• Carregando...

O problema de superlotação nos presídios começa quando não há escolas para todos esses jovens (Gazeta, 13/8). Dias atrás uma amiga foi assaltada e agredida por um adolescente que já tinha três passagens pela polícia. Ele ficará mais 40 dias internado em uma casa de recuperação. Sabemos que isso não consegue recuperar ninguém, além de aumentar a revolta desses adolescentes. Trazer o assunto à tona é sempre uma boa maneira de tentar resolver o problema, principalmente em ano de eleição. Acredito que a educação é o melhor remédio. Oferecer aulas o dia todo talvez leve a eles um pouco mais de informação, um pouco mais do mundo que conhecemos, que não é de todo ruim. Um mundo que apresenta possibilidades, algo diferente do que eles conhecem.

Dil Costa

Menores infratores 2

A superlotação de presídios é uma amostra clara de que até esse sistema está falido. Homicidas que, em países de primeiro mundo ficariam vários anos atrás das grades, são liberados em poucos dias com alegação de falta de vagas. Talvez em uma situação inusitada em que um senador, um deputado federal, seus familiares ou até mesmos juízes e promotores estejam entre as vítimas desses bandidos, algo comece a ser feito a respeito. Por enquanto a sociedade em geral paga o alto preço, muitas vezes com a própria vida, por mais esse descaso.

Eduardo Barazetti

Debate

O primeiro debate na tevê entre os candidatos ao governo do estado foi o mesmo que não tivesse acontecido (Gazeta, 13/8)! Durante o debate não aconteceu nenhum confronto direto entre os dois principais candidatos. Os debates em si devem ter confronto, discussões sobre assuntos com que nós o povo temos sofrido, como violência, a questão da saúde sucateada, o transporte de baixa qualidade, entre outros temas que devem ser abordados.

Anália de Fátima Paulino

Anistia

Até que enfim uma instituição deste país resolveu colocar o dedo na ferida dessa imoralidade que são essas indenizações e pensões concedidas a pessoas que lutaram contra a ditadura militar (Gazeta, 13/8). Não é possível que pessoas que digam terem lutado por um ideal hoje apresentem à sociedade uma conta para que sejam ressarcidas justamente pelo fato de terem lutado por algo maior. Mas que ideal era esse que requer pagamento de compensação monetária por ele, sobrecarregando os pagantes de impostos com uma conta absurda, que está inclusive enriquecendo esses idealistas, enquanto empobrecem o país?

Zulma Jacinto Garcia

Palmada pedagógica

Não concordo com a proibição das palmadas pedagógicas. Creio que toda mãe e todo pai sabem como deve educar, ensinar e disciplinar seus filhos. Se for necessário das umas palmadas, não hesitar.

Mariza Frezatti

Cursos

De acordo com a matéria sobre cursos tecnológicos (Gazeta, 13/08), grande parte deles é gratuito, devendo haver maior divulgação por parte dos órgãos competentes, ou seja, as instituições federais. Dessa forma haveria uma procura maior por parte dos interessados, reduzindo o tempo em sala de aula e aumentando o número de profissionais qualificados no mercado de trabalho que atendam às necessidades exigidas com maior rapidez do que os cursos de bacharelado.

Mônica Cristina Pessoa dos Santos

Diários secretos

A justiça humana, que tarda, nada mais é do que injustiça institucionalizada. Isso responde ao que vem acontecendo em nossa Assembleia Legislativa. Homens que se julgam acima da lei e da ordem são os piores exemplos de cidadania.

Marcos A. Cavalcanti

Criança sequestrada

Há pessoas que não aprendem com os fatos. A televisão pode se tornar preto-branco de tanto mostrar fatos semelhantes de rapto de recém-nascidos, mas sempre haverá alguém que cairá no golpe. Bastaria que as maternidades orientassem as parturientes para que, antes de entregar a criança para qualquer pessoa, caracterizada de médico ou enfermeira, entrassem em contato com a administração do estabelecimento e solicitassem a presença de mais um profissional naquele momento.

Luiz Alves

Enem

O Enem é um avanço na educação brasileira! Mas lendo reportagem a respeito do ranking das 500 melhores universidades do mundo, o Brasil figura com apenas seis e todas acima da centésima posição, três em São Paulo, uma no Rio de Janeiro, uma em Minas Gerais e uma no Rio Grande do Sul. Será que não está na hora de nossos governantes olharem realmente para a educação como tema principal e deixar Copa, trem-bala e outras coisas mais em segundo plano? No Paraná políticos poderiam tocar no assunto!

Hernani Paulo Bergossi

Fila na área da saúde

Independentemente de utilizar o SUS, planos de saúde ou particular, sempre há algum atraso, seja no atendimento, seja no agendamento de alguma consulta. Se falarmos apenas do SUS, temos filas nos postinhos, demoras em hospitais. O problema é a superlotação, o número precário de médicos e equipamentos, ou seja, o atraso é reflexo da falta de investimentos no setor da saúde.

Claudecir Moreira

Lobby para o estado

Embora o termo lobby esteja na concepção popular vinculado à ideia de ilegalidade, qualquer representante público deve buscar defender os interesses de seus representados, já que fazer lobby é ato natural. Afinal, todos nós defendemos nossos interesses em qualquer esfera. Assim, toda a manifestação na defesa dos interesses de um grupo de pessoas, no caso a população do estado, além de ser um direito de todos, é dever do nosso futuro governador.

Gisele Buquéra Bettes

Pais adotivos

Pagar para que pessoas adotassem crianças não seria o ideal. Isso seria caracterizado como um emprego. Os pais adotivos da criança visariam somente ao pagamento e não dariam a ela carinho e atenção espontâneos. É muito difícil criar uma criança hoje. Tem de ter muita disposição, paciência, equilíbrio e amor incondicional. E isso dinheiro não compra!

Andressa Irene Piccoli

Resgatar e combater

Para solucionar os problemas que temos com viciados e o tráfico de drogas, seria uma série de melhoras que teríamos de ter desde a educação, segurança, saúde, policiamento e até geração de empregos. Uma coisa leva à outra. Temos os viciados em drogas porque temos traficantes que as vendem. Para isso basta a polícia fazer seu papel de combater esse questão de tráfico de drogas. O problema é que em muitos lugares, não somente de Curitiba, existem policiais que se deixam levar pelos traficantes e acabam se vendendo. Aí fica difícil deixar nas mãos deles se é ali que começa o crime!

Vinicius de Lara

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]