• Carregando...

A carta do compositor Flo Menezes, publicada na edição de 20/6, me pareceu equivocada em vários aspectos. Menezes diz que o jornal errou ao colocar a música eletrônica popular e sua faceta erudita "num mesmo saco". Na minha opinião, aproximar os dois estilos não é um erro. Autechre, um dos grandes destaques da música eletrônica popular, criou seus próprios plug-ins para o Max/MSP (software de processamento de áudio utilizado por compositores da eletroacústica), não sendo uma exceção em seu meio. É senso comum que a separação entre erudito e popular, no decorrer do século 20, tornou-se ambígua. Mas tachar um gênero como "ignorante" por não estar associado à cultura erudita me parece uma atitude elitista, que reflete muito mais a lógica do capitalismo do que a música eletrônica popular "voltada à hipnose catártica e amortecida das pistas de dança", segundo definição de Menezes.

Orlando Scarpa Neto, músicoCuritiba – PR

Parques

A impressão que tenho é que há um descaso enorme da prefeitura com os parques. No Tanguá, há tempos que o restaurante/bar do deck em frente à cachoeira está fechado. No Barigüi e no São Lourenço as caminhadas tem de ser até o pôr-do-sol, sob pena de sermos assaltados. De que adianta a cidade oferecer lindos parques se não podemos usufruir deles com tranqüilidade e segurança.

Candice F. WeissCuritiba – PR

Calheiros 1

Gostaria de saber qual é o posicionamento dos senadores do Paraná com relação ao caso, mal explicado, do presidente do Senado, Renan Calheiros? O que eles acham da postura desse homem? Afinal de contas, como eleitor, preciso saber dessas coisas para ver se o que eles fazem em Brasília está de acordo com o que eu gostaria que eles fizessem.

João Augusto MolianiCuritiba – PR

Calheiros 2

O caso Renan Calheiros exige, em nome da salvaguarda do legislativo, a sua cassação. Caso contrário, todos estarão contaminados pelas mentiras e falcatruas agora expostas. Como se não bastasse, a crise nos aeroportos demonstra a incapacidade de o governo resolver questões graves. Na minha opinião ou o presidente Lula assume responsabilidades como chefe de Estado ou dá lugar a alguém com mais competência.

Ali ZraikCuritiba – PR

Hospital

Manifesto minha indignação ao tratamento dispensado aos servidores estaduais no Hospital Evangélico. A um paciente recém-saído de um tratamento de quimioterapia foi destinado o leito antes ocupado por um paciente com uma virose altamente contagiosa, que precisou ficar em isolamento (segundo informações da enfermagem). Não permiti que isto acontecesse. É este o tratamento a que o servidor estadual ou qualquer cidadão tem direito? O que está acontecendo com a saúde deste país?

Elizabeth Moreira dos Santos, médica veterináriaCuritiba – PR

Pró-ciclistas

Sobre o comentário de leitor referente a invasão espacial entre pedestres e ciclistas, concordo plenamente, mas me sinto obrigado a dizer que o contrário também ocorre. Pedestres circulam em ciclovias exclusivas de bicicleta. Isso só pode ser o reflexo da falta de cultura de organização mobiliária no nosso país. Esquecemos que não é somente no trânsito de veículos automotores que existem regras, elas existem para os meios de transportes alternativos, assim como para os pedetres. Eu, como ciclista, acho altamente desconfortável ter que desviar de pedestres circulando nas ciclovias – aquelas exclusivas para bicicletas, não as compartilhadas. O risco de acidentes é imenso. Tive educação mobiliária durante o meu ensino fundamental, feito em escola pública, e isso foi muito útil para minhas atitudes atuais.

Antonio Ramos NetoCuritiba – PR

Entre iguais

"Quando um policial tem que prender outro policial, mesmo a contragosto, ele tem que fazer a prisão quando for necessário. No Senado, atualmente, tem um senador para ser punido e seus colegas não querem fazer o que é preciso."

Luiz Wanderley Andrade da Cruz, professorCampo Largo – PR

Árvores

A fotografia de magníficas cerejeiras, publicada na Gazeta do Povo de 20/6, me fez lembrar as lindas cerejeiras que recentemente foram cortadas na esquina das ruas 7 de Abril e Otávio Rodrigues. Há anos também lamentamos o corte de cedros do Líbano na Av. Marechal Castello Branco, na frente de um supermercado. Por que destruir o que é belo e vivo, o que é alegria para nossos olhos e acalma a nossa mente e o nosso coração?

Irena J. LosCuritiba – PR

Democracia

Os defensores do socialismo radical de Hugo Chávez, que prega "Ou isso ou a Morte", estão em total descompasso com qualquer filosofia humanitária. Certamente esquecem das fortes personalidades idênticas à do ditador que tira proveito pessoal e político das carências populares. Os que defendem Hugo Chávez também defendem a idéia de que alguns podem ser mortos e outros não. Chamam a isso de democracia, mas agem exatamente igual a seus "inimigos ideológicos", utilizando apenas cores diferentes. O egoísmo elitista pertence à raça humana, independentemente de seus credos e metodologias. Os séculos que dividiram a humanidade entre bem e mal e esquerda e direita pertencem à história.

Júlio César Caldas Alvim de OliveiraCuritiba – PR

Águas

O que está faltando para alguém propor e ser aprovada uma lei que puna severamente os abusos no consumo e desperdício de água? Será que, em plena seca, continuaremos a observar pessoas varrendo calçadas, sem vassoura, mas com mangueira, na base de jatos de água? E ainda querem que o Brasil dê certo?

Ariel J. RessettiCuritiba – PR

Corrupção

As pessoas mais otimistas sempre dizem que existe o lado bom das coisas ruins. Por isso, é bom que não aconteça nada com o presidente do Senado, com os parentes do presidente e com os demais corruptos do governo, porque se houver punição, renúncia ou troca ficará a falsa impressão de que o governo e a justiça são sérios.

Carlos BarrosoCuritiba – PR

Prefeitura responde

Com relação às cartas sobre os serviços municipais, a Prefeitura de Curitiba informa aos leitores:

Ana Cláudia Santos Lima: que a indicação fiscal do imóvel localizado na esquina da Rua Prefeito Ângelo Lopes com Av. Sete de Setembro, no Alto da XV, onde a leitora presenciou o corte de árvores, foi bloqueada. O corte não licenciado de três cerejeiras e uma tipuana foi enquadrado como pena grave, de acordo com a legislação ambiental de Curitiba (Lei 7833/91). A multa prevista é de R$ 10 mil, com reposição obrigatória das espécies removidas;

Roberta Beckert: que a Diretran tem feito fiscalização preventiva na região da Maternidade Curitiba para coibir irregularidades no trânsito;

Cláudia Ogrizek: que o semáforo da esquina da Rua Anita Garibaldi com São Sebastião e Dr. Manoel Pedro foi instalado para facilitar a travessia dos ônibus, operação muito difícil e demorada por causa do tráfego intenso na via;

Ana Paula Pereira: que a fiscalização da Diretran prioriza cruzamentos onde são constatadas práticas que põem em risco a segurança dos cidadãos, como na esquina da Av. João Gualberto com a R. Luiz Leão, nas proximidades do Passeio Público.

Secretaria Municipal da Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba

***

Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]