raro tratado como lixo. Prefeitura, Urbs, sindicatos patronal e de motoristas e cobradores, cada um defende os seus interesses. O passageiro que se dane.

Claudio Prevedello Bento

Transporte

O uso de trens (não precisa ser metrô) para transportes de passageiros, mediante a construção de ferrovias com malhas difusas, porém bem distribuídas entre Curitiba e região metropolitana, que também está saturada, ajudaria a desafogar o trânsito de automóveis.

José Carlos de Oliveira

Previdência

Quando se mexe com aposentadorias, o “calcanhar de Aquiles” de qualquer governo é atingido fatalmente. Previdência sempre é um assunto espinhoso e dificilmente contenta a todos. Mas, esse buraco negro previdenciário tem de ser estancado a todo custo. O déficit é astronômico! Todos pagarão o preço de tanta omissão e incúria.

Luiz Schuwinski

Goleiro Weverton

Sou coxa branca, mas fico feliz quando um jogador de um time rival se destaca. É um brasileiro se destacando! Ganhar ouro no futebol, para a seleção brasileira, é o mesmo que ganhar uma Copa do Mundo; e sendo contra a Alemanha, é melhor ainda. Todo o time do Atlético deve ter ficado orgulhoso com a atuação do goleiro Weverton nas Olimpíadas. Eu, como brasileiro, fiquei satisfeito com a vitória.

Waldomiro Tarcisio P. de Oliveira

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]