• Carregando...

Gostaria de informações sobre os parques Tingui, Tanguá e Barigui. Notei que o Parque Tingui é o que está em pior situação, completamente abandonado e infestado por desocupados e usuários de drogas. As pistas estão cheias de buracos, sem asfalto, e não existe nem sequer uma moto da Guarda Municipal para fazer a segurança. No Parque Tanguá constatei que existe fiscalização da Guarda Municipal e todos agradecem por isso, mas é preciso fazer a limpeza nos lagos. O mau cheiro da água está insuportável. Já o Parque Barigui, o mais badalado e frequentado da cidade, é, sem dúvida, o que apresenta as melhores condições, mas para ser perfeito precisa de mais segurança com agentes da Guarda Municipal fazendo monitoramento, seja de bicicleta ou a pé, para coibir os exageros. Outra sugestão é aumentar o número de banheiros na entrada pela Manoel Ribas.

Ayrton Niemietz

Resposta: Diariamente o Parque Tingui recebe serviços de manutenção, que incluem limpeza, coleta de lixo, roçada e reparos em todos os espaços, como churrasqueiras, canchas, parquinho infantil, academia ao ar livre, canteiros e outros. A prefeitura explica que incluiu na programação de obras a pavimentação de vias sem asfalto e a revitalização de alguns trechos da pista de caminhadas. Nas principais ruas de acesso, o asfalto foi revitalizado no fim de 2013. O parque possui um módulo da Guarda Municipal e as equipes de agentes fazem rondas em toda a área. No Parque Tanguá, as fontes são limpas a cada dois meses. O cheiro forte é causado pela proliferação de algas na água do lago que alimenta as fontes. Recentemente foi feita a limpeza dos equipamentos que movimentam a cascata. No Parque Barigui há dois conjuntos de banheiros públicos: um no estacionamento localizado ao lado da BR-277, e outro na entrada da Avenida Cândido Hartmann. Também estão à disposição dos usuários do parque os banheiros da Lanchonete do Farol, do Bistrô, do Bar do Lago, do Restaurante Maggiori e do bar Parque Barigui. O parque conta com um módulo da Guarda Municipal com duplas de agentes em atendimento 24 horas; a Ciclo Patrulha, que percorre a área durante o dia; e câmeras de segurança. O parque também possui a base do Grupamento de Operações Especiais (GOE) e reforço na segurança, com agentes da Guarda Municipal que fazem rondas em viaturas pelo parque e áreas da região.

Comentário do leitor: Agradeço a resposta, mas a realidade é outra. Estive no Parque Tingui por praticamente cinco dias seguidos e não vi nem sequer uma moto da Guarda Municipal fazendo ronda ou revistando aqueles maus elementos que lá frequentam. Quanto ao Parque Tanguá, aquela água está com cheiro de podre no mínimo há uns 40 dias. E, sobre os banheiros do Parque Barigui, sei perfeitamente que existem banheiros onde foi mencionado pela prefeitura, mas a minha pergunta se referia à entrada pela Manoel Ribas, onde ficam as churrasqueiras, ao lado da Secretaria do Meio Ambiente.

Cemitério Água Verde

Estive no Cemitério Municipal da Água Verde e pude observar o abandono daquele local. Todas as ruas cobertas de mato e sem qualquer segurança para os visitantes. Por que esse abandono? As taxas, caríssimas, pagas à administração pública não bastam para a conservação do cemitério?

Basilio Wowk Neto

Resposta: A prefeitura responde que já concluiu os serviços de manutenção no Cemitério Municipal da Água Verde e nos demais cemitérios municipais da cidade. A demora na realização da manutenção aconteceu devido ao vencimento do contrato da empresa prestadora de serviços. Nesse meio tempo, durante o processo de nova licitação, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente executou serviços de roçada, limpeza e varrição com equipes próprias. A manutenção terá continuidade, agora, sob responsabilidade da empresa vencedora da licitação, também encarregada de serviços de readequação dos cemitérios.

* * * * * Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]