• Carregando...

A exploração do pedágio nas rodovias do estado do Paraná é resultado da ação dos governantes nos último 50 anos (Gazeta, 26/11). Fui para Joinville (SC) há dez dias e me custou R$ 4,80, ida e volta. Na semana seguinte fui para Londrina e paguei muito mais de pedágio. Justificativa: o contrato. Que pessoas são essas que fizeram a concessão e os que exploram o serviço?

Álvaro Pereira de Souza

Guerra contra o tráfico 1

Assistimos ao vivo pela tevê a centenas de bandidos fugindo armados, com fuzis, mochilas cheias de armas, correndo pela mata enquanto a polícia invadia a favela da Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro. Mais de uma hora depois, o mesmo canal de tevê mostrou meia dúzia de policiais fracamente armados percorrendo o mesmo caminho, na tentativa de interceptá-los. Foi hilário! Ou a polícia é conivente com eles, ou o Rio de Janeiro está perdido com as fracas ações da Secretaria da Segurança Pública. Não adianta pacificar um lado, se no outro quem continua mandando é o narcotráfico armado até os dentes.

Beatriz Campos

Guerra contra o tráfico 2

Minha preocupação é que, para se refugiar, os bandidos do Rio de Janeiro venham se esconder no Paraná. Será que a nossa polícia está atenta para isso?

Iracema Possenti

Guerra contra o tráfico 3

Quero dar os parabéns para os homens que estão fazendo frente a essa guerra contra o crime organizado. Essa ação de combate tão bem arquitetada e organizada teve êxito na tomada do território. Porém, como visto ao vivo pela televisão, a fuga dos traficantes e criminosos para o complexo do Alemão mostrou a força e o poder de fogo que a Polícia Civil, fuzileiros navais, e o Bope têm diante do crime. Mas na contramão desse processo de limpeza da cidade do Rio de Janeiro, existe uma força contrária que impede a ação efetiva do policiamento.

Alex Oliveira

Cartórios

Os cartórios reclamam a necessidade de atualização de valores, porém nos disponibilizam um péssimo serviço (Gazeta, 25/11). Além disso, existem situações hoje inconcebíveis, como a cobrança por busca de processos. Antigamente era viável a cobrança, pois um funcionário teria de procurar nos imensos livros de registros. Hoje a maioria dos cartórios tem acesso a eles em uma simples busca no sistema informatizado. Caso não fosse lucrativo o serviço cartorário, os seus titulares seriam os primeiros a aceitar a estatização dos mesmos.

José Alberto Ferreira Trindade

Gastos da União

A questão de reduzir os gastos com o funcionalismo é um desejo secular da sociedade. Todavia, não deve ser analisada de forma tão simples. Há várias maneiras de fazer a redução e o resultado pode ser positivo ou negativo. No primeiro caso, há de se eliminar funções e cargos desnecessários, que geralmente têm salários mais elevados, e valorizar quem trabalha de fato. No segundo caso, a pura e simples redução de pessoal e salários significa a precariedade dos serviços.

Sérgio Corrêa

Trânsito

O que nós, moradores de Curitiba, temos de ter em mente é que a frota de veículos na capital é de quase um carro, ou moto, por habitante. A população precisa tomar, urgentemente, uma atitude para mudar essa situação porque, se continuar assim, a "são-paulinização" da nossa cidade ocorrerá de fato.

Luiz Gimenez

Caminhões na Linha Verde

Passo pela Linha Verde todos os dias e vejo que o problema não está na restrição da circulação de caminhões (Gazeta, 25/11). Creio que está sim na grande quantidade de sinaleiros, que estão fazendo com que os congestionamentos sejam cada vez mais frequentes.

Roberto Pereira Ribeiro

Planos de saúde

Oportuna a reportagem da Gazeta do Povo sobre as reclamações dos médicos a respeito da não atualização dos valores pagos por procedimentos. Os planos de saúde reajustam as mensalidades dos seus associados, mas não repassam esses reajustes aos profissionais, nem tampouco às clínicas, laboratórios e hospitais.

Hélio Azevedo de Castro

Positivo informática

Muito triste a matéria de Economia a respeito da Positivo Informática (Gazeta, 26/11), na qual seus diretores citam que pode haver demissões em função da queda nas vendas. Podemos tirar nossas conclusões como deve ser difícil investir no país, gerar empregos com altos juros bancários e ainda concorrer com os produtos chineses que entram pelas fronteiras sem pagar impostos e são de péssima qualidade.

José Pedro Naisser

Prêmio Esso

Parabéns ao jornalismo da Gazeta do Povo e da RPC TV pela legítima e reconhecida premiação do Esso 2010, graças ao dedicado e ousado trabalho de reportagem investigativa que marca a história de uma mídia independente no Paraná. O trabalho realizado pelos profissionais Kátia Brembatti, Karlos Kohlbach, James Alberti e Gabriel Tabatcheik confirma que a aposta em um jornalismo pautado pela busca da transparência na gestão do dinheiro público dignifica a prática editorial.

Sérgio Luiz Gadini

Teresinha de Jesus

É uma delícia nas sextas-feiras abrir a nossa Gazeta do Povo e entre tantos artigos e notícias, ver, ler e degustar o que o jornalista José Carlos Fernandes conta. Que poeta, que contista, que prosador, que cronista temos ao nosso alcance! O texto "Teresinha de Jesus e o Baú da Felicidade" (26/11) nos comove, nos faz pensar, rir, chorar. O colunista vai pelas beiras das calçadas ainda de barro e, pulando valetas e riachos sujos, encontra preciosas Teresinhas e Marias das Tantas para podermos ver que na simplicidade de um ser, mora a grandeza.

Paulo Walbach Prestes

Compra de passagens aéreas

Compro minhas passagens aéreas da forma mais fácil e rápida pos­­­sível. Ou seja, através do site das companhias, pagando com cartão de crédito. É possível escolher melhores horários e preços, de forma bem mais prática.

Guilherme Costa Straube

Cartão de crédito

Quando realizo compras usando o cartão de crédito, busco sempre pagar o valor total da fatura (Gazeta, 25/11). Quando não é possível, procuro fazer o parcelamento com a operadora para evitar a bola de neve que os juros causam.

Margely Nunes de Souza

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]