• Carregando...

Comentários no site da Gazeta do Povo

Empréstimos

"O governo federal quer mesmo é prejudicar o estado, seja por intriga ou por dor de cotovelo. Mas, mesmo com toda essa perseguição, o Paraná ainda é um dos melhores estados da federação para se viver."

José Rodrigues na matéria "Paraná recorre ao STF para liberar R$ 1,5 bi de quatro empréstimos" (Gazeta, 23/5).

Greves

"Jornalistas, sociólogos e intelectuais diversos acham ‘bacana’ protestos, invasões e o uso do direito de greve e se aproveitam do espírito de vira-lata dos brasileiros para dar apoio às suas manifestações. É raro ver um editorial criticando essa onda de selvageria que assola o país."

José Souza no editorial "Oportunismo grevista" (Gazeta, 23/5).

Ucrânia

"Dilma e o governo petista não conseguem nem resolver as ques­tões nacionais, como vão se meter em questões internacionais? Ela só consegue resolver as necessidades dela e do seu grupo."

Irineu Queiroz dos Santos na matéria "O contexto estrutural da crise na Ucrânia e o Brasil" (Gazeta, 23/5).

Invasão

"A Justiça tem de determinar sim a restituição da área ao dono da propriedade. Essa indústria das invasões tem de terminar. Gente honesta compra terreno e não invade."

Carlos Roberto Muniz na matéria "Policiais cumprem reintegração de posse em terreno da Caximba" (Gazeta, 23/5).

Petrobras

"A Petrobras teria mantido acobertados todos seus malfeitos não fosse a Polícia Federal. Pasadena é o menor dos problemas. Somente uma estrutura interna poderia ter permitido tantos descaminhos."

Paul Radmacker na matéria "Petrobras diz colaborar com investigações sobre a empresa" (Gazeta, 23/5).

Parabéns ao juiz Sérgio Moro por sua coragem e determinação em não se curvar à determinação do STF. A convicção do juiz fez a alta corte recuar na decisão notoriamente contrária aos interesses maiores da Justiça. Homens assim, comprometidos com a ética e a seriedade, e imunes a interesses corporativos e nocivos à sociedade, é que deveriam fazer parte do mais alto escalão de Justiça do país.

João Batista Costa Pereira

Lava Jato 2

Não acreditava mais na Justiça de nosso país. Frases pejorativas como "ricos e poderosos não ficam presos" e outras semelhantes me deixavam desiludido com minha terra. Tinha perdido o encantamento pátrio. Mas a decisão de Sérgio Moro, nessa investigação Lava Jato, fez renascer a esperança em meu coração, a esperança na Justiça brasileira.

Pastor Nathaniel Brandão

Cotas 1

A implantação de cotas raciais (ou racistas?), tanto em universidades quanto em concursos públicos, é uma máscara que o governo usa para esconder a precariedade da educação pública no Brasil, com a desculpa de que o país está "pagando uma dívida histórica" com a população negra. Esse sistema de integração social fajuto apresenta resultados positivos para a tal "dívida", pois é muito mais fácil para o governo obrigar universidades e órgãos públicos a incorporarem negros mediante cotas do que investir em educação.

José Pedro Paludo

Cotas 2

Eu sou morena (negra) e acho a reserva de vagas em concursos errada pelo simples fato de que alguém só pode ser merecedor de algo por seu mérito. Achar que você não vai conseguir ser aprovado num concurso só por ser negro é ser racista consigo mesmo. Quem quer algo corre atrás, não espera que os outros tenham pena.

Thais dos Santos Garcia

Cotas 3

As cotas são uma aberração. Só pode ter partido de gente insana e incompetente que quer manter-se no poder usando demagogia e populismo barato. Concurso significa se habilitar para um determinado cargo, por meio de uma exaustiva preparação e de comprovação de conhecimentos básicos e específicos. A cor da pele não tem nada a ver!

Roberto Mitsuo Suetugo

Política

O Brasil tem uma classe política tão permissiva que tem nada menos que 300 membros envolvidos em processos no STF. Essa classe incrustada no poder finge que quer reforma política quando na realidade quer manter o sistema atual porque com reformas seria banida para todo o sempre. Por não aderir a reformas, o Brasil fica encalhado, sem produtividade de gestão. E o pior é saber que o povo não é apenas vítima, mas também culpado porque vota mal...

Laudi Vedana, Pato Branco – PR

Ressocialização 1

Sobre a ressocialização de presos mostrada na reportagem (Gazeta, 19/5) esse programa precisa ganhar corpo para que possa ser estendido a um número bem maior de participantes. Os políticos do bem – os que respeitam as pessoas – poderiam criar um projeto de lei nesse sentido. Os custos para manter o programa, por exemplo, não deveriam ser só dos municípios ou dos estados; com certeza também é obrigação do governo federal.

Osmar Severo

Ressocialização 2

A sociedade pode contribuir para diminuir os casos de presidiários que voltam a cometer crimes exigindo dos governantes programas de educação com foco na ressocialização e profissionalização com a implantação de oficinas nos presídios. Do contrário, continuaremos a ver depósitos de pobres seres humanos condenados, inflando suas mentes com revolta e desejo de vingança.

Natanael Machado

Cultura

A matéria abordando o encerramento do projeto de ensino de música que a Fundação Cultural de Curitiba mantinha em dependências da Rua da Cidadania do Boa Vista (Gazeta 18/5), chama a atenção pela forma como aconteceu. Com a alegação de que o espaço é inadequado, simplesmente se encerra o projeto. Se o problema é a falta de espaço para abrigar essas importantes atividades de educação musical da nossa juventude, faço a sugestão de que o Fundação Cultural passe a ocupar as instalações da "Casa do Burro Brabo", situada na Avenida Erasto Gaertner que até agora, após sua recuperação, não está sendo utilizada para nada. Um curso de música naquela local ficaria de bom tamanho e não deixaria nossa juventude abandonada.

João Candido de Oliveira Neto

Belas Artes

Sobre a polêmica da localização da Embap, seja qual for o local escolhido para a nova sede, deveria ser um prédio condizente com a grandeza da instituição. A Belas Artes não merece o descaso de que é vítima há décadas, pois é um patrimônio da cultura e da arte paranaense. O que se percebe é que, como arte não dá lucros, nem representa status em nosso meio social, não necessita de uma sede de bom nível. Preferem gastar com palácios em outras áreas.

Thelmo Olisar Silveira

EstaR

A prefeitura deveria pensar em primeiro lugar no bem-estar do cidadão e voltar atrás na questão da venda do EstaR. Não é preciso complicar o que está funcionando bem e em benefício do cidadão. O povo não merece ficar à mercê das lotéricas da Caixa.

Jorge Abib

Eleição

Fernando Collor, Maluf, Sarney, Renan Calheiros, Kassab e tantos outros já manifestaram seu apoio ao PT. Neste momento aguardo somente a posição de Fernandinho Beira Mar para tomar a decisão em quem votarei no mês de outubro próximo.

Paulo Cesar Santos, contador

Tribunal de Contas

Como pode uma instituição como o Tribunal de Contas ter credibilidade necessária ao seu mister diante dos imbróglios perpetrados nas escolhas de seus últimos conselheiros? Que tipo de conselheiro de contas públicas estamos colocando nas vitalícias cadeiras do TC?

João Gualberto Pinheiro Junior

Transparência

Gostaria de mais reportagens sobre a Lei de Acesso à Informação, que considero ser fundamental para que tenhamos um controle social efetivo sobre os órgãos públicos e a administração pública. Constatei que muitos órgãos públicos até respondem os questionamentos, mas a resposta é muitas vezes vazia, obscura e sem qualquer fundamentação.

Ronaldo Tavares

Copa do Mundo

Chegaram ao ponto de suspender os aumentos de impostos por até três meses por causa da Copa do Mundo. Nós brasileiros é que precisamos de ter obras padrão Fifa, assim como saúde, educação, estradas.

Edson Luiz Rezende de Oliveira

Crematório

Respeitadas as divergências religiosas, penso que já passou da hora de a prefeitura de Curitiba oferecer gratuitamente ao povo curitibano um crematório público. Resolveria problemas ambientais, estruturais e econômicos. As pessoas que optarem pelo método tradicional arcariam com os custos de cada funeral a ser, legalmente, estipulado pelo poder público.

Sergio Bessler

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]