• Carregando...

Todo servidor público federal que passa em concurso já tem que ter ficha limpa há muito tempo. Para a posse, é exigida uma quantidade enorme de certidões junto a diversos órgãos do Judiciário e do Executivo. A corrupção atual não é fruto de servidores públicos, mas de comissionados da Petrobras e dos políticos. Aliás, servir ao público é o que os políticos menos fazem.

Benvindo Ferreira

Fundo partidário

“Poderia ser melhor empregado o dinheiro do fundo partidário: escolas caindo aos pedaços, professores mal pagos, falta de merenda, de professores, de auxiliares de todos os tipos, não há transporte decente para os alunos e tantos outros desmandos. O mesmo ocorre na saúde, na segurança. Mas os políticos só pensam neles e já estão com os olhos voltados nas próximas eleições. Na minha opinião, não deveria haver reeleição.”

Ancila Zanoni, via Facebook.

Pacote anticorrupção

“O correto seria reduzir os ministérios e aprovar o pacote anticorrupção. Isso, claro, se os políticos fossem políticos realmente preocupados com o cidadão.”

Anderson Gotfrid, via Facebook.

Leoa branca 1

“É uma pena um animal selvagem condenado a ser prisioneiro a vida inteira e a servir de entretenimento para as pessoas. Ela não deveria estar ali no Beto Carrero.”

Gracielle Queiroz, via Facebook.

Leoa branca 2

“Leões brancos são raríssimos porque têm um gene recessivo e, geralmente, só nascem em zoo por cruzamentos dirigidos. Não se dão muito bem na natureza, pois não conseguem se camuflar para caçar. Isso gera uma enorme desvantagem competitiva.”

Yáscara Albuquerque, via Facebook.

Pacote anticorrupção 2

As medidas do pacote anticorrupção parecem eficazes: punir os corruptores com dureza e aumentar o rigor das contratações de funcionários públicos concursados e comissionados é o caminho certo a seguir. O maior problema brasileiro, porém, é a fiscalização e não a legislação. Se o povo nas ruas está indignado, cobrem por fiscalização, denunciem crimes e protestem com objetivos definidos. A saída da presidente do poder não resolverá nada e a corrupção continuará da mesma forma, caso não haja e uma verdadeira mudança estrutural e de pensamento. O problema brasileiro é muito mais profundo para ser resolvido com impeachment.

Gabriel Lucchesi Montenegro Silva

Pacote anticorrupção 3

Dilma respondeu aos movimentos do domingo passado (15) com seu próprio pacote de moralidade, a fim de coibir a corrupção. O conjunto de propostas abarca a criminalização do caixa dois e o enriquecimento ilícito de agentes públicos. A presidente anunciou ainda a criação de um grupo de trabalho para discutir medidas que possam acelerar a tramitação de processos que versem sobre a prática de ilícitos contra o patrimônio público. É um começo. O povo está cansado de medidas paliativas e não suporta mais tantos escândalos patrocinados pela classe política. Dilma vive um momento decisivo, no qual sua aprovação despenca em todas as pesquisas.

Gabriel Bocorny Guidotti, bacharel em Direito e estudante de Jornalismo, Porto Alegre - RS

Pacote anticorrupção 4

A maneira mais fácil para evitar a corrupção é criar uma lei impedindo que os governos eleitos cometam ingerência nas estatais. É preciso proibir as indicações de apadrinhados aos cargos nessas empresas.

André Renato Wenglarek

Protestos

Mais de um milhão e meio de brasileiros foram, espontaneamente, protestar pelas cidades brasileiras contra a corrupção política e governamental, sem ocorrência de incidente, no domingo passado (15). Que a presidente Dilma Rousseff tire lição da manifestação. Enquanto muitos cidadãos vivem ainda em estágio miserável, sem direito à educação de qualidade, a sistema púbico de saúde de dignidade humana, à proteção da segurança pública, o dinheiro da nação é desviado, como aconteceu com a Petrobras. Como se não tivéssemos memória, vem o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, dizer que o governo vai lançar um pacote de medidas contra a corrupção. Por que não o fez antes?

Júlio César Cardoso, bacharel em Direito e servidor federal aposentado, Balneário Camboriú -SC

Financiamento de campanha

O problema não é o financiamento privado de campanhas políticas, mas é o empresarial. De duas uma: ou quem doa para campanha ou partidos não pode ter nenhum aporte de dinheiro do Estado, ou limita-se drasticamente o valor que pode ser investido pelas empresas nos políticos. O grosso do dinheiro deveria partir dos correligionários do partido. Quanto ao problema do caixa dois, não pode virar desculpa para não se fazer nada em outras frentes.

Carlos Hugo Winckler Godinho

Fundo Partidário

O Congresso aprovou o Orçamento de 2015 e aproveitou o embalo, na calada da noite, para incluir a emenda que reajusta o Fundo Partidário dos atuais R$ 289,5 milhões para R$ 867,5 milhões, e que agora seguirá para a sanção da presidente Dilma. O objetivo primordial do governo não é conter as despesas e pôr a economia nos trilhos?

Edgard Gobbi, Campinas – SP

Contribua você também com sua opinião para a Gazeta do Povo.

www.facebook.com/gazetadopovo

twitter.com/gazetadopovo

google.com/+gazetadopovo

CPI da Receita Estadual

Os deputados da base governista da Assembleia Legislativa do Paraná protocolaram pedidos de instalação de CPIs para impedir a criação da CPI da Receita Estadual. Esses parlamentares impedem a existência de CPIs sérias. Vejam se é possível uma CPI para apurar a explosão de caixas eletrônicos – assunto que é de exclusivamente da polícia -, ou as irregularidades na Refinaria Repar — que devem ser tratados na esfera federal. A derrubada do pacotaço foi só para fazer um pequeno agrado à população.

Claudio Todeschini

Plano Diretor

É importante ouvir todos os setores em relação às alterações do Plano Diretor de Curitiba. Não há dúvidas de que o conjunto de interesses que refletem as expectativas da sociedade devem ser conhecidos e debatidos. Mas isso não implica no atendimento de todas as reivindicações. Em especial aquelas que esperam obter, impositivamente, a ampliação das possibilidades de mudanças de zoneamento e, consequentemente, de flexibilizações para a construção em áreas hoje com limitações estabelecidas. É evidente a importância do devido resguardo dessas pressões para uma decisão final de cunho técnico, autônomo e isento.

Clovis Ricardo S. Borges
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]