• Carregando...

Mesmo que Marcello Richa tivesse toda a experiência do mundo, por ele ser parente de Beto Richa, é imoral assumir qualquer cargo público na prefeitura de Curitiba sem concurso (Gazeta, 23/12). Com 25 anos, estudante de Direito (com essa idade já poderia ter terminado a faculdade faz tempo) e não de Administração, sem nunca ter concorrido a uma eleição, obviamente não tem a qualificação necessária para o cargo. Infelizmente, mesmo antes de assumir o governo, Beto Richa e seu grupo jogaram fora toda sua reputação conquistada nesses anos.

Fernando Vellozo

Nepotismo cruzado 2

É obvio que Ducci nomeou a terceira geração da família Richa a pedido do próprio pai. Assim como os outros cargos que "ficaram" com o restante da família Richa.

Maicon Machado de Lara

Nepotismo cruzado 3

Entra político, sai político e o nepotismo continua. E o povo que pague. Isso não depende de partidos, mas sim de caráter.

Airton Kraismann

Segurança pública

Sempre que se aproxima o fim de ano, a nossa segurança pessoal fica ainda mais fragilizada. Não bastasse os arrombamentos, as invasões aos nossos domicílios, a onda de furto de cabos telefônicos e da rede elétrica aumenta quantitativamente. E o pior de tudo é que ficamos sem poder reagir. O poder público me parece inerte e alheio a todos esses acontecimentos. Aqui em Colombo, onde moro desde 2002, não é raro ficarmos sem energia ou sem telefone por causa desse vandalismo. E o que é mais grave, a polícia não está nem aí, quando é sua função a vigilância e a proteção do cidadão.

Oton Nobre, Colombo – PR

Orçamento

No orçamento apresentado para o próximo governo falou-se de tudo, de despesas com o salário mínimo que será de R$ 540, dos gastos com a Previdência, gastos com bolsas sociais, falou-se dos bilhões que serão gastos no PAC, porém não se falou dos gastos com o aumento abusivo de 61,8% aos congressistas e nem de onde virá essa verba. Será que virá do Fator Previdenciário descontado dos holerites dos aposentados? Vemos o Congresso aprovando e se movimentando de forma inusitada. Será que tudo isso é para desviar a atenção pública sobre o aumento que esses congressistas concederam a eles mesmos e que terá efeito cascata nas assembleias legislativas, nas câmaras de vereadores, nas prefeituras em todo o país?

Alberto Nunes

Barulhos na cidade

Com certeza o barulho que mais incomoda na cidade é o das motos. Essas deveriam ter uma regulamentação, pois fazem mal aos próprios motociclistas como para todos nós que temos de ouvir esses escapamentos abertos dessas muitas motos.

Keiro Yamawaki

Comodismo

Há brasileiros que ficam intrigados com os desmandos feitos com o dinheiro público. Mas são poucos, pois a maioria não se importa, veste o short, calça os chinelos de dedo e vai para a praia. Lá, no Hemisfério Norte, eles saem à luta.

Roberto Justo Dias

Perfis

Foi ótimo para mim ler todos os perfis publicados pela Gazeta do Povo no e-book (www.gazetadopovo.com.br/perfis). Adorei. Acalmou minha alma, me senti mais feliz, orgulhoso de ser paranaense e das pessoas, do ser humano. Quero deixar registrado os meus parabéns a toda a equipe jornalística da Gazeta pelo Perfil.

Adilson Gonçalves Brito

Festas de fim de ano 1

O melhor das festas de fim de ano é a escolha das lembranças e presentes, além da ceia para todos os gostos. Observar a surpresa nos rostos dos presenteados é um presente que se ganha. O pior é o cansaço e a ressaca com gosto de guarda-chuva no dia seguinte após a ingestão das castanhas, uvas e das carnes com temperos exóticos. É na hora de descansar que se vê o esforço físico para que tudo ficasse a contento de todos.

Yayá Petterle Portugal

Festas de fim de ano 2

As pessoas se esquecem no fim de ano do espírito de confraternização e alegria. Se entregam rapidamente ao consumismo, deixando de lado toda a simplicidade que deveria existir nesta época. Já se foi o tempo em que as vésperas de Natal e Ano Novo foram tranquilas e convidativas, com muitos quitutes e bebidas, o que temos hoje em dia são coisas fúteis e várias faturas a pagar.

Lucas Olivete

Caos aéreo

Neste momento, uma greve dos funcionários da aviação comercial é o melhor presente de Papai Noel que os proprietários das companhias aéreas poderiam receber. Os diretores da Anac e Infraero também devem ficar satisfeitíssimos. Uma greve neste momento servirá para justificar, perante o público, o grande apagão aéreo que deverá acontecer no Natal e no Ano Novo, fruto da incompetência e descaso de todo esse pessoal. Um acordo deve ter sido muito bem articulado entre o sindicato da categoria, empresários e governo. Já que não temos neve para justificar o apagão aéreo, temos greve. É inacreditável.

Wilson Gordon Parker

Exame da Ordem

Gostaria de externar meus sinceros votos de congratulações pela decisão acertada do magistrado que concedeu liminar que acaba com o exame de ordem da OAB. A Ordem dos Advogados do Brasil, agindo dessa maneira, está se colocando como organismo acima, mais capacitado e mais competente para definir, atestar ou qualificar um profissional na área de Direito. Isso é uma vergonha, a OAB deve agir fiscalizando desvios de conduta dos maus profissionais em atuação no mercado.

Valter Cardoso Fontes

Ministério de Dilma

Já pipocaram alguns pequenos, mas preocupantes escândalos na área ministerial da presidente eleita, Dilma Rousseff. E aí fica explicado o porquê de ela não ter mexido muito nos ministros de Lula, pois já diz o velho ditado que "não se deve mexer em água parada para a lama não vir à tona".

João Roberto Gullino

Cristovão Tezza

Tomei contato recente com os textos de Cristovão Tezza e me surpreendi com o estilo e clareza de opiniões e ideias do escritor. Parabéns à Gazeta pela excelência do articulista.

Cesar Francisco

* * * * *

leitor@gazetadopovo.com.br

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]