• Carregando...

Mídias Sociais

Senador boliviano

"Tentarão punir o Saboia porque ele não seguiu a cartilha dos petistas de total submissão do Brasil à Bolívia. Basta ver o confisco da Petrobras pelo Evo Morales. Parabéns, Saboia!"

Edson Pereira de Almeida, via Facebook, sobre a fuga do senador boliviano Roger Pinto Molina, organizada pelo diplomata brasileiro Eduardo Saboia.

Médicos cubanos 1

"Não vou julgar os médicos de Cuba, mas sim nosso governo que tenta tapar os buracos de sua própria incompetência, de sua pura falta de vontade política e de sua gana por reeleição."

Anderson Bertling, via Facebook, sobre a vinda de médicos cubanos para o Brasil.

Médicos cubanos 2

"Para quem tem um bom plano de saúde está tudo bem, e agora para os mais pobres vai ser melhor ainda com a chegada dos médicos cubanos."

Ismael Camelo Camelo, via Facebook.

Pesquisa

"Parabéns aos professores, estudantes e pesquisadores. Se todos fossem envolvidos dessa maneira, o Brasil seria mais evoluído."

Ricardo Freitas, via Facebook, sobre projeto de pesquisadores da UEPG que usa pilhas usadas para baratear produção de óxido de grafeno.

Metrô curitibano

"Não existe necessidade de metrô. Era só fazer trincheiras em cada cruzamento das linhas do biarticulado, eliminando a parada nos sinais. Metrô custa uma fortuna e esburaca a cidade toda. Mas resolver de forma barata nem sempre interessa..."

Bruno Teles, via Facebook, sobre as propostas recebidas pela prefeitura para a construção do metrô de Curitiba.

Redes sociais

"Orkutizar virou verbo para definir a profundidade intelectual da grande maioria dos brasileiros que veio à tona com as redes sociais e o acesso ao mundo digital."

Hector Ricardo Iankovski, via Facebook, comentando coluna de Rodrigo Apolloni sobre o mundo do Facebook (Gazeta, 27/8).

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

Os "afagos" que a senhora Dilma Rousseff anda fazendo no Congresso (Gazeta, 28/8) chamavam-se outrora "fazer cortesia com o chapéu alheio" e hoje em dia podem ser chamados de mensalão. "Vote a meu favor que eu libero recursos para vocês!" É simplesmente isso que a presidente anda fazendo para garantir apoio de seus supostos aliados – que são aliados apenas enquanto estão recebendo esses "afagos" pagos com nossos impostos. Lula fazia isso às escondidas e Dilma o faz abertamente.

Geraldo Buss

FGTS

Nada mais previsível que a opinião de Vagner Freitas defendendo a multa de 10% do FGTS nas demissões sem justa causa (Gazeta, 27/8). Desde que os dirigentes sindicais passaram a receber subvenções do governo federal, sem necessidade de prestar contas, perderam sua independência. E não importa o destino da multa de 10% do FGTS. Essa multa foi criada para zerar o déficit do FGTS causado pelos planos de estabilização dos anos 90. Como o objetivo já foi alcançado há um ano, o governo – que esperávamos ser sério – deveria cancelar a multa conforme combinado.

Waldemar Baggio

Diplomacia

O efeito melodramático da saída de Antonio Patriota do governo (Gazeta, 26/8) não corresponde à realidade. Quem não gostaria de ocupar a embaixada em Nova York, continuando a receber polpudos salários? Tudo é jogo de cena desse governo incompetente para desviar o foco do que interessa; possivelmente estão até mancomunados com o país vizinho.

Euclides José Vargas Neto

Assalto

Se a casa de um deputado no Jardim Social não tem segurança e é assaltada (Gazeta, 28/8), imagine o resto da cidade, principalmente nas periferias. Desigualdade é uma lei natural; a violência é filha da desigualdade. Logo, a violência é um fenômeno natural, mas poderia estar contida se a segurança pública fosse levada a sério. E nós, cidadãos, não somos apenas vítimas, mas cúmplices e coautores. Colhemos apenas o que plantamos, o que merecemos ter.

Johnny LaRoche

Violência contra a mulher

Sobre a matéria "Governo diz ser 'bom exemplo'" (Gazeta, 27/8), referi-me como bom exemplo à união de esforços dos poderes Judiciário e Executivos estadual e municipais, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB/PR, sociedade civil e universidades no enfrentamento à violência contra as mulheres. Trata-se de esforço conjunto que poderá ser um belo exemplo se mudar as questões históricas que colocaram o Paraná em 2010 como 3º estado com maior taxa de homicídios femininos.

Regina Bley, diretora-adjunta do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania

Multas

Além da notícia sobre a entrega tardia das multas de trânsito (Gazeta, 28/8), seria interessante conhecer como funciona o processo atual para recorrer dessas multas. Eu já tive alguns casos em que recorri e nunca recebi nem sequer um parecer dos órgãos competentes. A resposta sempre vem em conjunto com um boleto bancário para pagamento, cerceando o direito amplo a questionar a infração. Seria de grande valia uma reportagem sobre esse aspecto que nos saqueia em direitos e financeiramente.

Fabiano Secconi Marcondes de Lima

Empréstimos secretos

O Brasil envia, secretamente, dinheiro a outros países retirado do BNDES (Gazeta, 28/8). Só falta agora oferecer ajuda aos EUA ou à Síria nessa guerrinha que servirá apenas para dar uma "atividade" ao Exército americano, que poderá gastar a munição com prazo de validade vencendo ou mesmo testar novas armas. Já que o dinheiro do banco é desviado também a outros países, então que, no mínimo, mudem o nome de Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para Bides: Banco Internacional de Desvio Econômico Secreto.

Sergio Dalbeto, aposentado

Dados

Conforme notícias na imprensa, o governo brasileiro solicitou dados de 857 usuários do Facebook no primeiro semestre deste ano, e somente 33% dessas solicitações foram atendidas. Com as trapalhadas do governo brasileiro, no caso do senador boliviano que estava asilado na embaixada brasileira em La Paz, será que dá para acreditar que são solicitações judiciais?

Edgard Gobbi, Campinas – SP

Martin Luther King Jr .

No dia 28 de agosto de 1963, o mundo conheceu o discurso de Martin Luther King Jr., um homem que sonhou com o dia em que os negros americanos seriam livres, teriam acesso a empregos e educação, e que na Justiça seriam julgados pelo seu caráter e não pela cor da pele. O discurso de Luther King não foi só para os americanos, mas para o mundo inteiro, para todos os governantes e pessoas que lutavam por um mundo melhor. Esse sonho continua vivo em nossas mentes e corações; seu legado pede que continuemos a lutar contra as desigualdades sociais e as intolerâncias raciais, religiosas, imigratórias e, principalmente, contra a degradação e devastação da natureza e da vida na Terra.

José Pedro Naisser

Patrimônio

O destino dado à secular fábrica da Matte Leão retrata a maneira como a sociedade interpreta a cultura, a memória e os processos históricos, ou seja, com absoluto descaso. Pouco vejo sendo feito pelos ditos "intelectuais paranaenses", pelas autoridades e pelo poder público no sentido de preservar o patrimônio arquitetônico de nossa cidade. Na Avenida Cândido Hartmann, esquina com Ângelo Sampaio, havia uma maravilha chamada Vila Julia, que deveria ter sido tombada, mas que também foi demolida.

Alex Walendowsky Horta

Educação

Assisti a uma reportagem em que uma criança chorava porque na sala de aula não havia uma carteira para ela sentar e estudar. Em Brasília, as cadeiras sobram porque os políticos que pedem o voto do povo humilhado simplesmente não comparecem para ajudar a população jogada à própria sorte. A sorte desses políticos é que o povo está escondido nas redes sociais e, quando sai de lá, logo volta rapidinho. Os cordeiros unidos nunca serão leões temidos.

Manoel José Rodrigues, Alvorada do Sul – PR

Segurança

É isso mesmo o que diz Rogerio Galindo: "Mais polícia, menos marketing" (Gazeta, 28/8). É só papo, não se vê uma ação que venha ao encontro das necessidades da população. Também não duvido que daqui a alguns dias não tenhamos nem mais as viaturas novas circulando por falta de combustível.

Hermes Carlos Bollmann

Foro de São Paulo

Parabéns pelo artigo "Foro de São Paulo, 23 anos depois", de Silvio Grimaldo de Camargo (Gazeta, 25/8), um texto lúcido, sintético e opinativo, como devem ser os artigos publicados pelos grandes jornais do mundo.

Alexandre Cruz

Médicos cubanos 1

Um desses médicos, entrevistado por uma emissora de rádio no Aeroporto de Brasília, disse que o salário é o que menos importa para eles, pois o objetivo maior é dar assistência ao povo carente do Brasil. Palavras bonitas e revestidas de sentido humanístico. Entretanto, se relacionam com o verdadeiro objetivo da estratégia estabelecida pelos participantes do Foro de São Paulo.

João Candido de Oliveira Neto

Médicos cubanos 2

Finalmente o governo petista chegou aonde queria desde o início, depois de fazer voltas e mais voltas, que é financiar a combalida Cuba através da compra de serviços médicos. Colocando a ideologia acima de tudo, juntou a fome da necessidade de médicos em locais sem qualquer estrutura com a vontade de comer de um país faminto por ajuda externa e que não consegue andar com suas próprias pernas, dependendo de exportar o trabalho de seu povo.

Ronaldo Gomes Ferraz, Rio de Janeiro – RJ

Médicos cubanos 3

É no mínimo curioso o fato de que contratar 4 mil médicos se torne assunto de máxima urgência após mais de dez anos no poder, e por ser o ministro da Saúde potencial candidato ao governo de São Paulo nas (bem) próximas eleições.

Jair Nisio

Médicos cubanos 4

Concordo com a necessidade de importar médicos mesmo porque os daqui não se sujeitam a atender a pobreza na periferia. Mas não concordo que o pagamento seja feito da maneira como o governo pretende fazer. É o fim do mundo. Eles devem receber o salário direto do país em que trabalham, ou seja, do Brasil. Também fico revoltada com os profissionais brasileiros que só querem atender o povo das grandes cidades e não querem sair do próprio mundinho.

Maria Scarabelot Kobylarz

Diferenças religiosas

A única maneira de lidar com as diferenças religiosas no Egito, e com toda guerra religiosa, seria as pessoas pararem para pensar um pouco. Além da questão religiosa, da disputa de territórios "roubados", deveriam pensar nos mandamentos que existem em todas as religiões do mundo. A base de toda religião é o amor e o respeito ao próximo.

Victor Oliver

Eleição

Sobre a matéria "Bernardinho fará imersão no PSDB para sair candidato" (Gazeta, 27/8), ele é absolutamente um campeão em formar equipes e tem meu voto para qualquer cargo que venha a disputar. Quem ler seu currículo só verá vitória atrás de vitória. É um superbrasileiro que merece todo o nosso respeito. Logicamente, sou seu fã inconteste.

Pita Braga Côrtes

Pedágios

Acredito que o estudo apresentado pelo Tribunal de Contas da União, não irá nem agilizar e nem complicar as negociações para revisão dos contratos de pedágio. Não há o que negociar; é preciso concluir os 140 processos judiciais e acabar com essa roubalheira de uma vez por todas.

Rodrigo Domit Lusa

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]