• Carregando...

Está mais do que comprovado, por psiquiatria e psicologia, que a internação psiquiátrica não cura ninguém (Gazeta, 1/3)! Pessoas com transtornos mentais, dependência química e outras afecções psíquicas têm, em maior parte até que causas genéticas e individuais, dificuldade de inserção social. Retirá-las desse convívio não é tratá-las, mas condená-las à exclusão. A reforma psiquiátrica vem em favor desse argumento, assumindo que os manicômios estão defasados.

Luciana de Almeida Moraes

Educação finlandesa

Infelizmente não temos como chegar ao patamar de educação finlandesa (Gazeta, 28/2). O povo brasileiro não vê a educação como a mola-mestra de uma nação. Não sabemos aprender com os erros e os acertos dos outros povos. Acreditamos em coisas fáceis. estamos em um período de frivolidades. Aceitamos a violência. Temos coisas boas? Claro que temos, mas as ruins "parecem" que dão mais Ibope.

Carlos Roberto Bagatin

Obras em Curitiba

Realmente é vergonhoso verificar as obras em andamento em Curitiba (Gazeta, 29/2). Passando pela Engenheiro Rebouças se percebe a morosidade na conclusão do calçamento, além do serviço mal-feito sendo refeito mais de uma vez, com a quebra do calçamento que estava pronto para realinhar o meio-fio. Enfim um festival de irregularidades sem que se aplique a Lei das Licitações, que prevê que "a execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da administração", no caso a prefeitura.

Luiz Cezar Bittencourt

Nudez nas bancas

Nosso país é feito de contrastes e discordâncias. O mesmo Poder Legislativo, que cuida de classificação de filmes e novelas, alertando sobre o conteúdo ser impróprio, também deve regulamentar o mesmo princípio em qualquer lugar. Crianças que veem fotos de conteúdo sexual sem ter a maturidade para analisá-las começam a ter uma visão distorcida do sexo. Pergunte para qualquer psicólogo sobre expor menores a material pornográfico e ele lhe dirá que a lei considera essa atitude abuso de menor. A lei não veta a venda, mas resguarda o desenvolvimento mental dos pequenos.

Marielen Cordeiro

Antártida

Acompanhei com interesse e comoção os detalhes do incêndio na Estação Comandante Ferraz na Antártida. A inclusão do Paraná no Programa Antártico Brasileiro foi articulada pelo professor Doutor Metry Bacila, uma das grandes referências em pesquisa científica no Brasil. Os pesquisadores estavam ligados ao curso de Pós-Gradução em Ciências Veterinárias, inicialmente coordenado pelo professor Bacila; com sua aposentadoria, assumi a coordenação e pude observar mais de perto o trabalho extraordinário desses pesquisadores. Para os projetos de pesquisa em andamento e para os pesquisadores, a perda de protocolos com os dados obtidos nos trabalhos é irreparável! Esperemos que as autoridades universitárias deem o devido apoio para que os pesquisadores possam rever seus projetos e buscar temas de investigação a serem desenvolvidos longe das particularidades do ambiente antártico.

Clotilde de Lourdes Branco Germiniani

Pedágio

Que os pedágios nos lesaram e continuam lesando todos já sabemos. Basta comparar os valores praticados nos contratos fechados recentemente para a BR-116, que nos liga a São Paulo, e com a BR-376 e BR-101, que nos ligam ao litoral catarinense. Paga-se R$ 13,90 para ir de Curitiba a Paranaguá e R$ 2,80 de Curitiba a Garuva, ou seja, cinco vezes mais por distância semelhante. Agora precisamos mesmo é de uma ação efetiva do TCU para reverter essa situação.

Guy Everson Wolff

Frota do TJ

Atitudes do Tribunal de Justiça como a compra de 90 veículos demonstram como a mentalidade do Poder Judiciário do Paraná está na contra mão do pensamento da sociedade. O fato é muito mais grave do que simplesmente a aquisição da frota.

Luiz Carlos Antunes de Oliveira, professor

* * * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]