• Carregando...

Mídias sociais

Corrupção

"Somos nós que fazemos este país todos os dias. Mas alguém não para na faixa de pedestre, senta no banco preferencial do transporte público, cola na escola, esbarra e não pede desculpas, recebe troco a mais e não devolve, toca som alto até 3h da manhã. E, principalmente, não educa o filho ensinando o certo e o errado. Essa criança cresce e pode se tornar um político."

Helga Olivenbaum, via Facebook, na matéria "Deputados aumentam gastos de fim de ano para não perder verba de gabinete".

Participe

Contribua você também com sua opinião para Gazeta do Povo.

• www.facebook.com/gazetadopovo

• twitter.com/gazetadopovo

• google.com/+gazetadopovo

A utilização dos R$ 8 bilhões (Gazeta, 10/2) por parte do governo estadual para pagar os aposentados é justa; essa é a função do fundo. Utilizá-lo para outros fins, é desvirtuá-lo. Mas a aposentadoria complementar para os funcionários públicos é uma medida que deveria ter sido tomada há anos. É uma realidade mundial. O que não é justo é o governo bancar as aposentadorias dos políticos. Não se trata de uma profissão, é uma atividade transitória. Roni Antonio Garcia da Silva

Pacotaço 2

É nessa hora que devemos analisar cada um dos 54 deputados estaduais. Foram eleitos para defender os paranaenses ou o governo? O poder emana do povo e em nome dele deve ser exercido. Isso não significa sacrificar a população e beneficiar a administração.

Virguss Bogus

Greve dos professores 1

Toda greve é traumática (Gazeta, 10/2), alguém perde, sofre, luta, chora e sempre atrapalha a vida de várias famílias. Até quando vamos conviver com essa situação em relação aos professores? Por que o governo não abre um canal de negociações mais efetivo e realista? Precisamos buscar soluções inteligentes para essas crises. A educação é fundamental para o desenvolvimento do estado e da nação. Raul Gelbecke, administrador e professor

Greve dos professores 2

As pessoas estão indignadas com a greve dos professores, que apenas querem a manutenção dos seus poucos direitos – que foram dificilmente conquistados. Vivemos em um país onde eles são muito mal remunerados. Não as vejo indignadas, porém, quanto ao fato de o governado do Paraná tentar tirar vários direitos dos servidores públicos e aumentar os salários dos políticos.

Iago Costa

Greve dos professores 3

Os profissionais da educação estão reivindicando seus direitos. Eles não exigem aumento de salários. Há escolas decadentes e não há verbas para a merenda escolar nem para produtos de higiene e limpeza.

Luciane Justini

Greve dos professores 4

Para muitos, a educação ainda é considerada despesa. Enquanto perdurar essa ideia, o Brasil continuará o mesmo. Fortalecer a educação é dar maiores bases à economia, à política, à ciência, etc. Aqueles que criticam a paralisação dos servidores da educação, deveriam se inteirar do assunto e analisar a atual situação educacional paranaense.

Jorge Repula

Contas públicas

Não é justo o estado ter dificuldades para as necessidades básicas na área da educação, saúde e segurança por falta de recursos e os poderes paralelos viverem num mar de rosas. Os repasses do ao Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e à Assembleia Legislativa são desproporcionais à realidade em todos os estados. Até podem ser legais, mas são imorais. O exagero de recursos leva à criação de novos custeios, tais como auxílio- moradia, carro com motorista à disposição, contratação de assessores, entre outros.

Claudio Todeschini

Partido dos Trabalhadores 1

A respeito do artigo assinado pela vice-prefeita Mirian Gonçalves (Gazeta, 10/2), não há dúvida que a corrupção sempre existiu e não possui fronteiras geográficas. Provavelmente, existiu no seio de governos anteriores desde o "grito do Ipiranga". A novidade criada pelo PT foi a institucionalização da corrupção. O ato ilícito é direcionado não somente aos agentes do governo, mas ao próprio partido. Também impressiona o volume de recursos desviados: nunca na história deste país se desviou tantos recursos públicos por meio da corrupção.

Antonio Veiga, advogado

Partido dos Trabalhadores 2

O artigo de Mirian Gonçalves, vice-prefeita de Curitiba, possui o mérito de aceitar que "alguns membros do Partido dos Trabalhadores podem ser responsabilizados" nos escândalos envolvendo a Petrobras. Já é um pequeno avanço. Mas não poderia deixar de repetir o conhecido chavão petista: corrupção sempre existiu, não possui fronteiras e não é uma invenção do PT.

Nereu J. Mello de Souza

Partido dos Trabalhadores 3

O artigo de Flávio Morgenstein (Gazeta, 10/2) adota o critério que vem sendo usado por toda a mídia: colar no PT a corrupção. Como se esse partido a tivesse inventado. Acabamos de saber pelo delator Pedro Barusco que os malfeitos na Petrobras datam de 1997, época da gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso.

Antonio Carlos Pacheco, engenheiro agrônomo

Gasolina

Precisamos do livre mercado para explorar a produção de petróleo. Enquanto for prerrogativa exclusiva de uma estatal, os preços serão por ela determinados. Os proprietários de postos de combustíveis terão a desculpa perfeita para justificar qualquer aumento.

Daniel Scorsin

Inflação 1

A desvalorização do dinheiro ao longo do tempo depende da lei de oferta e demanda. O governo controla a quantidade de dinheiro na economia. Decidiu baixar a taxa de juros na "marra" e injetou dinheiro na economia criando um "paraíso artificial" na base do consumo. Também não conteve os próprios gastos e maquiou contas públicas. Não satisfeito baixou as contas de energia - sem lastro -, represou reajuste de tarifas públicas, e concedeu empréstimos via BNDES. Como não existe almoço grátis, agora veio a conta para o povo pagar. E os estádios, quem paga?

André Renato Wenglarek

Inflação 2

Concordo com o editorial "A inflação ataca" (Gazeta, 10/2) em gênero, número e grau. As pessoas que vão ao supermercado sentem que - a cada mês - os mesmos produtos têm subido de preço. A inflação está descontrolada.

Wilton Garden

Inflação 3

Em plena semana do carnaval, quem dança, na realidade, é o consumidor brasileiro. A previsão do boletim Focus, do BC, indica uma inflação de 7,15% e um PIB "zero" para 2015. Também pode ser negativo em até 1%, como já se prevê em função dos déficits e descontroles nas nossas contas públicas. Há ainda a queda dos investimentos em infraestrutura, motivada pela crise na Petrobras, e a derrocada das principais empreiteiras do país, envolvidas na Operação Lava Jato. E o dólar batendo a casa dos R$ 2,80.

Paulo Panossian, São Carlos - SP

Crescimento econômico

O Brasil não crescerá nada, pois não tem condições para isso. Com a atual crise energética e hídrica que assola o país, o Brasil está amarrado na sua falta de administração e incompetência gerencial. O Brasil tem potencial, mas a teimosia governamental cimenta o nosso desenvolvimento.

Edson Lincoln Florscuk

Cirurgias em 3D

Como é bom ler esse tipo de notícia: "Impressão em 3D evita surpresas na mesa de cirurgia" (Gazeta, 10/2). A tecnologia é empregada no caminho do bem-comum e bem-estar da população. São pessoas abnegadas como essas que precisam virar notícia.

Luciano R. Ayres

Charge

Quero parabenizar o Benett pela charge "Fundo do Poço" (Gazeta, 9/2). Com os seus traços, falou tudo.

Maria Antonieta Pacheco

Paraná Clube

A torcida paranista tem mais é que apoiar o time nas horas difíceis. Falam para baixar os ingressos, mas quase ninguém ia aos jogos - quando o clube estava ganhando ou quando estava em dificuldade. Muitos dos torcedores do Paraná Clube são a cara do povo brasileiro: reclamam, mas não movem uma palha para mudar as coisas. O Tricolor vai conseguir superar os problemas. Assim como Brasil. Só é preciso a torcida – ou o povo – começar a agir.

Rafael da Matta HasselmannAtletiba

Nada melhor do que os dois times preparados para uma disputa equilibrada em campo. Que vença o clube que melhor aproveitar as oportunidades. Que o clássico Atletiba ocorra sem violência, sem lances polêmicos para culpar a arbitragem. Está na hora de começar a mudar o discurso, futebol se ganha com gol.

Joacir Souza dos Santos

Boas maneiras

No Brasil, principalmente nos estádios padrão Fifa, os presidentes de clubes poderiam ser obrigados a assistir às partidas lado a lado, em área VIP, como na Europa. Seriam assim coagidos a se mostrarem mais educados e serviriam de exemplo para as torcidas. Deveriam se cumprimentar após o final das partidas, qualquer que fosse o resultado. Seria uma escola de boas maneiras.

Luiz Paulo Monteiro Larcher

Crise hídrica

Em São Paulo, quem gastar mais água do que a média do ano passado vai ser multado. Sou a favor. A mesma situação para a energia elétrica. Mas gostaria de saber o que a Sabesp e a Eletropaulo vão fazer com a arrecadação extra: encanar água de várias fontes onde sobra e trazê-la para os locais com falta; implantar linhas de transmissão; usinas eólicas, etc?

Mário A. Dente, São Paulo - SP

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]