• Carregando...

Sou a favor da redução (Gazeta, 9/6). Para eleger um presidente o menor tem consciência do que está fazendo, mas para matar o semelhante barbaramente ele nao tem consciência do que está fazendo? Balela de jurista: o menor sabe, sim. Os juristas entendem de leis, mas não entendem nada de consciência. Mas não vale a pena somente reduzir a idade: as penas deverão ser muito duras para o menor que cometer crimes de homicídio. Onde o menor vai cumprir a pena e pagar sua dívida com a sociedade é responsabilidade do Estado.

Domingos Marconato

Maioridade penal 2

Países como Inglaterra, EUA e Alemanha aplicam penas a infratores com idades mais tenras que as que estão sendo discutidas pelo Congresso. Comecei a trabalhar aos 13 anos, também estudei e não tenho nenhuma sequela por causa de ter iniciado muito cedo. Sugiro que as penas aos adolescentes sejam aplicadas em escolas em regime fechado, para que o detento criminoso possa passar por avaliações e iniciar o aprendizado de uma profissão em conjunto com o ensino médio, sendo direcionado para o mercado de trabalho e também para as universidades.

Augusto Santos, empresário

Maioridade penal 3

Sou a favor da redução da maioridade penal, pois deve-se punir o crime e não a idade. Queimar uma pessoa viva é falta de maturidade? Mas também deve-se manter separados o menor infrator e o menor assassino. A prisão no Brasil realmente não recupera o criminoso, mas qual a solução? Soltar todos os presos? Pelo menos que eles sejam punidos, e vamos nos preocupar em tentar recuperar as famílias das vítimas.

Ronald Lewis Karp

Maioridade penal 4

Os estudos nos EUA mostraram que a redução da maioridade penal não tem conseguido reduzir a criminalidade. Mas quem garante que não tenha contribuído para barrar seu crescimento?

Francisco Barros, Ponta Grossa – PR

Jetons 1

Enquanto nós, mortais, pagamos com maior ou menor grau de dificuldade nossa conta de luz e água, "nossas" estatais pagam R$ 7,3 mil e R$ 1,8 mil pela pseudoparticipação em suas reuniões mensais (Gazeta, 9/6). Para ser homem público é necessário, acima de tudo, respeito pela população e exemplo, coisas que passam longe de nossos políticos.

Airton Moraes

Jetons 2

O que essas pessoas entendem de energia, ou telecomunicações? Os conselheiros deveriam ser engenheiros do ramo, e poderiam ser ex-funcionários que dedicaram a vida à empresa.

Hermes Carlos Bollmann

Gastos públicos

Oportuno o texto "Não para de crescer", do professor Belmiro Valverde (Gazeta, 9/6), alertando para o crescimento contínuo e exagerado da máquina pública deste nosso estado e país. Esse crescimento de custeio dificulta ainda mais o necessário investimento na infraestrutura e continua dificultando e retardando nosso crescimento econômico, fazendo-nos perder competitividade.

Marcos Domakoski

Mercado imobiliário

A verticalização urbana é uma burrice sem tamanho dos tempos modernos, em que a falta de infraestrutura acarreta grandes problemas, tais como mobilidade urbana e saneamento. Um prédio como o que está sendo construído na Rua Vicente Machado com a Rua Visconde do Rio Branco é absurdamente incompatível com sua localização. Imaginem como será o trânsito nas suas imediações.

Vilson Bonacin

Prostitutas 1

Quero agradecer por textos assim (Gazeta, 6/6), defendendo a mulher a partir de uma ética verdadeiramente cristã. E, mesmo que não se queira religião como pano de fundo, esses argumentos são dos melhores e mais aceitáveis, fundados em noções corretas de dignidade e direitos humanos.

Alexandre Magno

Prostitutas 2

A primeira forma de o governo e a sociedade ajudarem essas pessoas é exercitar para com elas o amor! Depois, reconhecer que tais casos são fatos sociais, e que com eles surgem outras formas de exclusão, a violência, drogas e as doenças. Penso que é contraditório ser feliz estando vulnerável e sujeito a tantas consequências dolorosas. Nesse ponto a campanha peca!

Padre Jesus Messias, Campo Largo – PR

Transporte coletivo 1

O mundo vem buscando soluções de transporte de massa no modal sobre trilhos. No Brasil estão em curso mais de 50 projetos de implantação ou expansão de metrôs, VLTs e monotrilhos. Curitiba não pode esperar mais! A resistência do Ippuc contra os trens, durante décadas, já custou muito caro para nós, curitibanos. Em vez de arrancar trilhos, deveríamos usá-los não só para resolver o problema de transporte de passageiros, mas também para reduzir o impacto ambiental.

Paulo Ferraz, engenheiro

Transporte coletivo 2

É imprescindível a Gazeta fazer outra matéria sobre o assunto (Gazeta, 7/6). Para o usuário não há como entender isso que a Comec chama de "otimização". Tiraram o Ctba/Apolo (trajeto de 40 minutos direto) e deixam linhas "alternativas", como o Iná (que leva mais de 1 hora e exige ir ao terminal), de alguns horários de pico e também aos sábados e domingos. Utilizo essa linha em todos esses dias e vejo que existe demanda nesses horários. Parece que a "solução" para não aumentar a passagem em Curitiba é prejudicar os moradores de São José dos Pinhais.

Adriana Cássia da Costa

Ministro do STF

O advogado militante de esquerda escolhido para ministro do STF, Luís Roberto Barroso, disse que não precisava deixar uma carreira vitoriosa como advogado e professor para fazer um mau papel alhures. Esqueceu-se do papelão que fez em defender tese contra a extradição de um criminoso já julgado à revelia e condenado em tribunal italiano como terrorista?

Paulo Marcos Gomes Lustoza, Rio de Janeiro – RJ

Wi-fi público

Quanto custa ao município o wi-fi "grátis" da prefeitura de Curitiba (Gazeta, 8/6)? Quem realmente se beneficia com esse serviço? Nas praças e parques listados nunca vi alguém com um notebook aberto, desfrutando o serviço – talvez o beneficiado seja quem mora no entorno? E, principalmente, não seria melhor a prefeitura gastar esse dinheiro em coisas como educação, saúde e segurança, que talvez beneficiem um público maior que aqueles que teoricamente vão passear em parques carregando um computador?

Alvaro Antunes

Cesarianas 1

O aumento das cesáreas (Gazeta, 8/6) pode estar ligado à segurança e à comodidade da mãe, que sabe o dia e horário em que irá nascer o seu filho, mas tudo depende do aconselhamento dado por profissionais e, principalmente, do médico que a acompanha, sempre vendo os riscos do procedimento. Mas jamais poderemos esquecer que sempre deve ser levado em consideração o livre arbítrio da mãe, já que ela sente-se responsável por duas vidas e a sua decisão é muito importante nesse caso.

Oscar Abadie

Cesarianas 2

Parabéns pela matéria sobre os benefícios do parto normal. Concordo plenamente que uma cesárea, na maioria das vezes, aqui no Brasil é totalmente desnecessária. Na primeira consulta eu já ouvi vários médicos perguntarem "vai querer cesárea, não vai?". Eu fiz três partos normais e minha nora, agora, fez parto normal também; levou exatamente 50 minutos. Faltam mais informações para as futuras mamães, de que um parto normal é bem melhor para mãe e filho, e hoje é praticamente sem dor.

Miriam Machado

Novos municípios

A criação de municípios é certamente mais um projeto político desnecessário. Distritos que não têm nenhuma infraestrutura passarem a município só trará despesas, atraso e o pior, mais vagas para políticos, não acrescentando nada de positivo para a população.

Hernani Bergossi

Oposição

Coisas bizarras estão acontecendo na política. O governador paulista, Geraldo Alckmin, viajou para o exterior e o ministro Afif Domingos foi exonerado do Ministério da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (do governo petista) para poder assumir o governo de São Paulo (do PSDB). Ao retorno do titular, no dia 12, o sr. Afif será reempossado no cargo de ministro. Além do deboche geral, parece mesmo que a oposição no Brasil vendeu a sua alma ao diabo por mísero cargo figurativo.

João Rubens Jacyszen

Aposentadorias

Até quando seremos obrigados a ver ex-governadores, presidentes, senadores etc. brigando na Justiça pelo direito de ter aposentadoria? A minha pergunta é: eles trabalharam 35 anos? Contribuíram com a Previdência Social para ter esse direito como nós, trabalhadores reais, que levantamos cedo, pegamos três ônibus, caminhamos, estamos sujeitos aos assaltos (agora arrastões) nos biarticulados, trabalhamos 40 horas semanais, e não três dias da semana com direito a moradia gratuita? E ainda querem retroativo?

Eliane Santos

Segurança

A sociedade tem o direito a ações preventivas por parte da PM, mas essa atividade é muito limitada. A polícia comunitária deveria ter mecanismos práticos para dar resultados. Alguns bairros, por iniciativa própria, implantaram os alarmes comunitários e o Jardim Santa Mônica, em Colombo, é um deles, com bons resultados preventivos. Sugiro que o estado patrocine e experimente em alguns locais essas alternativa. O aumento do efetivo é importante, mas criatividade vale muito.

Luiz Eduardo Hunzicker, Colombo – PR

Internação involuntária

Infelizmente, a droga, seja de qualquer tipo, retira do indivíduo o senso crítico e racional, colocando-o em uma situação de vulnerabilidade. A internação involuntária mostra-se nesses casos um meio de livrar o viciado, mesmo que temporariamente, da autoflagelação, degradação e consequentemente a morte. Tal internação, mesmo que não seja eficaz do ponto de vista terapêutico, ameniza o sofrimento daqueles que convivem com o viciado.

Marcelo Rebinski, historiador

Autocaixa

Se com funcionários do supermercado no caixa o atendimento já é demorado, imagine agora até você mesmo passar as suas compras, e ter de esperar as pessoas leiam todas as instruções para usar o equipamento?

Conrado Pianaro

Índios

Com muito sacrifício o trabalhador brasileiro leva a vida inteira tentando comprar a casa própria ou um terreno a fim de construir e livrar-se do impiedoso aluguel; mas o trabalhador não tem o mesmo privilégio dos índios, que não gostam de trabalhar, mas possuem máquinas fotográficas e filmadoras, expressam-se corretamente no idioma português e, o tempo todo, reivindicam terras. Urge que ensinem aos índios que, para obter sua própria terra, devem trabalhar para comprá-la, como faz todo trabalhador brasileiro.

Alberto Nunes

Salários dos servidores

Sou servidora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e acho absurda a Resolução 151 do Conselho Nacional de Justiça. Os juízes e servidores públicos do Judiciário estão sendo tratados como verdadeiros bandidos, à medida que o CNJ impõe a divulgação/publicação das verbas que lhe são pagas, juntamente com o nome e a lotação de cada funcionário ou magistrado. Daqui a pouco vão querer divulgar também nosso endereço residencial, telefone e a escola onde estudam nossos filhos! O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, de forma acertada, entende que os direitos da inviolabilidade, intimidade, vida privada, honra e imagem dos seus servidores estão sendo feridos.

Ana Paula Schmitt dos Santos Portes

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]