• Carregando...

Fico contente pela Câmara não aprovar o projeto do "panterão" nos horários de pico. Destinar 20% dos ônibus exclusivamente para mulheres geraria mais problemas para o sistema de transporte coletivo, incidindo em maior custo na planilha e promovendo a discriminação. Não é separando homem e mulher que se soluciona o impasse. Para inibir o abuso dentro dos ônibus, basta ampliar o número de ônibus no horário de pico e punir os poucos desordeiros que se aproveitam da situação.

José Ademir do Vale Berthier Fortes

Tarifa de ônibus 1

Sobre o artigo "Tarifa, subsídios e integração metropolitana" (Gazeta, 18/11), não podemos comparar o reajuste do salário mínimo com o aumento da tarifa de ônibus. O salário mínimo ficou sempre abaixo da expectativa de reajustes no passado. Nos últimos anos é que houve reajuste um pouco acima da inflação represada no passado. Portanto, aumentar a tarifa de acordo com o salário mínimo é onerar o contribuinte. Vamos expor a planilha de custo para a população e fazer uma auditoria séria nas concessionárias. Wilson Paulo Bettega

Tarifa de ônibus 2

Excelente o artigo "Menos tarifa, mais coragem!" (Gazeta, 18/11). Enquanto o transporte público servir ao interesse privado, a situação não mudará. Precisamos alterar a lógica do transporte público ou não conseguiremos avanço . Transporte público deve ser estatal e estar sob controle popular. É assim que chegaremos à tarifa zero. Vinicius Prado Alves

Riqueza

Sobre o artigo de João Accioly "85 versus 3,5 bilhões" (Gazeta, 17/11), acredito que o brasileiro nunca conseguiu entender a criação de riqueza, por isso insiste tanto no discurso da distribuição. Até nosso vocabulário é diferente, pois dizemos que "ganhamos dinheiro", enquanto os americanos "fazem dinheiro" (make money) quando falam de sua renda. Daniel Venturi

Economia

É irritante ver o ministro Mantega não admitir que a sua política econômica durante todos esses anos foi um fracasso e que afundou o país. Estamos numa situação crítica perante o mercado internacional com um grande risco de rebaixamento no grau de investimento. Será que só ele não percebe essa situação? Hélio Ishida

Lava Jato

A prisão de diretores de grandes empresas acusados de envolvimento com atos criminosos nos contratos com a Petrobras merece muita reflexão. Essas pessoas participaram de negociações fraudulentas para conseguir contratos, eram corruptores e não podem alegar nenhuma pressão. Mas que não seja considerado como corruptor todo o empresariado que lida com a área pública. Em todos os setores há desonestos, mas a maioria é gente séria. Uriel Villas Boas, Santos – SP

Juiz

Sobre o editorial "Juízes, deuses e a perda da noção do óbvio" (Gazeta, 16/11), se considerarmos a suntuosidade dos palácios de Justiça Brasil afora, infelizmente acredito que a agente de trânsito não terá sucesso em ver a Justiça servindo à cidadania, pois, como diz o editorial, o "crescente relaxamento ético que está, lentamente, causando um enorme dano moral ao país" se inicia na pena máxima em que um juiz sofre aposentadoria compulsória e remunerada. Só isso já os coloca como deuses, acima de tudo neste plano materialista.

Irineu Q. Santos

Flora Camargo

O Paraná perdeu uma mulher de primeira grandeza. Flora Camargo Munhoz da Rocha não foi uma simples "primeira-dama". Foi uma mulher de múltiplas faces. Suas obras literárias servem de inspiração para tempos complicados na política e na vida em sociedade. Enquanto seu marido, Bento Munhoz, governava o Paraná, Flora percorria seu caminho com a realização de diversas obras no campo social. Junto com Júlio Senna, decorou o Palácio Iguaçu, símbolo da nova arquitetura paranaense. Fará falta a presença de Flora Munhoz da Rocha e de mulheres como ela.

Jair Elias dos Santos Júnior, historiador e presidente da Academia Mourãoense de Letras

Ensino compartilhado

Ótimo o artigo "A colaboração entre ensino público e privado" (Gazeta, 16/11). Sempre defendi a terceirização do ensino e não a sua privatização. A iniciativa privada já provou ser muito mais eficiente na gestão do ensino. O que seria fundamental é a fiscalização por parte do poder público com relação às escolas terceirizadas, exigindo a excelência do ensino e da aprendizagem. Pena que no Brasil de hoje se priorize o paternalismo e a esmola. Em vez de oferecer a todos uma escola de qualidade, preferem estabelecer cotas; em vez de empregos dignos, preferem dar bolsas; e assim por diante.

Carlos Fernandes

Amianto

Quem anda pela cidade atento às obras da construção civil cansa de ver os trabalhadores que serram as telhas de amianto sem qualquer forma de proteção, como as máscaras e as luvas. A inalação da poeira do amianto é receita certa de problemas graves. Denunciar a quem? Não existe em toda a imensa estrutura de funcionários nominalmente empenhados na saúde do trabalhador nem sequer um arremedo de patrulha da saúde no trabalho que, mediante simples telefonema, entrasse em cena para coibir essa prática, como os bombeiros no caso de incêndio. Jaques Brand

Estacionamento

No que está virando esse negócio de reserva de vaga? Não sou contra os direitos desse ou daquele grupo, mas em um mercado com três vagas de estacionamento, uma é reservada para os idosos, a outra para o deficiente e agora a terceira pode ser destinada às grávidas (Gazeta, 16/11). E os outros, fazem o quê? Mais um pouco e teremos vagas exclusivas para atleticano, coxa-branca, paranista, protestantes, espíritas, católicos; vagas para ricos e outras só para pobres. Que bagunça é essa?

Michel Henrique Duda

Oposição

Todas as entrevistas concedidas pelos políticos do PSDB têm tom de campanha. É importante avisá-los que a eleição acabou, não existe mais situação ou oposição, existe o Brasil que precisa continuar dando certo. Se a oposição quiser ter alguma chance de vencer uma eleição, terá de ter maturidade e saber aceitar a derrota. Eles vão ter tempo para isso, pois, se Lula for candidato em 2018 e 2022, a oposição terá alguma chance em 2026, desde que demonstre competência em fazer oposição construtiva e não da forma como está fazendo.

Elcio João Koleski

Corrupção

Eu queria que milhões de nossos eleitores soubessem o sinônimo de corrupção. Ah, se eles imaginassem o estrago que ela causa à nossa nação! Eu queria que eles acreditassem que existiu mesmo a quadrilha do mensalão e que o rombo na Petrobras é real e não conversa da oposição. Que bom seria que esse eleitorado soubesse que foram dos cofres públicos que saíram os bilhões destinados às propinas e que estamos cercados por aves de rapina. Um dia, sei lá quando, o voto consciente nos livrará de todas as mazelas que tomaram conta do Brasil.

Jeovah Ferreira, Brasília – DF

Terrorismo

Sobre o atentado em uma sinagoga em Israel (Gazeta, 18/11), tivesse um judeu invadido uma mesquita durante um ato religioso, matado e ferido alguns fiéis, o mundo inteiro, organismos oficiais e vários países estariam condenando a barbárie contra os pobres e indefesos. Tivesse um fanático islâmico invadido uma igreja, um templo ou mesmo uma mesquita e matasse e decapitasse alguns "infiéis", o mundo ficaria horrorizado e estarrecido com tal crueldade e carnificina, mas ficaria só na retórica humanista e ponto. Mas, como foram apenas alguns judeus, ninguém se importa.

Luiz Nusbaum, médico, São Paulo – SP

Acidentes de trânsito

Conduzir mal também transforma em vítima o próprio condutor. Além disso, na maioria das vezes as pessoas acabam se aproveitando do fato de estar em um veículo para desrespeitar os direitos alheios, como os dos pedestres. Para piorar, ainda tem gente que compra um carro maior para sofrer menos danos do que se estivesse em um veículo menor, em vez de se preocupar em estudar as regras do trânsito.

Darlan Rodrigues Bittencourt

Criacionismo

Toda e qualquer discussão sobre as teorias do criacionismo e evolucionismo, e sua suposta "rivalidade", cessaria se as pessoas se dessem conta de que, qualquer que tenha sido o processo, teve a monitoria de um Ser Supremo, a quem tudo pertence.

Sueli Cavichiolo

Administração escolar

Simplesmente deprimente ler o artigo "Democracia nas escolas: não como tática, e sim como estratégia" (Gazeta, 16/11). O deputado Romanelli demonstra desconhecer a realidade das escolas paranaenses. Sou professor no estado há 25 anos e posso afirmar categoricamente que a APP procurou, junto aos governos e comunidade, construir um modelo de eleição para diretores de colégios estaduais mais democrático e representativo. Se não houver um limite para as reeleições, poderão ser criados "diretores perpétuos", o que representaria o fim da democracia. Foi golpe, sim, o projeto aprovado pelos deputados.

Guilherme Kaminski

Multiparentalidade

Criança precisa de amor, de se sentir segura, de ser protegida. Seja por uma, duas ou três mães. Numa relação onde existe só uma mãe e um pai, eles também não concordam em tudo. A relação também não é sempre eterna e o pai ou a mãe podem seguir ouro caminho. Então, concordo totalmente com a multiparentalidade.

Miriam Machado

Lei Maria da Penha

Penso que a ampliação do serviço da Patrulha Maria da Penha será bem-vinda desde que nela se inclua visitas a escolas. Pois o agressor, na maioria das vezes, traz a violência de casa, seguindo o exemplo dos pais, e começa na escola a demonstrar tendências violentas.

Paulo Sergio de Faria

Canabidiol

Enquanto gigantes farmacêuticos lucram com gardenal e outras drogas, não querem que um produto natural e de baixo custo seja liberado. O receio de se chegar à liberação do consumo de maconha também impede o uso medicinal do canabidiol (Gazeta, 18/11).

Manoel Augustin Ribas BogadoÁgua

A todos os paranaenses fica o alerta sobre os problemas enfrentados pela cidade de São Paulo e pelo estado norte-americano da Califórnia, devido à falta de água. Será que os governos ainda não perceberam que a qualquer momento nós poderemos estar na mesma situação? Está mais do que na hora de incentivar o uso de água de chuva, diminuir a captação de água de poços artesianos e rios, e fazer o povo economizar.

Mauro Pedro Ribeiro de Castro

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]