• Carregando...

Parabéns ao prefeito de Curitiba e toda a equipe de governo pela inauguração da Unidade de Saúde Mãe Curitibana. Agora vamos esperar os Prontos-Socorros Infantis 24h, anexo aos Postos de Saúde, prometidos em campanha. As crianças, que de madrugada enfrentam uma verdadeira via-crúcis, com dor e sofrimento, esperam receber a mesma atenção que a Prefeitura de Curitiba está dando às queridas mães da cidade. Aí, a comemoração será completa.

Aristides Girardi, economista e EmpresárioCuritiba, PR

Rebelião 1

Estamos estarrecidos com os acontecimentos no estado de São Paulo. Vivenciamos uma guerra civil, comandada pelo PCC, em nome de presidiários de alta periculosidade, que se acham no direito de mordomias. Deveríamos contar com presídios auto-sustentáveis. Os que lá estiverem precisam trabalhar e não sobrar para o cidadão de bem o ônus do sustento desses marginais. Uma reforma no Código Penal e no Processo Penal, que não houvesse redução de pena por dias trabalhados, e por ser réu primário, que fosse aplicado o instituto da medida da segurança, em que aos 30 anos (máximo de cumprimento da pena) o réu, ao cumprir este prazo, não fosse libertado se constatado não estar apto ao retorno à sociedade.

Sueli MacagnanGuaratuba, PR

Rebelião 2

Direitos humanos? Onde estão? Onde estão os defensores agora para se manifestarem a favor do bombeiro morto covardemente pelos bandidos? Onde eles estão escondidos para defenderem os direitos das famílias dos policiais civis que foram assassinados sem estarem de serviço? Vamos mudar os conceitos ou seremos nós, cidadãos, os verdadeiros presos dentro de nossas casas, com toque de recolher imposto pelos bandidos que estarão nas ruas prontos para o confronto com quem ousar desafiá-los. Vamos dar um basta nisso tudo já.

Danilo Johann, publicitárioCuritiba, PR

Rebelião 3

O previsível aconteceu. Anos de descaso com a segurança pública no Brasil; leis elaboradas em benefício dos bandidos, tudo em favor dos bandidos, invertendo a responsabilidade de criminosos para a sociedade. Seria ótimo que, daqui para diante, se investisse em educação e emprego. O povo não pode esperar por uma solução de longo prazo. Urge uma ação rápida e eficaz. Sugiro uma ação conjunta de Exército, Polícia Federal, Polícia Civil e Militar.

José Antônio Lucchesi, delegado de Polícia 2.ª ClasseMarilândia do Sul, PR

Sem provas

Na nota de esclarecimento sobre supostas contas de integrantes do governo Lula no exterior, a Veja saiu-se com esta: "A revista, em sua reportagem, não afirma que a conta bancária atribuída ao presidente Lula é verdadeira. Também não diz que é falsa, por não dispor de meios suficientes para fazê-lo". Ora, que tipo de jornalismo é esse que publica algo que não é verdadeiro ou falso? Ou, pior ainda, publicou algo sem sequer ter investigado se era verdadeiro ou falso. É esse tipo de jornalismo que nos deixa envergonhado.

João Augusto Moliani, professor universitárioCuritiba, PR

Futuro

Todos os dias, eu levo minha filha à escola e a deixo no portão. Espero ela entrar e volto para casa. Tenho quase que a certeza de que ali ela poderá aprender conteúdos, conviver e respeitar os outros. Os profissionais que ali trabalham estão comprometidos com a educação e vão complementar a sua formação para uma vida em sociedade. Mas ao mesmo tempo começo a pensar que tipo de sociedade ela encontrará no futuro. Será que as escolas públicas estão preocupadas e comprometidas realmente com a educação? Será que os professores são realmente capacitados e têm condições de ensinar e formar a mesma sociedade que os alunos de escolas particulares estão sendo preparados. Infelizmente, talvez as respostas sejam não. Por que eu vou me preocupar com isso? Esse problema não é meu. Eu não preciso fiscalizar nem cobrar nada, isso não faz parte de minha sociedade. No futuro talvez exista uma sociedade particular onde somente as pessoas preparadas poderão viver nela, e tudo o que vemos hoje nos noticiários sejam apenas notícias que jamais nos afetarão. Afinal, nós e nossos filhos viveremos em uma sociedade particular. Será que podemos chamar isso de futuro?

Eliane Seratiuk Flores, professoraCuritiba, PR

Equiparação salarial

Depois da aprovação do salário mínimo regional e do reajuste do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE), cabe aqui perguntar como fica a equiparação salarial dos servidores estaduais do Quadro Próprio do Magistério (QPM) e o sancionamento das Leis Complementares 149 e 150, de 2006, já aprovada pela Comissão de Finanças no último dia 10.

Darice A. D. ZanardiniCuritiba, PR

Detran

No dia 23/4/06, às 11 h, uma caminhonete abalroou o meu veículo, estacionado regularmente próximo do Largo da Ordem e fugiu. Dia 24/4/06, fui ao Detran da Rua João Negrão, onde me informaram que deveria pagar uma taxa de R$ 19,70 por uma "certidão" que só informava o nome do proprietário da caminhonete e não informava seu endereço. É lamentável que o Detran cobre por um (des)serviço do proprietário, com o seu IPVA em dia, que teve seu patrimônio danificado. Quanto mais deverei gastar para ser ressarcido do meu prejuízo?

Mauro LisboaCuritiba, PR

Polícia Militar responde

A leitora Vanda Bilski reclamou de possíveis cenas de constrangimento por parte de policiais militares contra seu filho. A Polícia Militar do Paraná, que aplica exame rigoroso para selecionar os candidatos, justamente para que fiquem somente os melhores para prestar um serviço de qualidade à população, reconhece que existem alguns desvios, mas a Legislação Policial Militar é bastante rigorosa, e realmente pune àqueles que cometem alguma transgressão na execução do serviço. Convidamos a nobre leitora para visitar um de nossos quartéis, até para que possamos verificar se existem maiores dados sobre esta possível agressão, para que possamos tomar as medidas necessárias, a fim de aprimorar a cada dia o serviço prestado à comunidade paranaense. Caso queira a reclamante, ou qualquer outra pessoa, pode acessar nossa página na internet e manter contato com a Polícia Militar. O endereço é www.pm.pr.gov.br.

Assessoria de Imprensa da PMPR

*****

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]