• Carregando...

O subsídio na região metropolitana é imoral, pois beneficia apenas uma parte da população do estado. A passagem barata beneficiou por muitos anos o desenvolvimento dessa região, mas com o dinheiro dos outros. Esse subsídio deve ser cortado ou estendido a todas as cidades do Paraná. O estado fez sua parte dando subsídio para o óleo diesel. Agora o restante cabe às prefeituras.

Pedro Heitor Schmidt

Black blocs 1

Millôr Fernandes afirmava que o bom senso era a qualidade que melhor havia sido distribuída por Deus, já que todos estão satisfeitos com a sua parte. Mesmo aqueles prejudicados nessa distribuição estão satisfeitos com ela. Parece ser o caso desses professores universitários que justificam as ações criminosas dos black blocs. Quanta falta de bom senso e sabedoria (Gazeta, 10/10)!

Marcos Lefevre

Black blocs 2

Se toda a mídia, desde o início dos movimentos, adotasse a postura da Gazeta do Povo, sugerindo severa reprimenda pública aos encapuzados, tais "manifestações" estariam extintas ou quase extintas. Parabéns ao jornal!

Domingos Ribeiro

Black blocs 3

Inexiste o "espontaneísmo das massas". Manifestações de rua são invariavelmente planejadas, organizadas, dirigidas, coordenadas, controladas e financiadas por instituições, legais ou clandestinas, que dispõem de recursos humanos, materiais, financeiros e tecnológicos para fazê-lo. E, principalmente, que têm objetivos político-ideológicos bem definidos: normalmente o de tentar desestabilizar o poder constituído e impor seu ideário. Já vimos esse filme. O que está ocorrendo no Rio é terrorismo urbano e como tal deve ser tratado – decretem-se medidas de emergência e imponha-se a ordem. Naturalmente, se houver coragem moral e política para tanto.

Gil Cordeiro Dias Ferreira, Rio de Janeiro – RJ

Armas

Excelente o texto de Carlos Ramalhete (Gazeta, 10/10). Que democracia é essa em que o bandido pode mais que eu? Enquanto houver um sujeito armado nas ruas, seja ele agente público ou bandido, também quero ter o direito de estar armado. Que eu pague perante nossa desacreditada Justiça por eventual excesso, não ele. É meu direito de decidir se eu quero ser vítima ou algoz.

Anderson Mannrich

Clayton Camargo 1

A Justiça brasileira dá péssimo exemplo para nossos jovens. Pune-se o mau comportamento com um prêmio: a aposentadoria compulsória. É o caso do ex-presidente do TJ do Paraná, que teve seu pedido de aposentadoria negado e, como punição pelos supostos "deslizes", poderá ser condenado a viver o resto de sua vida sem trabalhar, recebendo seu polpudo salário pago por nós, contribuintes.

José Geraldo Arantes

Clayton Camargo 2

"Não existe uma boa vida que resista a uma boa investigação". A frase serve para todas as esferas, pública e privada.

Roberto Balbela, advogado

Clayton Camargo 3

Infelizmente os poderes estão cada dia mais desmoralizados, fazem de tudo para jogá-los na lama da corrupção e da falta de compostura moral dos que deveriam ser um exemplo de dignidade pelos altos postos que ocupam na administração pública. Vamos aguardar que a Justiça seja breve, para que não se torne injusta.

Luiz Dias

Pichação

Em minha memória guardo com carinho as lembranças de minha avó e o esmero com que a propriedade era tratada. Fica a pergunta: para que tombar um imóvel que não pode ser cuidado? Guardar e manter um bem histórico escolhido pela sua importância é preservar o passado e a nossa própria história. Infelizmente o que acontece com a Casa Klemtz não é um fato isolado, mas algo corriqueiro a imóveis escolhidos pelo município para preservação.

Marly Leda Klemtz

Guarda Municipal

Esse é mais um desrespeito à Constituição Federal, praticado por políticos em razão da ausência do estado, a quem cabe o dever e obrigação de prover a segurança pública. Infelizmente também proliferam dessa forma mílicias descontroladas, formadas por centenas de funcionários pouco preparados para o exercício de uma função que requer especialização e controle extremos.

Reinaldo Hamilton Machado

Professores

A mídia divulgou e, se não me falha a memória, as reivindicações dos professores na sua versão previa salários superiores a R$ 14 mil. E daí? Salário justíssimo. Um servidor de cafezinho ganha no Senado mais de R$ 15 mil. Isso é um deboche e uma bofetada na cara de todos os brasileiros. Mas dos senhores congressistas não podemos esperar nada além disso.

Paulo Henrique Coimbra de Oliveira, Rio de Janeiro – RJ

Táxi

Isso demonstra a certeza de que a data do fim do recadastramento (Gazeta, 9/10) vai ser alterada em benefício de poucos e em favor dos investidores. Seremos mais uma vez obrigados a ouvir desculpas esdrúxulas sem o menor respeito com a população e com os motoristas colaboradores, que estão pagando caro para realizar um sonho e ter suas vidas de volta, pois estão cansados de pagar muito para trabalhar e não ter direito a nada, conviver com os que não cumprem leis.

Fabiano Carneiro

Orçamento

A saúde pública está precária, os professores estão com seus salários baixos, faltam moradias em Curitiba e o prefeito quer priorizar segurança pública com a Guarda Municipal? A Guarda Munipicipal, pela Constituição é para cuidar de patrimônio público e não para fazer policiamento ostensivo que é função da PM.

José Carlos de Oliveira

Mensalão

Lá vamos nós para uma nova etapa de postergações. O STF publicou o acórdão do julgamento da primeira fase de recursos do mensalão. Nele, estão reunidas as decisões dos ministros sobre os 26 embargos de declaração oferecidos pelos advogados dos réus, podendo estes apresentarem novos recursos. E la nave va, singrando o mar infinito e aberto dos recursos. Será mesmo que não há mal que sempre dure?

Myrian Macedo, São Paulo – SP

Médicos

O caos que passamos devido à falta de médicos se dá em parte pelos problemas do nosso sistema capitalista; grande parte das vagas para Medicina são preenchidas por alunos oriundos das redes privadas de ensino; muitas vezes não conhecem a realidade das comunidades carentes e optam por trabalhar nos centros urbanos, especializando-se em áreas médicas mais lucrativas. Assim, pobre só cuida de pobre em áreas profissionais de menos status social.

Raquel B. de Souza Teles, professora

Bibliotecas comunitárias

Em um país no qual se discute a falta de interesse pela leitura, também encontram-se exemplos como o da jornalista Luiza Piccoli, citado na matéria "Pequenas bibliotecas alimentam corrente de leitura" (Gazeta, 9/10). Com sua admirável iniciativa de montar uma biblioteca móvel, Luiza demonstrou que com um pouco de criatividade e boa vontade a corrente da leitura tende a crescer! Ideias como essa devem ser estimuladas e propagadas pelo governo. Além do benefício cultural, a experiência de Luiza evidenciou outro ponto que já estava em descrédito em nosso país: a honestidade. Parabéns pela iniciativa!

Erica Pedri

Manifestações

São tantas coisas erradas que a gente não sabe se grita, chora ou faz as malas! O governo esqueceu de sua responsabilidade para com o povo. "Todos têm direitos iguais, mas uns mais iguais que outros..." As nossas manifestações terminaram em pizza e com o STF explicitamente subordinado ao PT... lamentável!

Elena Tanaka

Árvores

Manter as árvores sadias, sim, mas as ultrapassadas, que fazem estragos nos muros, nas calçadas e que oferecem perigo para os moradores, causam sombra e umidade, prejudicando jardins e hortas, essas não! As árvores velhas deverão dar lugar às novas; além de evitar transtornos, vão gerar economia de mão de obra. Se as árvores forem plantadas com o espaço necessário para seu desenvolvimento, crescerão menos e ficarão mais bonitas.

Antonio Adir Vaz

FMI 1

O FMI divulga uma projeção de PIBs para 2014 de 15 das maiores economias do mundo, entre elas o Brasil. Destes, 12 países devem apresentar crescimento maior no próximo ano em relação ao que vão registrar em 2013, inclusive os da zona do euro, que se recuperam porque estão fazendo a penosa lição de casa. E o Brasil? Nosso país, que tem um governo que vive de discursos improdutivos, deve continuar no mesmo ritmo pífio deste ano. Dilma, junto com o seu PT, continua administrando esta nação de forma equivocada, para não dizer desastrosa, porque não privilegia as regras saudáveis do livre mercado e investimentos em infraestrutura, sobrecarregando os custos de se produzir no país.

Paulo Panossian, São Carlos – SP

FMI 2

O Fundo Monetário Internacional (FMI) fez uma análise das contas públicas para 2014: crescimento, investimentos e arrecadação em baixa; gastos governamentais e inflação em alta. A presidente, embora arrecade muito mais do que seria justo, gasta muito mais do que arrecada. Os gastos públicos são crescentes, principalmente com a folha de pagamento dos servidores, superando a arrecadação. Se governos incompetentes e marqueteiros tivessem os mesmos parâmetros da iniciativa privada, a assembleia de acionistas já os teria posto no olho da rua. Mas os espertos eleitores são capazes de dar-lhe mais um "desmandato".

Mário Alves Dente

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]