• Carregando...

Não seria mais uma negativa da Dilma que me causaria espanto, como esta de dizer que foi o presidente Lula quem indicou Erenice Guerra para substituí-la na Casa Civil, pois nos poderes públicos, principalmente onde o PT e seus aliados estão presentes, já é uma marca registrada (Gazeta, 22/9). O que fico me perguntando é, se um superior hierárquico não desaprova a conduta pessoal e profissional de um subordinado de contato diário, tacitamente não está referendando sua indicação para ocupar cargos em níveis superiores?

Antônio Carlos Ferreira de Abreu Trindade

Casa Civil 1

Entendo que o povo brasileiro, de modo geral, não entende o que se passa na podridão do poder. Além do mais, o povo está tão acostumado com notícias de corrupção, que isso já incorporou no cotidiano das pessoas, tornando tudo normal. Devido a tais fatos, que o escândalo envolvendo a Casa Civil não atingiu a candidata presidencial do PT.

Auri César Pupo

Casa Civil 2

As denúncias de tráfico de influência não atingiram a candidatura de Dilma porque o povo sabe que isso sempre existiu e sempre existirá em todos os governos: seja ele federal, estadual ou municipal. Isso só vem à tona em épocas de eleições. É um querendo derrubar o outro. Como se o outro candidato foi o mais íntegro da Terra.

Osvaldo Vicentini

Gestão pública

Os cargos públicos tornam-se barganha de troca principalmente em momentos eleitorais. O absurdo é que geralmente esses cargos são ocupados por políticos aposentados ou rejeitados nas urnas. Na própria estrutura do Estado, o chamado cargo comissionado ou de confiança é ocupado por cabos eleitorais. O nepotismo ainda prevalece na cultura política brasileira.

José Luciano Ferreira de Almeida

Campanhas eleitorais

Observando o programa eleitoral, concluo que nada mudou, ou pior, acho que não mudará nunca! As pérolas confeccionadas com esmero pelos candidatos são dignas de um livro de piadas. E existem as de mau gosto.

Robison Goulart

Ficha Limpa

Lula não moveu uma palha para que a Ficha Limpa se tornasse lei, embora, espertamente, a tenha aprovado sem vetos, sabendo do desgaste que qualquer mudança traria para si e para sua candidata. Deve ter se assustado com os 85% de aprovação popular da lei, índice maior do que a aprovação do seu governo. Mesmo assim, Lula continua ignorando o anseio do povo brasileiro por ética e honestidade, fazendo vista grossa para a lei ao promover e se associar com renomados fichas-sujas, enquadrados ou não na Ficha Limpa, mas que deveriam estar banidos para sempre da política nacional. Só o que importa para ele é o seu interesse pessoal de se manter o todo-poderoso do momento.

Ronaldo Gomes Ferraz, engenheiro

Sobrevivência

Percorro as matas da Serra do Mar há mais de 30 anos e reconheço que a estratégia adotada pela Denise Ciunek, mulher que ficou 17 dias perdida na mata, não foi a melhor a ser tomada. Sempre que faço a trilha, encontro jovens perdidos, fato que não deveria acontecer, pois a trilha é bem sinalizada, o que falta é consciência dos trilheiros!

Gilmar Tabôr

Limpeza

Parabéns pela informação e esclarecimentos dados à população, por meio da matéria "É possível limpar a casa com menos química" (Gazeta, 22/9), nos passando dicas e maneiras de manter as coisas limpas e cheirosas sem ter um impacto ambiental tão grande.

Mauro Dallan

Plano anticrack

Espantoso como no Brasil tudo se faz de um jeito torto. Em vez de tratarem as causas, agora despejam milhões em medidas paliativas quando todo mundo sabe que a questão das drogas vai muito além de saúde. É preciso investir em educação e oportunidades de trabalho digno para que as pessoas, principalmente os jovens, enxerguem que a vida vale a pena. Sinto muito em ver jovens que se drogam simplesmente para matar o tédio e experimentar coisas novas. Sinto por estarem jogando fora toda uma vida.

Cristina Esteves Schuster

Trânsito

Verificamos que o número de veículos em circulação aumentou muito nesses últimos anos. Com isso, as pessoas estão estressadas, mal-educadas na condução de veículos, apressadas. Cortesia, prudência e educação no trânsito não existem. O dever do cidadão é transitar sem oferecer perigo ou obstáculo a si mesmo, a terceiros e ao meio ambiente. O direito do cidadão é usufruir de vias seguras, corretamente sinalizadas, ser educado para dirigir com perfeição, opinar e sugerir alterações no código e solicitar alterações na sinalização, fiscalização e segurança. São vitais a conscientização do povo e a maior participação das autoridades em campanhas educativas, para termos um trânsito melhor.

Nelson Carnieri

Carro na garagem 1

Definitivamente Curitiba não está preparada para ciclistas. Essa é uma triste constatação. Desde que comecei a trabalhar de bicicleta em julho, houve muitas vezes em que não fui respeitado. Certo dia estava andando, quando um motorista, sem olhar, sem ligar o pisca, simplesmente virou na minha frente para entrar em um estacionamento, bati em cheio na lateral do carro, não discuti com o homem e segui viagem. Mas é essa a realidade dos ciclistas!

Flademir Tozato

Carro na garagem 2

Infelizmente, em Curitiba, a maioria dos motoristas não tem a mínima noção de civilidade, não respeita distâncias mínimas ao ultrapassar um ciclista, entre outras situações. Digo isso como ciclista que sou. As ciclovias estão se deteriorando, pedestres invadem sem cerimônia o espaço destinado às bicicletas. Enfim, um meio de transporte inteligente não pode ser utilizado no dia a dia por simples falta de educação da maioria das pessoas.

José Luciano Gasparello

Semáforos 1

Creio ser desnecessário instalar semáforos temporizados para auxiliar o motorista em cruzamentos com radares. O que precisa é mais prudência e educação por parte desses péssimos motoristas que reclamam e descumprem a lei.

Darci de Andrade

Semáforos 2

O projeto de lei sobre a necessidade de se instalar radares apenas em semáforos temporizados é completamente idêntico às leis existentes em vigor nos estados do Rio de Janeiro, em São Paulo e, com certeza, também em outros estados. Nada tem de incompetente tal projeto nem o autor do texto.

Ireno Vicente, aposentado

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]