• Carregando...

Como sempre, nós, trabalhadores, é que temos de tapar o buraco financeiro dessa corja que se diz representante do povo. Aumentar impostos (Gazeta, 21/11) é a única alternativa de um governo incompetente. Já trabalhamos cinco meses para pagar impostos e podemos passar integralmente nossos salários do ano inteiro para o governo, que não vai resolver o problema.

Alvaro Costa do Amaral

Impostos 2

Mais uma vez os rombos caem nas costas do povo. É um absurdo o que pagamos de impostos sobre impostos. Não sabem administrar o dinheiro público, que é muito, na casa dos trilhões, e ainda vêm com mais isso. O Brasil é o país do faz de contas e dos otários votantes e pagantes de toneladas de impostos. Airton Kraismann

IPTU

Muito válido o reajuste proposto pela prefeitura de 5% mais inflação (Gazeta, 17/11). A cidade cresce, muitas residências, especialmente na periferia, nem pagam IPTU pela sua pouca metragem, e é justamente nesses lugares que a prefeitura mais investe. As escolas e creches do município funcionam muito bem, e exigem cada vez mais qualidade e eficiência. Sem dinheiro nada se faz.

Pita Braga Côrtes

Orçamento

Há uma enorme diferença entre a democracia praticada no Brasil e nos Estados Unidos. Nos EUA, o presidente Nixon, devido a grampo telefônico, para não se submeter ao impeachment, renunciou. No Brasil, os gastos maiores que a receita em 2013 seriam passíveis de impeachment se tivéssemos um Legislativo atuante. Em 2014, outra vez a conta não fecha e o submisso Legislativo está em vias de alterar a legislação para não infringir a LRF, quando a obrigação do Congresso é punir com o impeachment. Chega de impunidade!

Humberto Schuwartz Soares, Vila Velha – ES

Voto

Sobre a matéria "Congresso novo já nasce ‘velho’" (Gazeta, 16/11), o problema é que um povo pouco politizado tende a votar naqueles que já estão no poder. Isso é tão verdade que até filhos e netos de políticos são eleitos pela ajuda do nome de um pai ou avô político. Defendo totalmente o voto facultativo, pois assim somente as pessoas com maior interesse pela melhoria do país iriam até as urnas. Quando a população é obrigada a votar, acaba votando mal, em qualquer um e, de preferência, em nomes conhecidos no mercado político.

Cícero Roberto Kruke Lachowski

Sérgio Moro

São pelo menos desaconselháveis homenagens com nome de praças e ruas, monumentos etc. direcionadas a pessoas que estejam em nosso convívio e atuantes. Não fora isso, um cidadão a merecer, desde já, uma estátua bem grande, em plena Praça dos Três Poderes, no coração do Brasil, seria o juiz federal Sérgio Moro, por sua atuação no combate contra corruptos e corruptores. Os cidadãos bem intencionados deste país que acompanham seu trabalho o conhecem e o aplaudem!

Benedicto Bueno

Indústria

Sobre a matéria "Gerdau anuncia fechamento da fábrica de Curitiba" (Gazeta, 20/11), esse é o Brasil real, que muito pouco – ou nada – tem a ver com o país de mentira que Dilma propalou durante o esconde-esconde eleitoral, e que a mesma mandatária continua insistindo em empurrar goela abaixo dos brasileiros, nos discursos oficiais, em especial no lero-lero do moribundo ministro da Fazenda Guido Mantega.

Marcelo Padilha

Corrupção

A presidente, no afã de atacar os governos anteriores ao desastrado PT e, adicionalmente, a oposição, demonstra desconhecer a história do país quando declara que o mensalão foi o único escândalo apurado e, agora, o da Petrobras. O presidente Castelo Branco demitiu seu irmão do cargo que ocupava no governo por ter aceito um Fusca de presente, além de exigir que o carro fosse devolvido ao autor do mimo. Cito apenas esse fato dentre muitos ocorridos durante os mandatos anteriores aos de Lula e Dilma.

Antonio Carlos Ferreira de Abreu Trindade

Desarmamento

Gargalhei quando li a matéria "Projeto quer mudar o Estatuto do Desarmamento" (Gazeta, 20/11). O nobre deputado que propõe essa barbárie alega que o índice de homicídios tem crescido porque a população foi desarmada! O que sugere o deputado? Toda a população armada, trocando tiros com os bandidos? Então não precisaria o governo gastar com a segurança, já que ela estaria "terceirizada", na base do "cada um por si".

Antonio Carlos Pacheco, engenheiro agrônomo

Violência obstétrica

Existem muitas mulheres optando pelo parto planejado em casa por medo de ir a hospitais e serem submetidas à violência obstétrica ou obrigadas a optar por cesáreas. Existem relatos de mulheres que tiveram seus direitos violados, que foram intimidadas, humilhadas e até mesmo submetidas a tratamentos cirúrgicos sem necessidade.

Grace Alves

Brasileirinhos

Além do prazer de ler José Carlos Fernandes (Gazeta, 21/11), encontrar esse barato que é o Brasileirinho é iluminar todo um fim de semana! Agora é esperar pelas apresentações do coral – se minha tenra idade não me atrapalhar, é claro!

Guilhermina Moeckel Cavalli

Creches

As creches conveniadas com a prefeitura de Curitiba (Gazeta, 19/11) estão sendo encerradas, isso é fato, mas as crianças não estão sendo remanejadas para outras instituições de ensino, conforme está sendo repassado pela Secretaria Municipal de Educação. As que estavam matriculadas para o ano de 2015 já perderam suas vagas e os pais vão ter de correr atrás de outra vaga. Como fica a nossa situação? Não há lugar para todas essas crianças.

Edna Viana

Juiz

A associação dos magistrados do Brasil deveria envergonhar-se de defender magistrados com comportamentos nada indicados a um cidadão brasileiro politizado. Se o corporativismo nesse caso se confirmar, logo o respeito e o temor pela lei e a ordem cairão por terra, aumentando ainda mais a violência no país.

Zélia Braz

Lava Jato 1

O deputado Vicentinho (PT-SP), líder do PT na Câmara, em abril deste ano declarou que investigar a Petrobras no caso da refinaria de Pasadena era um ato antipatriótico. Mas agora, com a prisão de Renato Duque, ex-diretor da área de Serviços da Petrobras e ligado ao arrecadador de dinheiro para o PT, o deputado Cândido Vaccarezza disse que "mesmo que ele tenha sido indicado pelo PT para a diretoria, ele não foi indicado para cometer crime, e nós não vamos acobertar erros de ninguém". E para os acionistas minoritários como eu, que perderam com a desvalorização brutal das ações da Petrobras devido à picaretagem do PT na estatal, nada a declarar?

Edgard Gobbi, Campinas – SP

Lava Jato 2

O povo está cansado da corrupção e da politização em volta dela. O caso mais recente na Petrobras reacendeu uma impressão nacional de que, em um Brasil polarizado, tudo descamba para a troca de acusações. Dilma opinou que o desfecho do processo poderá "mudar o país para sempre". Tal comentário – verbalizado reiteradas vezes no período de campanha – atiça gestões anteriores dos rivais tucanos, que, após o pleito, não cessaram de fazer críticas, concedendo uma amostra do que serão os próximos quatro anos. A eleição já terminou, mas a disputa eleitoral ainda está longe disso.

Gabriel Bocorny Guidotti, Porto Alegre – RS

Lava Jato 3

Não entendo para que serve o Tribunal de Contas da União que só agora, após a Operação Lava Jato, resolveu anunciar que a maioria das compras da Petrobras foi feita sem licitação. Mas a atitude que poderia tomar para sanar esse vício, penso que nunca foi tomada.

João Rubens Jacyszen

Lava Jato 4

Os órgãos envolvidos na Operação Lava Jato estão cumprindo seu papel, mas uma pergunta não quer calar. Como é possível a movimentação de quantias tão vultosas sem que nenhum sinal de alerta tenha sido aceso? Só um gerente de segundo escalão vai devolver quase US$ 100 milhões. Experimente qualquer mortal cidadão brasileiro movimentar parcos reais fora de seu padrão para ver se a Receita Federal não o fará sentir-se o mais corrupto dos cidadãos.

Luiz Fernando Mazzarotto

Indústria

Quando uma empresa tem alta demanda, ela contrata mais; quando cai a demanda, ela tem de reduzir custos. A Gerdau (Gazeta, 20/11) é uma grande empresa e vai passar a produzir em outras unidades que já possui. As montadoras estão passando a produzir menos, entrando em férias coletivas, e vêm mais demissões por aí.

Paulo Hayashida

Médicos cubanos

Triste a decisão do Ministério da Educação que "dispensou" os médicos cubanos da revalidação dos seus diplomas, além de proibir a fiscalização pelo Conselho Federal de Medicina. Como a forma do pagamento dos seus salários fere toda a legislação trabalhista em vigor, vemos também o Ministério do Trabalho ausente nas suas atribuições constitucionais. A pergunta que não quer calar é: serão mesmo médicos?

Jair Nisio, engenheiro agrônomo

Água 1

Apesar do racionamento de água e dos inúmeros avisos sobre o desperdício de recursos naturais, as pessoas ainda desperdiçam, muitos por ignorância e outros por absoluta falta de educação. Participantes dos programas de baixa renda do governo federal recebem descontos nas contas de água, luz e até telefone; entretanto, a maioria utiliza esse desconto apenas para desperdiçar e nunca foi orientada para o uso racional dos recursos.

Daniel Marques, Virginópolis – MG

Água 2

Uma escola em Sobral (CE) usa água de esgoto para preparar a merenda dos alunos humildes que vivem no país que não é o do horário político onde PT e o PSDB prometiam o paraíso na terra. A classe política brasileira, com raras exceções, é que deveria beber essa água de esgoto onde vivem os outros ratos (sem terno e gravata).

Manoel José Rodrigues, Alvorada do Sul – PR

Correios

Estou profundamente cansado da incompetência dos Correios, que na comparação com outros países é um atraso total. Entregam como e quando bem entenderem, em meio a greves e constantes movimentos reivindicatórios que os usuários não aprovam. Já vai tarde introduzir a competição neste ramo altamente monopolizado, que é um dos que travam o desenvolvimento do país.

José Carlos da Silva Gomes

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]