• Carregando...

Comentários no site da Gazeta do Povo

Burocracia

"Concordo plenamente com José Pio Martins. O problema é o burocrata ter sabedoria suficiente para perceber quando sua medida será um impulso e melhoria para a sociedade ou um impedimento."

Orlando Galvez, no artigo "A maldição da burocracia" (Gazeta, 21/2).

Imposto de Renda

"Fico furiosa quando pego meu contracheque e vejo o valor que foi descontado de IRRF. Eu poderia fazer muita coisa útil para a minha família com esse dinheiro, que vai de mão beijada para sustentar um governo medíocre."

Maria Cristina Santos, na matéria "Declaração do IR começa em 6 de março e pode ser feita por celular" (Gazeta, 21/2).

Sessão da Tarde

"A Sessão da Tarde é um assunto que soa como preguiça e chatice, mas para alguém que de um limão faz uma limonada, como é o caso do José Carlos Fernandes, um assunto banal se transforma em poesia!"

Adamir Boccasanta, na coluna de José Carlos Fernandes "Unidos pela Sessão da Tarde" (Gazeta, 21/2).

O advogado de defesa de José Genoino afirmou que não era intenção do grupo formar uma sociedade de delinquentes e sim a formação de um partido político. Citou Dirceu, Genoino, Delúbio, todos formando o partido que conquistou o poder e o mantém há 12 anos, o que seria sinal de que o povo brasileiro aprova as práticas que vêm sendo adotadas. Não me incluo neste rol e entendo que essa citação deve ser repudiada por todos os que primam pela ética, honestidade e outros adjetivos que pautam a vida dos cidadãos de bem.

Windsor Borges

Vaquinha 1

Se os mensaleiros tivessem descoberto a mina de ouro que agora encontraram na imensa solidariedade de seus companheiros de partido não precisariam estar sem mandato e muito menos presos pelas ações que praticaram e pelas quais foram condenados. Era só pedir aos companheiros que ajudassem na arrecadação de dinheiro para seus propósitos e lá apareceriam os milhões. O cooperativismo e a solidariedade desses companheiros extrapolam toda e qualquer imaginação.

Geraldo Buss

Vaquinha 2

Por que esses doadores anônimos dos condenados no mensalão não doam dinheiro para a saúde, ajudam escolas ou se inscrevem para ser voluntários em instituições como asilos e orfanatos Brasil afora? Será que também são bandidos e não podem aparecer? Ou são funcionários do governo desviando nossos impostos clandestinamente?

Zainara Eliane Pereira, vendedora

Presidente

Ao chamar Dilma Rousseff de "presidenta Lula", a ministra Míriam Belchior apenas falou a verdade, pois todos sabem quem realmente manda na Presidência da República.

Carlos Barroso

Direito

A briga de poder entre o ministro Joaquim Barbosa e o ex-presidente Lula, ou a do ministro Gilmar Mendes e o senador Suplicy, apontam para uma questão interessante: a ciência do Direito passa por uma crise sem precedentes em seus paradigmas axiológicos. O ensino jurídico não está mais orientado a padrões pedagógicos que levem à formação de um verdadeiro jurista, instrumentalizando-o a atuar nos conflitos sociais cotidianos e políticos como mediador na busca da democracia e da verdadeira justiça.

Antonio Sérgio Neves de Azevedo, estudante de Direito

Correios

A classificação sobre a confiabilidade dos prestadores de serviço deveria distinguir alguns itens. Por exemplo, quais são as adversidades, ou que adversários os Correios têm para fazer chegar as correspondências no endereço de alguém? Não existem óbices para os Correios desfrutarem desse grau de confiança. É preciso pensar em melhorar o sistema, evitar as greves anuais de funcionários que tanto atrapalham os destinatários.

Luiz Eduardo Hunzicker, Colombo – PR

Violência

Já está mais que na hora de os nossos governantes entenderem que não dá mais para legislar com leis de 50 anos atrás. Os bandidos mudaram suas táticas, estão mais duros, implacáveis com suas vítimas, a sociedade não aguenta mais ficar à mercê dessa violência, razão pela qual se formam os grupos de justiceiros país afora. Ou nossos políticos endurecem as leis, ou veremos a cada dia que passa a população formando estratégias para se defender da violência.

Elcio João Koleski

Venezuela 1

O slogan chavista "Pátria, Socialismo ou Morte" converteu-se em uma tragédia em três atos. Havia uma pátria, na qual tentou-se instalar o socialismo por vias tortas e agora, no terceiro e trágico ato, vem a morte dos que protestam.

Claudio Juchem, São Paulo – SP

Venezuela 2

Como se poderia imaginar, os regimes bolivarianos estão implodindo devido à incompetência, corrupção e restrição cada vez maior às liberdades individuais e direitos humanos. Só espero que o Brasil quebre a escrita e fuja daquele chavão de bebida "eu sou você amanhã".

Luiz Nusbaum, médico, São Paulo – SP

Urbanismo

Faço minhas as colocações de Fábio Duarte em seu artigo "Curitiba modesta" (Gazeta, 20/2), e gostaria de acrescentar que o metrô em nossa cidade caminha para ser mais um símbolo do desprestigio com as soluções modestas. Os gênios no comando do planejamento em transporte urbano estão desprezando a opinião do urbanista Jaime Lerner, reconhecido mundialmente como um ícone no assunto. Também eu tenho restrições ao ex-governador, mas somente tolos não reconhecem a genialidade do urbanista.

Osvaldo de Jesus Filho

Trânsito

Para punir adequadamente os motoristas alcoolizados ou imprudentes que se envolveram em acidentes de trânsito com morte, pode-se deixar de nominar o fato como "acidente" e considerá-lo como homicídio, pois o carro é tão letal como o revólver. Estar alcoolizado deve ser agravante. Quanto à pena, tem de ser incluído o serviço de assistência – não só financeira – aos mutilados por ocorrências do tipo.

Maria Lúcia Sverzuti Larcher

Jockey Club

Em Brasília, como bom veterano turfista, não fiquei surpreso com a possível cassação da Carta Patente do Jockey Club Paraná (Gazeta, 16/2). Como sócio remido e antigo frequentador desde o velho prado do Guabirotuba, consigno a minha indignação pelos sucessivos desvios de conduta apontados pela imprensa desde 2009 e não contestados, colocando em risco toda a cadeia estrutural que envolve milhares de pessoas. A diretoria do Jockey Club do Paraná deveria chamar a si toda essa responsabilidade permitindo uma auditoria profissional externa para poupá-la, se inocente for, dessa situação publicamente constrangedora cujo carrasco da história poderá interromper uma honrosa trajetória iniciada há 141 anos.

Roberto Velloso

Secretaria de Segurança Pública

Por que não escolher como secretário de Segurança Pública alguém dentro da Polícia Civil ou Militar, um profissional de carreira que tem faro de polícia? Eles não são confiáveis ou os promotores são mais categorizados e honestos? A Copa está chegando, vai haver protestos e o próximo secretário precisa de habilidade, além de ser bem visto nas polícias e na Guarda Municipal.

Marco Túlio

Maioridade penal

O procurador-geral da República Roberto Gurgel é contra a maioridade penal aos 16 anos. Com todo o respeito, acredito que ele está enganado. Se não resolve a criminalidade, pelo menos essa faixa etária não serviria de companheiros aos criminosos acima de 18 anos.

Sebastião André da Silva, aposentado

Black blocs 1

Um fogo de artifício foi usado como arma. Seu alvo era a tropa policial que se encontrava do outro lado da rua. Por infelicidade do repórter, o foguete o atingiu. Porém, para felicidade da sociedade, a repercussão do fato desmascarou a verdadeira índole dos black blocs. Fosse a tropa policial a atingida, teríamos a mesma comoção?

Paulo Augusto Garcia Dumont

Block blocs 2

Os atos de violência em manifestações devem ser impedidos. Para isso, basta aplicar a lei. Fez o que não devia? Deve ser preso. É para isso que temos policiais. Temos de parar de tratar vândalos e bandidos como coitadinhos.

Mário Luiz Prendin

Providências

É sempre assim: primeiro vêm as desgraças e só depois as providências. Em 2007, depois de uma aeronave não conseguir parar na pista e causar a morte de 199 pessoas, os "especialistas" disseram que a pista precisava de ranhuras para evitar acidentes semelhantes; depois da tragédia da boate Kiss, os entendidos disseram que todas as casas noturnas teriam de ser fiscalizadas. E agora, depois da morte do cinegrafista Santiago devido a um rojão, um deputado federal teve a brilhante ideia de elaborar um projeto de lei proibindo a venda de rojões com alto poder detonante. Que país é este?

Jorge Saba Neto, farmacêutico e bioquímico

Sistema prisional

No meu entendimento, o marginal não tem de ter moleza. Eles nos assaltam, matam e agora vem a Defensoria Pública pedindo a soltura (Gazeta, 19/2)? Parece um país de brincadeira. A Justiça manda pagar supersalários e, para o povo, nada de direitos.

Adalberto Batisti

Copa do Mundo

Tenho lido muitos artigos sobre a Copa no Brasil, mas nenhuma menção sobre se os clubes que liberam os estádios para os jogos vão receber algum dinheiro ou simplesmente são desalojados e ficam no prejuízo. Por que a Fifa não aceitou os estádios da maneira como estavam e fez tantas exigências? São milhões gastos em um evento com 30 dias de duração. Desse jeito não vale a pena ter Copa do Mundo no país.

Lucia Barszcz, Campo Largo – PR

Energia

A respeito da matéria da declaração de Lobão sobre o sistema elétrico, antes do último apagão o pico de consumo atingiu cerca de 90 mil MW. Lobão afirma que temos 126 mil MW. Essa folga não basta? É evidente que a questão não está aí! A verdade jamais será revelada, mas todos sabem que a rede de transmissão está com sérios problemas: é insuficiente, com a maioria das obras em atraso e carga próxima ao limite; e a manutenção é precária, como mostra a estatística de apagões.

Helio Sugai

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]