• Carregando...

É importante para a democracia ter matérias investigativas, como sobre os contratos de publicidade ilegais da Câmara Municipal de Curitiba (Gazeta, 24/4). Para o bem de todos os cidadãos honrados do Paraná, a Justiça deve alcançar todos os envolvidos e puni-los de forma exemplar.

Rui Libretti

Negócio Fechado 2

Quando uma pessoa é flagrada matando alguém, ela é presa na mesma hora. É julgada e depois cumpre pena. Por que na vida pública, por mais evidentes que sejam as provas levantadas, as coisas são tão diferentes? Que tipo de lei protege os corruptos? E, pior, por que as autoridades não ficam indignadas como nós eleitores, ficamos ao ver casos como o da Câmara de Curitiba?

Silvana Maines Gomes

Táxis 1

A decisão dos vereadores de Curitiba sobre a licença hereditária para taxistas (Gazeta, 24/4) é absurda. Isso mostra o despreparo dos nossos legisladores e o seu desrespeito com a população que os elegeu.

Marcos Lara, publicitário

Táxis 2

Se até os cartórios deixaram de ser hereditários, por que a concessão de táxi agora vai virar feudo? Essa decisão não vai permitir que tenhamos competitividade e rotatividade no setor, essenciais para a prestação de serviços de qualidade.

Roberto Pesserl

Orçamento da PF

Os problemas orçamentários da Polícia Federal poderiam ser resolvidos se todos os bens apreendidos pela PF fossem leiloados e o dinheiro, revertido à própria instituição. Esse valor, somado às verbas federais já previstas, permitiria que a PF continuasse a fazer seu trabalho.

Renato Taborda

STF

Um ministro do STF chamar outro de ridículo, brega, caipira, corporativo, desleal, tirano e manipulador de resultados de julgamentos (Gazeta, 20/4) é pouco perto da acusação de racismo. Pergunto aos ministros Joaquim Barbosa e Cezar Peluso se as acusações vão ficar por isso mesmo.

Luiz Nusbaum, médico

Caso Cachoeira

A CPMI do Cachoeira tem de desaguar no oceano de lama da empresa Delta, cujo dono, Fernando Cavendish, dá mau exemplo para todo o país ao negociar com os governos estaduais e federal. O que mais espanta nessa história é o fato de que, mesmo tendo ficado comprovado que a Delta é a campeã em contratos do PAC, a presidente Dilma continue a ter índices de aprovação recordes. Parece que nosso povo não consegue enxergar o óbvio.

Sandro Ferreira, Ponta Grossa –PR

Popularidade de Lula

As pesquisas que indicam a intenção de voto de 57% do eleitorado em Lula, nas eleições de 2014, mostram que a população é desinformada. Ela não compreende que a corrupção e a impunidade vigentes hoje estão associadas a Lula, que instituiu a corrupção como norma dentro do governo.

Mário A. Dente

Belo Monte

Essa greve em Belo Monte (Gazeta, 23/4) deve ter sido organizada por ONGs que insistem em fazer todo o possível para que a energia elétrica não chegue aos índios e ribeirinhos, ou por radicais dos partidos de esquerda. Eles fazem isso para deixar a população contra o desenvolvimento.

José Hess

Enriquecimento ilícito

A comissão de juristas do Senado que discute mudanças no Código Penal aprovou uma proposta que cria o crime de enriquecimento ilícito. Pelo texto, servidores públicos e agentes políticos que não conseguirem comprovar a origem de determinado bem, ou valor, poderão ser presos por até cinco anos. Quem acredita que a maioria desses políticos comprometidos irá aprovar uma lei séria que pune os contraventores no poder?

Benone Augusto de Paiva

Eventos públicos 1

O poder público deveria tentar barrar a realização desses eventos, pois, infelizmente, o que normalmente ocorre é apenas bagunça, bebedeira e consumo de drogas.

Joelma da Graça Hella

Eventos públicos 2

Quem sabe os estádios da Copa, que estão sendo construídos ou reformados com dinheiro público, possam ser usados para eventos como o carnaval fora de época. São locais fechados nos quais o controle poderia ser exercido com mais facilidade, garantindo a livre manifestação, e, por outro lado, oferecendo melhores condições de segurança.

Gabriel Sardeto

Professores

No Japão, é tradição abaixar a cabeça para o imperador como um ato de reverência. Todos fazem isso, menos os professores, porque sem os professores não haveria nem imperador. A profissão de professor no Japão é muito respeitada, ao contrário do que ocorre no Brasil, onde os governantes, mesmo dizendo que a educação é prioridade, fecham os olhos para os professores.

Walter Lemos Filho

Agentes de leitura

Fico feliz ao ler sobre iniciativas como a da formação de agentes de leitura (Gazeta, 22/4), porque mostra o trabalho feito pelos profissionais de educação do município. Gostaria de citar o trabalho realizado nos Centros Municipais de Educação Infantil, que também trabalham com o incentivo à leitura através do empréstimo de livros ou a criação de cantos da leitura dentro das salas de aula.

Cléia de Sousa

Pichação

É a partir do controle dos pequenos problemas que se obtém sucesso nos grandes desafios. Nova York promoveu uma revolução na segurança e na ordem urbana quando estipulou o sistema de tolerância zero. Não importava a dimensão do crime, todos eram reprimidos e julgados. A pichação do edifício no Mossunguê deveria ser um divisor de águas em Curitiba. É uma agressão absurda, um crime. As coisas estão tão abandonadas no campo da gestão pública que os pichadores se dão ao luxo de postar na internet e debochar de todos, principalmente do poder público, que de poder já não possui quase nada.

Paulo César Lugli

Calçadas

As ruas de São José dos Pinhais não estão muito diferentes das de Curitiba, citadas pela coluna de Marleth Silva "As calçadas por onde Woody Allen anda" (Gazeta, 21/4). As pessoas, principalmente as mulheres que usam salto, precisam prestar muita atenção por onde andam.

Alan Rodrigo Sant Ana, São Jose dos Pinhais –PR

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]