• Carregando...

Absurdo o Senado derrubar a redução da maioridade penal (Gazeta, 20/2). Esses governantes e representantes jurídicos deviam ter vergonha, ou melhor, passar pela mesma situação das famílias que tiveram seus entes queridos tirados por esses bandidos que ainda são chamados de crianças. O pior é que o povo fica quieto e a cada dia mais famílias são destruídas. A população precisa agir; do contrário, aonde iremos parar?

Arnaldo Lavado Ferreira

Manifestações 1

Por que ninguém aventou publicamente a possibilidade de o governo federal estar por trás das manifestações pacíficas e legítimas que tiveram início em junho do ano passado e foram encerradas drasticamente, de uma maneira violenta, estranhamente diferente da postura do nosso povo, sempre tão carnavalhescamente pacífico? A quem interessa não ouvir os anseios do povo?

Maria Beatriz Nicolau dos Santos Carneiro

Manifestações 2

Por que nossos governantes têm tanta ojeriza em seguir o que deu certo nos países desenvolvidos? Lá existe lei que autoriza manifestações com data, hora marcada para começar e acabar. Mas nosso ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, acha dispensável que passeatas tenham autorização prévia. Nossas cabeças pensantes acham que colocar ordem tira a "liberdade nas manifestações", quando apenas daria a toda a população a alternativa de participar ou fugir do caos provocado pelos protestos.

Beatriz Campos, São Paulo – SP

Perda de mandato

A aprovação da proposta que determina a perda imediata do mandato do parlamentar condenado por improbidade administrativa ou crime contra a administração pública é uma boa notícia em meio a tantas tentativas de burlar os códigos de ética e o bom senso, em tempos em que afrontosamente se faz vaquinha para ajudar condenados a pagar suas penas.

Myrian Macedo, São Paulo – SP

Auxílio-moradia

O Poder Judiciário, aquele que deveria ser o guardião das prerrogativas éticas e morais em um Estado de direito, corre sérios riscos de perder sua credibilidade em nosso estado. Contrariando o CNJ e andando na contramão da história, o TJ, ao insistir na aprovação do auxílio-moradia para desembargadores, banaliza o princípio clássico de justiça social, dando aos seus pares concessões dispendiosas em detrimento da maioria da população que não goza do direito a uma moradia digna.

Marcelo Rebinski, historiador

Vereadores

É uma vergonha a quantidade de funcionários na Câmara de Curitiba, e mais vergonhosos ainda são os salários que recebem. A mesma situação se repete em muitos municípios do interior do Paraná. Fui vereador em União da Vitória durante nove anos e as sessões ocorriam diariamente. Não tínhamos funcionários, vencimento ou verbas, mas trabalhávamos para a comunidade.

Ireno Vicente

Curitiba

Quando Curitiba perdeu a modéstia (Gazeta, 20/2), ela se perdeu. Perdemos nossa essência de Capital Ecológica. Ser ecológica é ter meios de transporte diferenciados e eficientes, escolas bem cuidadas em todos os níveis. É ter educação para o trânsito; é amar nosso jeito. Houve um tempo de maior planejamento, com administradores que pensavam em soluções. Hoje é só mar­keting e pouca ação.

Mirian Fioravanti

Copa do Mundo 1

Confirmado o aporte financeiro para a conclusão da obra visando à Copa, olhei para meus carnês de IPTU, para um recente pagamento de ITBI, que não é pouco, e, fazendo uma comparação com minha rua sem calçamento, resolvi solicitar os préstimos dos repórteres da Gazeta do Povo que publicaram os Diários Secretos, para que acompanhem onde foi parar o dinheiro, e como o detentor do estádio vai honrar seus compromissos. Talvez assim eu me conforte um pouco.

Roberto Hamilko

Copa do Mundo 2

Não gosto de futebol e tenho consciência de que permaneço meio sozinho nessa aversão. Mas apreciei a aprovação final de Curitiba para sede de uns jogos da Copa. Afinal, isso, no conjunto, há de significar bons rendimentos a uma pá de gente. Isso é bom para Curitiba. É bom para todos nós. Tirantes algumas pisadas na bola, como a intervenção de verbas públicas em propriedades privadas, não há como deixar de festejar o evento futebolístico mais importante do mundo.

Benedicto Bueno

Copa do Mundo 3

Não é mais o momento de ser contra ou a favor da realização dos jogos, ou sobre a questão de colocação do dinheiro público em propriedade privada, além das obras intermináveis pela cidade. A Copa tem de acontecer, pois o prejuízo com a não realização do evento em Curitiba seria imensamente maior que os custos dos investimentos. O momento de ser contra foi em 2007, quando o governo populista do PT acertou com a Fifa, sabe-se lá de que forma, a realização da Copa no Brasil. Agora é tarde para protestar.

Afonso Celso Beraldi

Aliança do Pacífico

A Aliança do Pacífico, fundada em 2012 e integrada pelo Chile, Peru, Colômbia e México, sem alarde, burocracia e politicagem, continua avançando – com tarifas zero para mais de 90% dos produtos comercializados – a todo vapor para uma área de livre comércio com a União Europeia e os Estados Unidos. Por outro lado, o Brasil, que faz parte do Mercosul, está perdendo mercado externo, devido aos elevados custos internos como logística, tributos, burocracia e baixa produtividade.

Edgard Gobbi, Campinas – SP

Pichação

A Guarda Municipal prendeu dois bolivianos que picharam o viaduto da Avenida Sete de Setembro com o emblema do time deles. A Guarda Municipal fez o seu papel, prendeu e os encaminhou à Delegacia do Meio Ambiente. Mas, por serem estrangeiros, os dois acabaram liberados, sem pagamento de multa ou quaisquer outras medidas punitivas. Que péssimo exemplo! Se já não bastassem os pichadores que temos, agora precisamos aguentar os que vêm de outros países.

Paulo R. Castellano, administrador de empresas

Venezuela 1

O que assusta é a violência desenfreada na Venezuela, e acredito que logo teremos algo parecido com isso por aqui, devido à insatisfação popular com o desperdício do nosso dinheiro com essas obras inacabadas e superfaturadas da Copa, gastos de bilhões em outros países, enquanto o nosso está numa situação caótica, principalmente na saúde, educação e segurança.

Airton Kraismann

Venezuela 2

O que ocorre na Venezuela tem origem nos desmandos do governo anterior e na continuidade com Maduro. Falam em democracia, mas parece que a desconhecem. O povo venezuelano não merece o que está acontecendo atualmente. Preocupa-me essa proximidade das autoridades brasileiras com o governo venezuelano.

Reinaldo Pereira

Radicalização

A política é a única responsável pela onda de violência e terrorismo que assola o país, prejudicando manifestações legítimas e pacíficas de um povo que acreditava que teríamos um governo minimamente democrático. Sem objetivos nítidos, com ideologias oportunistas escancaradas e rançosas, a radicalização cresceu como erva daninha no mais propício dos solos.

Beatriz Leme Gonçalves Nascimento

Carli Filho

Nestes cinco anos do ocorrido, tivemos oportunidade de ouvir e ler muitas considerações sobre o caso Carli Filho. Mas ter de ouvir do seu advogado de defesa que houve a invasão da pista, que foi como invadir o trilho de um trem e que por isso ocorreu o acidente é uma afronta muito grande. Na velocidade em que o deputado dirigia quem estivesse no outro veículo, mesmo olhando com toda a atenção, não teria como vê-lo.

José Carlos Ferraro

Pesquisa

Com o mando nas mãos e na ponta da caneta, e com a herança das urnas eletrônicas que obedecem eletronicamente a qualquer mando da situação, qualquer petista iria se eleger. Por que tanta pressa em finalizar resultados nas eleições no país, se o cidadão, idoso ou não, espera até três meses para ser atendido pelo SUS? É só retroceder o sistema eleitoral para o antigo, e veríamos quem venceria.

Paulo Roberto Prestes

Política 1

O Brasil é um país democrático e todos têm o direito de se candidatar ao pleito legislativo. Porém, fazendo uma breve leitura nos livros de História, vemos que as extintas capitanias hereditárias nunca saíram de moda. Hoje os caciques da política pretendem manter a hegemonia política colocando seus descendentes (Gazeta, 16/2) no comando das cidades e estados.

Luciano Atamanzuck

Política 2

Mas do que nunca está claro que quem acabou com este país foi a classe política. Desde os anos 30 eles somente querem defender o seu lado, sem fazer nada em favor do povo. Passou a ditadura, começou 1984, que seria a renovação da nação, mas nada melhorou. Só se multiplicaram as incertezas.

Mauro Pedro Ribeiro de Castro

Economia

As notícias sobre os resultados econômicos obtidos em 2013 pelo governo do partido 13 como o PIB, a dívida pública e os custos da máquina pública são desalentadoras. Acrescente-se a falta de infraestrutura, os apagões, a má qualidade da saúde e educação, a criminalidade em alta. Mas o que esperar de um país desgovernado pelos péssimos políticos e eleitores que os elegem e reelegem mesmo após várias denúncias e administração incompetente?

Mário A. Dente, São Paulo – SP

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]