• Carregando...

O sistema de aposentadoria de funcionários públicos está fadado à falência, não tem como essa conta fechar. Eles se aposentam com o salário integral e ainda procuram dar um jeitinho de terem uma promoção pouco antes da aposentadoria. É excelente para eles, mas para os cofres públicos e a sociedade, que trabalha e paga os impostos, não.

Evelyn da Costa

Paranaprevidência 2

O déficit da previdência se deve também ao abono permanência, em que o Estado devolve ao servidor o que recolhe em termos de previdência e não repassa a compensação.

Álvaro Malaguini

Divulgação de salários

Sou servidor do Ministério Público e me sinto constrangido com a informação de que o MP não vai divulgar o salário dos servidores (Gazeta, 31/5). Não é com a segurança do servidor que eles se preocupam, mas sim com a possibilidade de terem de informar gastos surpreendentes.

Luís Otávio Bottamedi

Lula na surdina

Que o cenário político no Brasil sempre foi marcado pelo fisiologismo e clientelismo é fato conhecido. Mas é o caso do mensalão, uma verdadeira quadrilha sistematizada, que nos deixa indignados. Fatos como esse, infelizmente, criam a ideia de que não vale a pena ser honesto.

Leiber Carvalho Caum

Polícia fora da lei 1

Parabéns à Gazeta do Povo pelo grande serviço que vem prestando à população paranaense. Ao abordar as deficiências e irregularidades na Policia Civil, acende uma luz ao final do túnel para que meus netos tenham uma polícia melhor e realmente voltada à segurança dos paranaenses. Tolerância zero! Vamos embarcar juntos nessa jornada e não desanimar nunca. Este é o caminho para mudar a situação, apoiando aqueles que realmente têm compromisso com a segurança.

João Arnaldo Hobmeir

Polícia fora da lei 2

Quero parabenizar o trabalho da equipe de jornalismo da Gazeta por essa série de reportagens que refletem os absurdos que ocorrem dentro da nossa Polícia Militar. Sou bombeiro militar e estou sofrendo pressões e respondendo por indisciplina. Segundo eles por ter me manifestado através da imprensa relatando alguns dos absurdos que ocorrem dentro da nossa corporação.

Laudenir Dotta, Cascavel – PR

Violência contra a mulher

Parabenizo a psicóloga Joyce Pescarolo pelo brilhante artigo publicado sobre a violência contra a mulher (Gazeta, 30/5). Fundamentada na ciência, apontou claramente os algozes que ameaçam, perseguem, mutilam e matam mulheres: os machistas que sentem raiva das conquistas femininas que revolucionaram o século passado.

Valéria Bassetti Prochmann

Greve no HC

Acho justíssima a reinvindicação dos médicos do HC, pois esses profissionais lidam com vidas e não objetos. Seus salários devem ser os melhores para que possam dar a atenção necessária aos doentes. Quando nossos governantes vão perceber que precisam investir muito mais em saúde?

Celia Maria Weiler

Código Florestal

Parabéns a Reinhold Stephanes e João Paulo Koslovski pelos artigos a respeito do Código Florestal Brasileiro pós posicionamento da Presidência da República (Gazeta, 31/5). Precisamos todos ir mais ao campo e nos inteirar sobre a realidade brasileira que existe além dos shopping centers, aeroportos, rodovias asfaltadas e do conforto das cidades e refletir mais sobre a origem dos produtos que chegam à nossa mesa.

Luiz A. C. Lucchesi

Mata Atlântica

Certamente houve restauração de matas ciliares. Há vários anos a cobertura florestal do Paraná cresce. Apesar das áreas restauradas agora não serem tão exuberante como florestas derrubadas, no futuro elas serão. A reversão do processo de degradação é clara e vem junto com uma postura positiva de proprietários rurais, da sociedade urbana e do governo.

Erich Schaitza, Gana (África)

Reforma da Arena 1

Lamento que o Estado financie obras particulares quando temos uma imensa demanda por serviços públicos, como saúde, educação e segurança. Entendo que a Copa seja importante para nossa cidade, mas colocar recursos em obras particulares é demais. Muitos perderão para que tenhamos apenas quatro jogos da copa em nossa cidade.

José Messias

Reforma da Arena 2

Independentemente de ser do coxa ou Atlético, dinheiro público não deve ser usado para arrumar estádios. Gostaria de saber o nome de todos os deputados que votarem a favor desse dinheiro que vai ser jogado no lixo. Se o governo federal está jogando dinheiro fora em outros estados não podemos fazer nada, mas aqui quero o nome de quem vai apoiar este mau uso do erário.

Mauro Pedro Ribeiro de Castro, Lapa – PR

Bate papo com leitores 1

Ótima iniciativa da Gazeta do Povo de reunir os leitores. Vocês estão agindo com sabedoria ao tentar aprender como pensam os leitores e divulgando notícias do real interesse da comunidade.

Elias Ubirajara Kasecker

Bate papo com leitores 2

Participei deste encontro e agradeço à equipe da Gazeta do Povo pela iniciativa em receber em sua casa seus assinantes. Com certeza, este bate-papo foi o primeiro de muitos que irão contribuir para um jornalismo participativo.

Dora Faintych Guelmann

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]