• Carregando...

Será que São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, ou o Rio Grande do Sul não têm um político competente para assumir a pasta do Turismo? Temos de engolir mais um do Maranhão?

Aliceu Canassa

Ministro do Turismo 2

Só falta a presidente Dilma renunciar e assumir o vice, Michel Temer. Aí sim teremos uma República peemedebista.

Roberto Justo Dias

Máquina pública

A máquina pública está exageradamente estufada, obesa. Na década de 1980 no governo possuía 17 cargo de ministros, depois passou para 19. Hoje existem mais de 30 ministérios. Para que tantos?

José Antônio Vicente, Foz do Iguaçu

Verba para a saúde 1

Lamentavelmente, nosso políticos só sabem criar impostos. Creio que se reduzissem pela metade ou mais os ministérios, excluíssem 75% ou mais de cargos comissionados, sobraria recursos para financiar a saúde. Se o Judiciário conseguir punir exemplarmente, com cadeia, os chamados criminosos do "colarinho branco", não só a saúde, mas nosso país será de primeiro mundo.

Pedro Carlos Weiler

Verba para a saúde 2

Sou contra qualquer imposto para o atendimento à saúde no país. Qual a razão da propaganda feita pela Petrobras, Eletrobras, Correios, governos estaduais e municipais? Essas verbas deveriam ser aplicadas em programas governamentais, tais como saúde, segurança e educação. O governo que deixe de fazer propaganda, pois ele não precisa vender.

Onadir Rui Scholz

Impostos

O impostômetro registrou nesta semana a marca de R$1 bilhão de impostos arrecadados pelo governo federal neste ano. Ou seja, 45 dias antes, se comparado ao ano de 2010. Isso faz do Brasil o país com a maior carga tributária do mundo. O que as entidades como federações da indústrias, associações comerciais, sindicatos em geral estão fazendo para tentar desonerar os brasileiros, que trabalham 145 dias por ano para pagar impostos?

Orlando Kaesemodel Filho

Publicidade do governo

O governo Beto Richa vai gastar R$ 143 milhões em publicidade em um ano? E como ele fala que não tem dinheiro para construção de hospitais, para melhorar a nossa segurança? Isso sim seria uma boa propaganda.

Paulo R. C. Persegani

Jogador Edmundo

A prescrição da pena do jogador Edmundo por um crime grave no trânsito, somado ao entendimento do STF sobre os crimes cometidos por motoristas bêbados, é um verdadeiro estímulo à impunidade, que já é grande em nosso país. O recado é claro: se você tiver poder econômico ou então for uma figura famosa, não precisa se preocupar, pois poderá beber e sair em alta velocidade pelas nossas ruas e estradas, que se ocorrer algo poderá contratar advogados caros e nada acontecerá.

Julio C. A. Fróes, administrador

Velocidade nas estradas

Gostaria de manifestar a indignação com a exagerada variação de limites de velocidade nas rodovias. A cada 5 quilômetros a velocidade máxima é diferente. Essa bagunça confunde os motoristas e na prática reduz a eficácia da limitação. De acordo com o Artigo 61 do Código de Trânsito Brasileiro, nas rodovias a velocidade máxima é de 110 km/h, o que deveria ser aplicado como regra geral, evitando repentinas variações dos limites, que em alguns casos reduz para 40 km/h.

Luiz Alberto Koroll

Fechamento de turmas 1

Essa história de se fechar turmas e lotar outras foi permitida por nosso deputados, que em vez de votar a regulamentação de um número máximo de alunos por sala, votaram pela derrubada de paredes (permitindo juntar turmas). Muito antes dessa nova lei, em 2009 trabalhei em quatro turmas de 8.ª série com 50 alunos cada e o trabalho com esses alunos foi seriamente comprometido.

Príscila de Fátima Martins, Ponta Grossa

Fechamento de turmas 2

Tenho dois filhos que estudam no Colégio Estadual Professor Francisco Zardo e foram vítimas dessa norma. A turma deles teve de receber alunos de uma outra que fechou. Eles não gostaram, pois já havia uma certa rotina com seus colegas.

Simone Cristina Lundgren

Fechamento de turmas 3

Nada mais antipedagógico do que agrupar turmas de alunos. Quem nunca assumiu uma classe pode defender essa péssima ideia. Quanto menor uma turma, melhor o aproveitamento dos alunos. Lutem para que isso não aconteça porque como já funciona não está bem. Imaginem como ficará com salas superlotadas. Isso é inconcebível.

Odete Orzenn

Correios

Os servidores dos Correios estão exercendo um direito constitucionalmente garantido: o direito à greve. No entanto, por se tratar de uma empresa pública, vinculada à administração indireta, a direção dos Correios está se desentendendo com o próprio Poder Executivo. É uma embate que poderia ser resolvido rapidamente com diálogo e sem consequências negativas à sociedade.

Fernando Muchau

Cotas na tevê

Sou totalmente contra as cotas de programas nacionais em canais de tevê por assinatura. Se eu quero ver o conteúdo nacional posso ter acesso pela televisão aberta. Quem assina um pacote de tevê quer ter acesso a conteúdo estrangeiro.

Gabriele Pesch Garbin de Carvalho

Copa do Mundo

A faxina da Dilma deveria começar pela Copa de 2014, que deve ser "varrida" para fora do Brasil.

Marcelo Santana

Mendigos

Deve haver uma preparação para recolher todos os pedintes das ruas. Os que teriam chance de emprego, deveriam ser encaminhados; os que têm família receberiam orientação da assistência social e os bandidos, encaminhados para centro de reabilitação.

Joelma da Graça Hella

Ponte Preta

Agora que vão restaurar a Ponte Preta, os responsáveis poderiam aproveitar e levantá-la ao menos em mais um metro. Creio que não vai interferir no projeto e resolve o problema com acidentes.

Sérgio Brugnolo, empresário

Vitória

Quero parabenizar a Gazeta do Povo pela excelente reportagem sobre a cidade de Vitória e sobre o meu estado (Turismo, 15/9). Sou capixaba e estou morando em Curitiba há seis meses.

Juliano Motta Silva

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]