• Carregando...

Mídias Sociais

Política Cidadã

"Essa é uma das melhores armas para cobrar de nossos deputados o que não fizeram ou fizeram errado. Que os cidadãos copiem os e-mails dos políticos e cobrem enviando o maior número de mensagens possível."

Benedito Fonseca, via Facebook, comentando a publicação dos contatos de políticos paranaenses (Gazeta, 29/7).

Cortes no orçamento

"Isso é incompetência. Desmontaram o estado e agora é preciso correr para não quebrá-lo."

Luciane Flores Queiroz, via Facebook, sobre os cortes no orçamento feitos pelo governo estadual.

Médicos

"O problema da saúde no Brasil transcende a situação precária dos hospitais públicos e a corrupção no SUS, e chega à ideologia capitalista da classe médica, que se despiu de seu aspecto humanitário e social."

Oldemar J. F. Costa, via Facebook, sobre a paralisação de médicos programada para hoje em várias cidades.

Linha interbares

"Em vez de tentar viabilizar ônibus em horários alternativos para quem quer sair do bar de madrugada, mas não quer dirigir nem pagar táxi, os caras inventam essas inutilidades. Deprimente."

Camila Machuca, via Facebook, sobre o projeto que cria linha especial de ônibus entres os bares.

Imóveis

"Existe muita especulação. Os valores já ultrapassaram o que pode ser tolerado pelo mercado. Há muitos imóveis vagos, pois os proprietários não conseguem alugá-los ou vendê-los."

Ezequiel Muraro, via Facebook, comentando reportagem sobre o mercado imobiliário em Curitiba (Gazeta, 28/7).

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

Em uma época em que sofremos com a falta de líderes e estamos expostos à demagogia de políticos inescrupulosos, os pronunciamentos do papa Francisco foram um verdadeiro bálsamo, uma luz a nos dizer que nem tudo está perdido, porque através do amor e da tolerância todos podemos viver felizes e em paz. Difícil resumir a impressão deixada pelo papa: um homem simples e bom, sereno, com plena convicção de seus propósitos, transmitindo uma mensagem de fé, de amor, de fraternidade e, ao mesmo tempo, alertando para os altos riscos da droga, da ganância e da corrupção.

Clotilde de Lourdes Branco Germiniani

Jornada da Juventude 2

Na semana em que fomos visitados pelo papa, nosso país recebeu suas vestes brancas e sua bênção. Como graça divina, recebemos o abraço do próprio Deus, acolhendo, de Norte a Sul, nossa nação. Que o branco pontífice torne-se símbolo dessa semente de paz, semeada pelo criador, no "campo da fé" de nosso próprio coração.

Elsa Lima

Jornada da Juventude 3

O papa Francisco trouxe uma mensagem de amor, fé e incentivo aos jovens e aos não tão jovens, que já estavam perdendo a esperança no futuro da humanidade. Foi providencial sua vinda ao Brasil e principalmente ao Rio de Janeiro. Que Deus lhe dê muita força para continuar sendo o farol a espalhar a luz divina, tão necessária aos nossos dirigentes políticos, empresariais e representantes dos trabalhadores.

Antonio Borges dos Reis, engenheiro civil

Depósitos judiciais

Todo mundo está errando nesse episódio da liberação dos depósitos judiciais para o governo estadual. O Tribunal de Justiça errou ao enviar para votação na Assembleia Legislativa um projeto inconstitucional, de confisco de recursos privados; a Assembleia, ao aprovar cegamente e às pressas; e o governador, ao sancionar a lei (Gazeta, 27/7). Parece que estão zombando da Constituição. Menos mal que há a OAB e o Conselho Nacional de Justiça para pôr ordem nesse descalabro todo.

Claudio Todeschini

Funcionalismo

Agora a malandragem de aumentar 10% de cargos comissionados é equívoco? Ninguém aguenta mais pagar impostos para lotar os órgãos públicos e continuar a conviver com a falta de ruas pavimentadas, estradas, ferrovias, hospitais. Que façam concurso público para preencher os cargos com gente competente. Chega de nepotismo! O povo não suporta mais esses políticos que confundem o público com a sua casa, e colocam amigos nos cargos.

Claudio Franceschi

Política

A análise que Belmiro Valverde Jobim Castor apresenta em seu artigo "Peteca e tacapes" (Gazeta, 28/7) é uma excelente reflexão sobre os políticos e a política brasileira. Mas o que esperar se houve "falta de berço" – de moral e ética – a esses políticos? Não adianta a proposição de reformas políticas numa sociedade assim. Por que não propor a meritocracia, como já o desejaram os gregos na Antiguidade?

Mauri J. Piazza, professor da UFPR

Mais Médicos 1

O programa Mais Médicos do governo federal não passa de uma estratégia eleitoreira para garantir a reeleição desses corruptos. Se a Dilma estivesse realmente interessada na saúde da população brasileira, investiria os 10% do PIB na saúde como estava previsto na Emenda Constitucional 29, que ela não aprovou, e pegaria o dinheiro dos estádios superfaturados da Copa para construir hospitais de qualidade. Ninguém aguenta mais ver esse governo tapar o sol com a peneira. O problema não é a falta de médicos. É a falta de recursos para se fazer medicina nas periferias e no interior do país.

Ana Luisa Bordini

Mais Médicos 2

Gostaria de lembrar àqueles que insistem em desqualificar o programa Mais Médicos, sob argumentos enviesados, que cabe estritamente ao governo federal, através do MEC, dizer quanto tempo um aluno deve permanecer na escola e validar diplomas. Parte dos médicos é formada às expensas do erário e, mesmo assim, não tem nenhum compromisso com a população que lhes custeia. Portanto, a grita por formalidades é corporativista e não diminui o acerto desse programa.

Sérgio Corrêa

Insegurança

Todos os dias várias pessoas têm sido assaltadas e rendidas na porta das suas casas. Sob a mira de armas, levam seus pertences, além de sofrerem humilhações e ameaças de retorno dos bandidos. As autoridades se limitam a mentir, dizendo a mesma balela de sempre. Curitiba só perde para o Rio e São Paulo. No bairro Santo Inácio, por exemplo, todo dia uma família é roubada.

Edson Stein

Igreja

Não sei se o colunista Paulo Briguet (Gazeta, 29/7) ouviu falar em Cruzadas, ou na Inquisição. Foi pura violência e ignorância. Foram nove as cruzadas, inclusive a liderada por Pedro, o Eremita, formada só por crianças, que morreram em defesa de uma causa absurda, contra aqueles que defendiam outra causa irracional. E a venda das indulgências? Para mim o maior caso de 171 da história. Se dependêssemos da Igreja Católica, não teríamos nem a penicilina que tantas vidas salvou.

Tirone Todeschini

Charge

A Gazeta do Povo tem como seus colaboradores alguns dos melhores cartunistas do Brasil, entre eles destaco o Paixão, sempre excelente. Entretanto, acho que o mesmo pisou na bola ao fazer uma caricatura do papa Francisco (Gazeta, 27/7). A caricatura ficou horrível, a fisionomia do papa ficou deformada. Paixão não caricaturizou o papa, o deformou.

Dinart Bittencourt

Iguaçu

Como em todas as manhãs em que estou no Litoral, saí bem cedo para comprar a edição da Gazeta do Povo em companhia de um amigo de 92 anos e ex-funcionário do território do Iguaçu, e foi uma grata surpresa para ele ver uma página inteira dedicada ao assunto (Gazeta, 27/7). Várias foram as vezes em que conversamos sobre o assunto e sobre os rumos tomados à época. Parabéns pela reportagem.

Samuel Ribeiro da Silva

Cemitérios

Meu avô, maestro Romualdo Suriani, um grande amigo de Turin, ao morrer, foi presenteado com uma escultura para ser colocada em seu túmulo, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Há poucos dias, percebemos a falta dessa escultura. O que dizer? Nossos cemitérios parecem não ter dono.

Elinor Eschholz Ribeiro, professora

Mobilidade

Gostaria muito de ler nas páginas da Gazeta uma reportagem sobre ideias para melhorar a mobilidade em Curitiba, contrapondo obras faraônicas e intermináveis. Não é possível que não tenham cabeças pensantes no Ippuc e na Urbs para melhorar a mobilidade com o mínimo de gasto.

Dulcio Mendes

Copa do Mundo

Lamentavelmente, essa malfadada Copa do Mundo vai acontecer no Brasil, que não consegue dinheiro para implementar o PAC, mas para o futebol tem de sobra. A saúde pública está um caos, os professores ganham mal, o ensino é ruim, as leis só beneficiam quem é mau caráter. E ainda tem gente que fala da Copa do Mundo como se tudo estivesse bem? Por favor!

Luiz Henrique Rezende

Manifestações

Os movimentos sociais surgiram pelo descontentamento pelo desgoverno e, mesmo em menor intensidade, deverão se perpetuar, dando um basta e impondo a vontade da sociedade, fazendo com que os governantes tomem o caminho da verdade e da justiça. O movimento é democrático e necessário; porém, é inadmissível o vandalismo, o quebra-quebra, o saque promovido por um pequeno grupo de vândalos, alheio aos interesses dos movimentos. Tais grupos inescrupulosos devem ser cerceados do movimento pacifista e reprimidos com o máximo rigor da lei, coadjuvado pelos próprios manifestantes pacifistas, que devem procurar neutralizá-los, afastá-los do grupo.

José Ademir do Vale Berthier Fortes

Consumo

Gostei da reportagem informando melhor a população acerca dos direitos dos consumidores (Gazeta, 29/7) e sugiro que publiquem informações semanais sobre o tema. Uma das coisas que vejo dia a dia no comércio é o flagrante ato ilegal e abusivo dos comerciantes quando fazem promoção ou desconto e não aceitam o pagamento no cartão de crédito como sendo pagamento à vista.

Maristela Muller Ulrich

Base militar

O governo federal brasileiro tem de tirar os americanos das nossas terras. Estão usando o solo brasileiro para lançarem mísseis e nada oferecem em contrapartida. O governo não tem autonomia para nada e o imenso território brasileiro torna-se terra de ninguém. O nosso governo parece que não tem voz ativa, é uma vergonha nacional.

Aldo Dante Machado Jr.

Futuro

Chegam a ser perigosos os rumos do país em direção ao futuro. Casamento gay, passeata das vadias, manifestações justas sem resposta, controle ineficaz da desordem, corrupção dos políticos, pelegos comissionados. Ao país está faltando ética, moral, cidadania, valores cívicos e familiares. Falta autoridade moral a quem deveria ser exemplo. É temerário pensar como será para a frente se não houver mudanças.

Luiz Eduardo Hunzicker, Colombo – PR

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]