• Carregando...

A primeira providência a ser tomada é a responsabilização dos governadores incompetentes e imorais que não cumpriram com as obrigações para com a Paranaprevidência (Gazeta, 26/10). Usaram o dinheiro para outros fins, para propaganda, para projetos sociais eleitoreiros, nepotismo, criação de cargos para pagar favores a aliados. A questão maior é que o povo do Paraná vai arcar com os prejuízos causados. Demagogia, falta de respeito ao povo e, principalmente, os objetivos pessoais destes políticos condenam o povo aos prejuízos constantes.

Antônio Carlos Wanderley

Paranaprevidência 2

Como cidadão e servidor público, fico preocupado quando surgem rumores em relação ao destino da Paranaprevidência. O modelo adotado por este fundo representa e garantia das aposentadorias futuras e a salvação dos caixas dos governos futuros, pois sem o fundo a população terá de arcar com a aposentadoria do funcionalismo, mesmo sabendo que esses contribuem sobre o total de seus rendimentos. Portanto, a saída é a manutenção da Paranaprevidência e o ajuste das contas no médio e longo prazo.

Francisco de Assis Inocêncio

Paranaprevidência 3

Se o cidadão deve para o Estado, ele tem de pagar. Assim, que o governo dê o exemplo e coloque nos cofres da Paranaprevidência o que ele deixou de depositar e que tinha por obrigação. Sou aposentado, depois de 37 anos de contribuição, e não gostaria de ter problemas no futuro.

Válter Martins

Lei da Transparência 1

A Lei da Transparência por si só não resolve nada, ou seja, dificilmente trará avanços para a política paranaense (Gazeta, 26/10). É necessário a vigilância e acompanhamento da sociedade e suas instituições mais organizadas. O trabalho da Gazeta do Povo e OAB Paraná no caso da corrupção na Assembleia Legislativa do Paraná são exemplos de que é necessário estarmos sempre observando as atividades dos parlamentares. O povo precisa exigir ética e respeito por parte desses parlamentares.

José Luciano Ferreira de Almeida

Lei da Transparência 2

A Lei da Transparência poderá trazer benefícios ao povo paranaense se houver seriedade da classe política e fiscalização, além de acompanhamento da atividade dos poderes constituídos por conta dos cidadãos de modo geral. Sem isso, sempre se dará um jeitinho.

Vilde Pedro Andreazza

Governo e bem-estar

Os brasileiros esperam que o próximo presidente se empenhe na educação, saúde e segurança. Deve atuar com ênfase na educação, possibilitando uma maior formação. A saúde deve ser repensada, pois o sistema atual não está dando conta de toda a população. Na segurança, deve ser melhorado o sistema de penitenciárias.

Jo Disperati

Liberdade de imprensa

Sou contra o controle externo da imprensa. A imprensa livre é o que sustenta a democracia e deve continuar assim. Há bons e maus profissionais na imprensa. Para controlar e investigar os maus profissionais, deveria ser criado um conselho de jornalistas que tivesse um conselho de ética composto exclusivamente por jornalistas, como os advogados tem na OAB e os médicos com os conselhos regionais e federais de medicina.

Estevão Gutierrez Brandão Pontes

Fundamentalismo

O Brasil está caminhando a passos largos para um regime de governo fundamentalista. Brasília, no 2.º turno das eleições, é o exemplo do que ocorreu no primeiro turno para presidente da República. Esses grupos de eleitores votam independentemente de qualquer denúncia, os valores pluralistas da democracia são deixados à parte por fundamentalismo religioso, que visa preferencialmente camadas mais pobres da população brasileira.

Gilberto Felipe Daher

Etnias

Parabéns pela matéria A Cidade é o Mundo (Gazeta, Viver Bem, 24/10). Outro programa étnico interessante em Curitiba é o oferecido pelo Centro Cultural da Espanha. Lá são realizados, quinzenalmente, eventos relacionados ao mundo hispânico, desde gastronomia – com degustação de pratos típicos – à arquitetura com bate-papos em espanhol. E o melhor: a entrada é gratuita.

Rafaela Magalhães

Etnias

Parabéns pela reportagem do Viver Bem por mostrar as manifestações culturais de diversas etnias. Faltou falar sobre uma "raça" que participou da formação do povo brasileiro desde a época do seu descobrimento: os ciganos. Alguns vieram com a caravana de Pedro Álvares Cabral. Por isto muitos brasileiros possuem o sangue cigano, mas não sabem.

Luciana do Rocio Mallon

Cristovão Tezza 1

Parabéns ao colunista Cristovão Tessa pela sua coluna "O ovo, a galinha e o ninho" (Gazeta, 26/10) que avalia bem o momento atual. É preciso que a inteligência se sobreponha a atos arrogantes do governo. O populismo tem nome e endereço. Onde está a democracia que alterna poderes?

Vera Lúcia Halt

Cristovão Tezza 2

O posicionamento político das universidades ocorre no Brasil, ocorre na América Latina, ocorre no mundo, sem que isso se traduza em perda de autonomia. Se CristovãoTezza tem conhecimento do uso ilícito de recursos da universidade para apoiar o governo Lula, deve apontar os responsáveis. A manifestação pública de professores e autoridades universitárias a favor deste ou daquele governo nada tem de errado.

Renato Perissinotto

Leites e fraldas

Sobre a coluna Financês (Gazeta, 26/10) que fala do custo que um filho pode trazer, estamos nesse processo de adaptação financeira da chegada de um bebê. Estou grávida de sete meses e vejo que algumas coisas não têm preço, mesmo antes de existirem, como chutes e mexidas na barriga! Temos que programar, sim, mas sabendo que nossos filhos tomarão seus próprios rumos.

Ana Paula Gomes da Silva

Shopping na Linha Verde

Não vejo o projeto de construção de um novo shopping, nas imediações da Linha Verde (Gazeta, 26/10), como um bom empreendimento. Pois se hoje é impossível trafegar na Linha Verde ou cruzá-la ao longo do dia, pois temos somente o viaduto do Xaxim perto do local, imaginem após o lançamento deste empreendimento? Será um caos. Para que dê certo imagino que deverá haver certas mudanças na Linha Verde, com acessos e retornos para fluir melhor o trânsito.

William Bueno de Lima

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]