• Carregando...

É de preocupar o desfecho desta coligação (Gazeta, 2/7). De um lado Requião, que por muitas vezes antagonizou Osmar com acusações e desequilíbrios, e do outro, um senador, extremamente inseguro, se garantindo até o último momento através de alianças que lhe vislumbrassem uma possibilidade grande de sucesso nas eleições. Osmar, que tanto foi alvo de acusações de Requião, agora fica lado a lado com ele. Fico preocupado com políticos que se escudam em interesses do estado e não são coerentes consigo mesmos, em seus valores.

Rubens Yamagami

Política e políticos

Sai a pátria de chuteiras e retorna ao campo a pátria do jeitinho, aquela que favorece os grupos organizados, as elites. A pátria dos conchavos políticos. O interesse público usado como desculpa para ocultar a falta de caráter que beneficia negociatas e a partilha de cargos públicos. A maioria dos políticos brasileiros nem se lembra mais do significado de interesse público. Estão tão mergulhados em negociatas entre máfias corporativas que já nem reconhecem mais o verdadeiro significado de política. Jogam o jogo da politicagem agradando comunidades para conquistar votos até tomarem posse de cargos públicos.

Julio César Caldas Alvim de Oliveira

Ficha Limpa

Leio que o ministro Gilmar Mendes livrou a cara do senador do DEM Heráclito Fortes para que possa concorrer nas próximas eleições (Gazeta, 2/7). Já dá para entender que tipo de moralidade a oposição tanto alardeia. É bom lembrar que o referido ministro é ligado ao tucanato e foi nomeado por FHC.

Antônio Francisco da Silva

Transporte público

A prefeitura, juntamente com os gestores e planejadores do transporte coletivo, deveria ser mais ousada, como foram ao implantar os eixos de transporte. Faixas exclusivas para ônibus deveriam ser abertas em ruas de mão única do Centro, com os ônibus circulando no sentido contrário ao dos carros. O espaço para essas faixas viria de vagas de estacionamento existentes e de faixas que hoje se destinam a todos os veículos. Câmeras e guardas fiscalizariam para garantir a exclusividade dos ônibus.

Felipe C. B. Galoppini

Dívida da Urbs

A Urbs ainda não deu uma explicação razoável no caso dos vales transportes falsificados (Gazeta, 2/7). Quanto à dívida, fica difícil entender por que a Urbs deve tanto e as empresas enriqueceram. Alguma coisa está errada. Quando o poder público se mete onde não tem competência para atuar é isso que acontece. Um "cabidão" de emprego que só gera prejuízo e falcatruas. Não seria muito mais econômico, honesto e produtivo se simplesmente se limitassem a fazer a tabela de preços e deixar que as empresas façam o resto?

Antônio Carlos Wanderley

Multas bizarras

Em 2009, em abril, quando trafegava pela Marechal Floriano, fui atingido por um veículo que saía do acostamento. Paramos os veículos, nenhum policial apareceu, nem os agentes do Diretran. Vinte dias depois recebi uma multa por estar, no exato local do acidente, sem cinto de segurança. Ou seja, onde estava o agente? Se tirei o cinto, foi para sair do veículo após a colisão. Pena que não existe defesa contra a máfia da multa de Curitiba, mesmo que você não tenha culpa.

Gerson Giacomassi

Parabéns

Costuma-se felicitar e enaltecer o jornal em seu aniversário de criação ou em datas especiais. Deixei passar de propósito, mas não posso me furtar agora, e vou aproveitar a data de seu "desaniversário", ou seja, todos os outros dias de trabalho incansável, de qualidade e que faz do nosso cotidiano um momento "de vale a pena". Quero parabenizar o jornal por muitas coisas e espero que isso seja tornado público para que outros, em pensamento, manifestações ou orações, se juntem a mim para que, como Cèlestin Freinet, eu possa dizer em alto e bom tom que "não estamos mais sozinhos". Parabenizo a Gazeta: os jor­­nalistas Karlos Kohlbach, Katia Brembatti, James Alberti e Gabriel Tabatcheik pelo exemplo de coragem, seriedade, competência e cida­­dania, com o conjunto de matérias sobre os diários secretos da Assem­­bleia; os jornalistas José Carlos Fernandes, Mauri König, Élson Faxina, a Ciranda e a Andi, pelo Troféu Estatuto 20 anos, como jornalistas Amigos da Criança; a Gazeta do Povo e a RPC TV pela campanha "voto consciente"; a RPC TV, Gazeta e OABPR, pelo movimento "O Paraná que queremos" (embora o povo ainda esteja apático); o jornalista Cid Destefani (Vida e Cidadania, 27/6) pela bem-sucedida viagem no tempo e a chegada no "picadeiro do circo" e na memória ouvir "Pula Violeta!"; o retorno de Celso Nascimento às páginas diárias; os artigos "Desafios e angústias", do professor" Celso Wesley Ribas (Opinião, 25/6) e "O direito fundamental à educação infantil" (Opinião, 30/6), de Hirmínia Dorigan De Matos Diniz. É bom demais ter a Gazeta cedinho na minha casa e começar o dia sabendo em que terreno vou pisar.

Araci Asinelli-Luz, doutora em Educação, membro da Comissão da Criança e do Adolescente da OABPR

Sabine

Excelente a crônica sobre a Sabine (Gazeta, 2/7). Conheço e admiro a Sabine há anos e ela certamente merece esta e muitas outras homenagens. Sempre brinco que ela é a pessoa mais jovem que eu conheço, em todos os sentidos. Linda, irreverente e cheia de vida.

Ilana Lerner

Bares e vizinhos 1

Essa discussão entre donos de casas noturnas e moradores vizinhos a elas trata-se de uma questão de falta de civilidade (Gazeta, 1/7). Infelizmente para o nosso povo, divertir-se significa fazer barulho e algazarra. Certamente, as mesmas pessoas que frequentam os bares não os querem perto de suas casas. Temos de defender com todos os meios legais possíveis o sagrado direito de dormir!

Marcus Andrade

Bares e vizinhos 2

Acho que as ações do poder público deveriam estender-se aos subúrbios de Curitiba, pois existem pessoas que transformam suas casas em verdadeiras repúblicas, onde rolam frequentes festinhas, que, por muitas vezes, são mais incomodativas que muitos bares do Centro.

Jorge Silva

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]