Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Participação política 1

Se 75% dos paranaenses não entrariam num partido político (Gazeta, 7/1), existem dois fatos importantes a serem considerados: ou temos uma população despolitizada ou estamos realmente desinteressados pela anarquia que se tornou ser filiado a um partido politico.

José Fernando Moleda

Participação política 2

Penso que a falta de interesse – principalmente do jovem – pela participação na política está vinculada ao pouco conhecimento da importância que a política representa para o país.

Nanci Markovicz

Salário mínimo estadual

Incrível. Inacreditável. O estado do Paraná, através do seu generoso governador, está resolvendo o problema da miséria, através de decretos. A bondade não se estende aos funcionários públicos, e o índice de aumento de 21,5% do salário mínimo estadual abrange somente os empregadores privados. Engana-se quem pensa em demagogia. Engana-se quem pensa em ambição eleitoral. É pura bondade.

Paulo Di Giorgio, aposentado

Litoral

O mar das praias paranaenses está mais limpo do que em temporadas anteriores. Tenho uma casa em Santa Teresinha e estivemos lá meu marido e eu do dia 26 de dezembro ao dia 1.º de janeiro, fomos todos os dias à praia, e a água estava limpinha e maravilhosa. Gostaria de dizer para todos os paranaenses que valorizem mais as nossas praias e deixem de ficar enchendo o bolso dos catarinenses. Nós temos de valorizar o que é nosso.

Elair Salette Alves de Souza

A tragédia do álcool

Cumprimentos ao jornal e ao autor do texto "A tragédia do álcool", Alan Schlup Sant’Ana (Gazeta, 6/1). A naturalidade com que tratamos o hábito de beber, incorporado ao nosso cotidiano e, mais do que isso, incentivado como se fosse indispensável para a felicidade, por contínuas campanhas publicitárias, sinaliza para o fato de que é hora de reagir, banindo tal incentivo, porque por trás dessa leniência se encontram as tragédias do alcoolismo, lares desfeitos, crianças maltratadas, homicídios e outros males.

Ilírio Rui Kessler

Lixo 1

Sobre o editorial do lixo, é ótimo que alguém esteja pelo menos tocando no assunto (Gazeta, 7/1). Estamos vivendo numa época muito contraditória, em que se gasta muito dinheiro, tempo e inteligência em tecnologias fúteis, quando verdadeiros problemas como este são simplesmente ignorados. Quanto ao lixão de Mandirituba, é a velha ideia de levar o esgoto aonde ninguém vê. Não demora nada para a situação chegar ao limite mais uma vez.

Gabriel Fausto

Lixo 2

O lixo antes de tudo é uma questão de educação. Pois a todo momento estou vendo o "cidadão" jogar lixo em qualquer lugar. Um exemplo disso que vejo todos os dias é no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Há inúmeras lixeiras espalhadas pelo terminal, e ainda assim os usuários jogam o lixo no chão, mesmo estando a lixeira do lado. Então, antes de tudo, é uma questão de cultura que precisa ser mudada imediatamente. A curto prazo só se consegue isso com fiscalização e multa.

Juarez Ferreira

Taxa de lixo

Se nós desligarmos lâmpadas e tomarmos banhos mais curtos, nossas contas de luz e água diminuem. Se, por outro lado, reciclarmos e reduzirmos o lixo produzido, quem ganha é a prefeitura, que nos cobra uma taxa arbitrária e paga à concessionária por volume coletado. Isso tudo seis anos após o então candidato Beto Richa afirmar que a taxa de lixo era injusta e deveria ser revista. A taxa do lixo em Curitiba é criada sem critério técnico, não é baseada no tipo ou volume produzidos e assim o cidadão não tem qualquer estímulo para reduzir ou reciclar. Enquanto isso o Frankenstein da Caximba é mantido vivo pelos advogados da prefeitura à custa de manobras judiciais, passando por cima do interesse dos moradores e do meio ambiente. Por essas e outras, podemos dizer sem medo que em Curitiba o lixo é um lixo.

David de Carvalho

Fale com o governador

Quando o governador ironiza alguém sobre alguma reclamação, ele deveria repassar as promessas que faz quando era candidato (Gazeta, 5/1). Tanto ele quanto os prefeitos do litoral não têm um pingo de consideração com a população local ou itinerante, pois o nosso litoral já é há alguns anos um lixo. É fácil entender o motivo da alta demanda de paranaenses no litoral catarinense. Eu gostaria que a imprensa mostrasse a situação de nossos balneários, não ficando restrita ao centro de Guaratuba e Caiobá.

Dorival Bornancin Costa

Brasileiros no Suriname

A segurança dos brasileiros no Suriname não é responsabilidade do governo brasileiro. No máximo pode-se dar alguma assistência emergencial (Gazeta, 4/1). Os brasileiros que lá moram em definitivo devem se integrar à sociedade local, da mesma forma que os estrangeiros aqui no Brasil devem fazer!

Marcos de Luca Rothen

Combustíveis

No final do ano passado vimos várias autoridades afirmarem que o problema no preço do álcool combustível logo seria resolvido. Inclusive afirmaram que, se necessário fosse, reduziriam o porcentual do etanol na gasolina. Fica então a pergunta óbvia: por que, cada vez que a mídia divulga aumento do preço em grandes centros produtores do combustível, automaticamente postos de nossa capital reajustam o valor, inclusive para o mesmo noticiado? Será que temos algum novo tipo de bolsa de valores do álcool e que determina aumento conforme o humor dos donos de postos ou apenas estamos sendo vítimas da velha e conhecida ganância dos chamados "empresários do setor"? Esperamos sinceramente que não tenhamos de pagar novamente as despesas de campanha daqueles que insistem em fechar os olhos a práticas abusivas como esta.

Julio C. A. Fróes, administrador

Queda de pontes

Tenho notado ao ler o jornal Gazeta do Povo nos últimos meses um tipo de notícia que está se repetindo com mais intensidade: a morte devido à queda de pontes provocada por fortes enxurradas. Será que os setores competentes dos municípios e dos estados estão fazendo a devida manutenção dessas obras? Não seria o caso de nossos parlamentares obrigarem através de uma legislação este cuidado que parece que nossos administradores não estão tendo?

Antonio Borges dos Reis, engenheiro civil

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.