• Carregando...

Que interessante este envolvimento da juventude na realidade social de nossa sociedade tão amada e ao mesmo tempo tão temida (Gazeta, 19/10). Desde os primeiros anos escolares sempre estive envolvida em debates, campanhas, conferências, acreditando que podemos protagonizar um mundo melhor. Essa juventude sabe o caminho.

Zeneide de Lima, Foz do Iguaçu – PR

Detentos 1

Li a matéria "STF pode pôr fim ao isolamento de detentos" (Gazeta, 23/10). Quando será que o Brasil vai começar a tratar bandido como bandido? Direito tem quem anda dentro da lei. Ninguém que está lá dentro dos presídios está de férias. A OAB, em vez de ficar defendendo regalias para assassinos e estupradores, deveria exigir penas mais duras.

Agostinho Siczkowski, por e-mail

Detentos 2

Para quem acha que presos perigosos não devem ficar em regime de isolamento, digo o seguinte: tomem como exemplo os EUA, onde o detento perigoso anda acorrentado até dentro da prisão.

José Romário Teixeira, por e-mail

Detentos 3

Mais uma vez a OAB fala em "direitos humanos feridos". Será que já esqueceram o que disse o Marcola na CPI? Ele colocou medo em todo o país, dizendo declaradamente que "ele poderia mandar matar um aqui fora, mas nós nada poderíamos fazer contra ele". Será que frases como essa também não ferem os direitos humanos? Ou será que daqui a alguns anos teremos de viver com tipos assim, livres, cometendo seus crimes e rindo da cara dos legisladores.

Waldomiro Vega dos Santos, por e-mail

Detentos 4

Conforme noticia a Gazeta (23/10), a OAB, entra no STF, com o pedido de suspensão do regime prisional, alegando que tal regime diferenciado fere os direitos humanos. Que direitos são esses? Quem esteve e está sempre nesse regime são os cidadãos que pagam impostos, trabalham e fazem este país caminhar normalmente, pois os elementos que estão na prisão têm todos os benefícios da lei e chegam a comandar matança de onde estão. Onde iremos parar?

Newton Luiz Colleti, por e-mail

Neoliberalismo

Lamentavelmente, após vinte anos criticando o sistema capitalista e propondo uma política voltada para o social, o Presidente Lula, uma vez no poder, no melhor estilo "esqueçam tudo o que eu disse antes", acabou por aderir ao neoliberalismo e à globalização. Os altos índices de popularidade obtidos pelo presidente, e divulgados pela imprensa, se baseiam na "lambança consumista" proporcionada pelo acesso ao crédito, farto, fácil e a perder de vista. Agora que a crise internacional está vindo com tudo e a farra do crédito e do consumo está chegando ao fim, sobram os estatísticas do IBGE e do Ipea denunciando um processo de favelização nas cidades que já chega a 40%, dados preocupantes sobre o analfabetismo e sobre o péssimo desempenho escolar, a crise na saúde pública e a falta de segurança. Enfim, temos um reflexo de uma política social que na realidade não ocorreu verdadeiramente durante todos estes anos de Lula e de PT.

Ricardo Martins Soares, por e-mail

Aliança 1

Faz algumas eleições que eu não voto, mas se a união do prefeito com Osmar Dias se fortalecer, podem ter certeza de que darei meu voto ao senador, que é merecedor de confiança. Vamos esperar o melhor para nosso estado. Do prefeito espero a mesma postura de seu pai para aliviar essa política já tão desgastada.

Mário Sérgio Machado, por e-mail

Aliança 2

Como toda a pessoa tem um objetivo pessoal, acho que Beto Richa vai fazer uma ótima segunda administração. Seu pai, José Richa, foi um ótimo governador do estado. Não voto na capital, mas se votasse ele teria meu voto.

João G. Martins Neto, por e-mail

Tevê digital 1

Espero que a tevê digital, que é mais um avanço de tecnologia, traga uma facilidade maior para as pessoas que não podem parar em frente da televisão para assistir à programação. A portabilidade da tevê nos aparelhos celulares vai possibilitar que se possa acessar o conteúdo da mesma maneira que se ouve o rádio, o que vai aumentar a concorrência dos veículos de comunicação e aumentar a qualidade. Parabéns à RPC pelo pioneirismo na era digital.

Yayá P. Portugal, por e-mail

Tevê digital 2

Acho que a tevê digital foi imposta pelo governo e por empresários para ganhar mais dinheiro à custa do telespectador, obrigado a comprar um aparelho caríssimo para continuar a ver televisão, a única diversão gratuita que o sacrificado povo tem. Qualquer pessoa de inteligência mínima percebe que a qualidade da imagem também depende da qualidade do televisor, da antena e do grau de acuidade visual.

Luiz Fernandes, por e-mail

Tevê digital 3

A tevê digital oferece mais qualidade aos telespectadores. Espero um dia ter condições de adquirir um televisor compatível com essa tecnologia.

Manoel O. N. Portela, por e-mail

Trânsito 1

Com relação à reportagem que fala dos ônibus bloqueados por obras (Gazeta, 21/10), acho que as pessoas reclamam demais. Todos sabem que quando fazemos qualquer reforma em casa também há transtornos. Moro em Fazenda Rio Grande e acho que a parceria entre os prefeitos das cidades vizinhas com Curitiba é necessária e boa para todos da região metropolitana. Espero que todos tentem compreender e ajudar. A grande vilã da demora do ônibus entre a minha cidade e Curitiba é a BR.

Neide Maria Muniz, Fazenda Rio Grande – PR

Trânsito 2

Psicólogos e psiquiatras é que devem saber explicar muito bem o que é dirigir um automóvel em Curitiba. Devo confessar que é uma verdadeira aventura. Uma das melhores cidades para se dirigir um automóvel é São Paulo, a despeito das obras urbanas, que por lá nunca irão acabar. Curitiba ainda está longe de ser uma metrópole. Portanto, dizer que a culpa do trânsito é das obras (Gazeta, 13/10) não se justifica. A questão é de educação: o curitibano dirige falando ao celular, pisca para direita e entra à esquerda – ou nem pisca –, pára na via não estando nem aí para os outros. não dá passagem nunca, fecha o cruzamento... Não é fácil.

Miguel Angelo Candia, vendedor, Curitiba – PR

Trânsito 3

A respeito do trânsito ruim em nossa Curitiba, penso que é a má educação dos motoristas que contribui para o caos, principalmente nos horários de rush. Outro dia tive uma experiência desagradável: ao lado do terminal de ônibus do Portão, tentando imitar um país de primeiro mundo, parei respeitando a faixa de pedestres para que uma senhora cruzasse a pista. Qual não foi minha surpresa quando um automóvel parou atrás, buzinou e me ultrapassou, quase atropelando a senhora que eu pensava estar ajudando.

Wilson Schneider Amaral, por e-mail

Bancos

A greve dos bancos está me causando sérios problemas. Preciso sacar meu FGTS, estou com dívidas e dinheiro para receber. Dependo de que essa falta de seriedade termine para poder quitar minhas dívidas. Já estou péssimo pelo desemprego. Sem poder receber meu dinheiro, minha situação ficará pior.

João Araújo, Curitiba – PR

* * * * *

Fale conosco

Praça Carlos Gomes, 4 • CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5129

leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]