• Carregando...

Muito boa a reportagem sobre pedestres nas ruas e, em muito boa hora, pois nossa cidade merece e precisa de melhorias de convívio entre pedestres e veículos (Gazeta, 26/3). Porém, não basta técnicos e psicólogos virem acusando e exigindo orientações e punições para os carros que não têm o hábito salutar de parar em faixas brancas. Também é preciso entender que muitos deles não param porque os pedestres não têm o menor respeito pelo sinal, pelas faixas e por sua vez de atravessar a rua! É preciso conscientização sim, mas como um todo!

Nahim Adas Neto

Novas trincheiras

Tomara que o Ippuc, que está analisando os projetos para a construção de trincheira entre a BR-476 e a Gustavo Rattman (Gazeta, 25/3), se empenhe em definir o arruamento de forma que não surjam cruzamentos e semáforos sobre a trincheira, como ocorre na trincheira do Atuba, sob o viaduto do Tarumã, sob o viaduto da Mal. Floriano, entre outros. Trincheiras e viadutos devem servir para eliminar cruzamentos. Um bom projeto prevê alças de acesso que permitam a ligação direta entre as ruas sem obstáculos.

Cesar Engel

Defensoria Pública 1

Entendo ser uma iniciativa coerente por parte do poder público criar a advocacia dativa aqui no Paraná (Gazeta, 26/3). Porém, entendo ainda que poderíamos ter outra forma que seria menos onerosa ao poder público e, dessa maneira, investir esse dinheiro em outros setores que também devem ser tratados com responsabilidade e não com o habitual descaso, como a saúde, por exemplo.

Rogério Kormann Júnior

Defensoria Pública 2

Como bem esclareceu o presidente da OAB-PR (Gazeta, 26/3), as críticas à advocacia dativa são totalmente corporativas e frágeis. É melhor haver um sistema dativo para atendimento à população do que deixá-la sem atendimento algum. De mais a mais, é de conhecimento público e notório que as Defensorias Públicas ficam sobrecarregadas e o atendimento sempre foi precário e de pouca qualidade, devido à enorme demanda.

Leucimar Gandin

Antipó

As ruas do meu bairro, assim como em toda nossa Grande Curitiba, são verdadeiras colchas de retalhos, que prevalecem e ganham espaço a cada semana, a cada chuva. Não bastasse isso, continuam cobrindo antipó com antipó, em duas ruas do Hauer para quais, em audiência pública, prometeram asfalto. Cobriram o antipó com uma camada fina alisando a superfície, agora há três meses desse feito, já têm vários retalhos. Podemos chamar isso de tapar o sol com peneira ou desperdício de dinheiro público?

Humberto Paulo Bortolini

Roubo e furto de veículos

Acredito que a forma mais eficiente de diminuir roubos ou aumentar o índice de recuperação de veículos seria usar a fiscalização eletrônica em tempo real para rastrear a rota que o automóvel estaria fazendo depois de ser furtado.

Patricia Pampu

Regras para mineração

As novas regras sobre mineração são boas, pois obrigam as mineradoras a investir mais e com isso criam-se empregos e renda para o país. Apenas não gostei do prazo, cinco anos e mais 35 anos é tempo demais sendo que as novas regras deveriam ter acontecido há no mínimo 30 anos passados.

Rozemiro Machado Caixeta

Diários secretos 1

Muito bom o trabalho sobre a Assembleia. Mas eu não acho que tem de investigar só os funcionários e diretores. Os deputados têm participação nessa bandalheira. Como eles não sabem quantos funcionários estão "trabalhando" no seu gabinete?

Luiz Alberto Massambani

Diários secretos 2

Parabenizo a Gazeta do Povo e a sua competente equipe, e registro meu orgulho incontido de ser seu assinante, pelas matérias que trouxeram a público as barbaridades da Assembleia Legislativa do Paraná. Diante de antigos indícios, por sua vez, lamento a omissão do Ministério Público, ressaltando que deixou vez para outros fazerem seu trabalho, atuando, agora, complementarmente. Por terem se mostrado incompetentes ou omissos ou negligentes, o presidente e o primeiro-secretário da AL deveriam, de imediato, renunciar. A Gazeta do Povo, mais uma vez, demonstra, com celeridade, que é possível à AL colocar na web os dados que esconde, atendendo ao direito da população à publicidade.

Alceu Pinto de Almeida Filho, administrador e economista

Diários secretos 3

Aqueles que acompanham a política paranaense já ouviram relatos sobre a rede de corrupção que opera no estado e não estranharam a série de reportagens publicadas pela Gazeta do Povo sobre os diários secretos da Assembleia Legislativa. Nos cabe questionar onde estavam as instituições que deveriam zelar pelo nosso patrimônio como o Ministério Público, o Tribunal de Contas, a Procuradoria Geral do Estado etc? Por que uma empresa jornalística tem de assumir com seus próprios recursos esse papel? Por que essas instituições nunca se manifestaram ou tomaram providências? Parabenizamos o Grupo RPC pelo trabalho e desejamos que o assunto seja elucidado, punindo os responsáveis pelos desvios de dinheiro público.

Valter Fanini, presidente do Sindicato dos Engenheiros no Paraná; Aloisio Merlin, presidente do Sindicato dos Administradores do Paraná; Cézar Pasqualin, presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários do Paraná, e José Augusto Soavinsky, presidente do Sindicato dos Economistas do Estado do Paraná

Salários do TC

Não há nenhuma inconstitucionalidade na lei aprovada pelos deputados estaduais com relação aos salários do Tribunal de Contas e, muito menos, qualquer exorbitância de valores remuneratórios. Em nota divulgada podemos conferir os valores e remunerações. Em relação ao nível médio, não se verifica nenhuma equiparação, transposição ou modificação no cargo para o nível superior, como querem fazer crer algumas fontes desinformadas. Ao contrário trata-se de uma verba pelo exercício de atividades fins do TC, com a capacidade adquirida em nível superior. É uma questão de meritocracia e com critérios objetivos. Na quinta-feira ainda aprovamos em plenário a regulamentação de critérios de avaliação de desempenho.

Não há equiparação com salários de nível superior; o total da remuneração não será igual ao cargo de nível superior; representará, em média, 60% do nível superior.

Fernando Augusto Mello Guimarães, vice-presidente do TCE/PR

Lula contra a imprensa

Paralelo ao PT Lula está fundando o Partido da Imprensa Governista (PIG). O sonho dos petistas seria controlar a imprensa como faz Chávez. Petista lida bem com a imprensa na oposição, na situação tem aversão a críticas, mesmo sendo garantidos a Lula espaços na mídia ininterruptamente. O que desgasta o PT é falar sobre o mensalão e o caso Bancoop. Imprensa isenta mostra os fatos e não os esconde feito alguns órgãos chapa branca. O preço da liberdade é a eterna vigilância e nesse particular uma imprensa correta não dorme no ponto, mostra mesmo!

Luciana Lins

Correção

No título da manchete do jornal de ontem, dia 25/03, sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, onde se lê conclusão de 47% das casas, o correto é falar na contratação das referidas obras.

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]