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Mídias Sociais

Nota fiscal

"Ótima a campanha para pedir e dar nota fiscal. O problema é o tal do SMS, que deveria ser gratuito."

Alexandre Bartholomeu, via Facebook, sobre as críticas à campanha Nota Fiscal Paranaense.

Pedágios

"Empresa de pedágio tendo prejuízo? Nem o governo nem o povo devem nada para essas empresas."

Maria Margarida Buerger, via Facebook, sobre o ressarcimento do governo estadual às concessionárias de pedágio (Gazeta, 27/4).

Copa do Mundo

"Fomos enganados com essa tal de Copa do Mundo. A Fifa é uma entidade com fins lucrativos e se apropria do esporte como discurso ideológico!"

Ray Vital, sobre a desaprovação da população curitibana em relação à Copa do Mundo.

Drogas

"Por que não começamos a nos perguntar qual o motivo de uma pessoa começar a se drogar? Está faltando o quê? Família, amor, bons exemplos, talvez Deus?"

José Carlos Brisch, via Facebook, sobre o editorial "A alma do negócio" (Gazeta, 26/4).

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Uma viagem só de ida de Curitiba a Paranaguá, um trecho com aproximadamente 100 km, custa R$ 15,40. Uma viagem de ida e volta a Florianópolis, com cerca de 600 km, custa menos do que R$ 15,40. Mesmo assim, a Ecovia tem ou teve prejuízo. Como isso é possível? De qualquer forma, não é justo que a empresa tenha de arcar com esse ônus. Assim, acho que o estado deve retirar a concessão da Ecovia, liberando-a desse tipo de problema, em lugar de prolongar contratos para além de 2022.

Nilo Fortes Trevisan, professor aposentado

Pedágios 2

A afirmação do diretor-geral do DER de que o governo tem de fazer pagamentos anuais para evitar uma dívida bilionária em 2022 (Gazeta, 27/4) é no mínimo preocupante. Preocupa também que a concessionária alegue prejuízos cobrando um pedágio de mais de R$ 15 até Paranaguá. Imagino quanto não seria o prejuízo se ela tivesse feito a duplicação da rodovia.

Herbert Richert

Justiça Eleitoral

A Justiça Eleitoral, como todo órgão do Poder Judiciário, atua após ser provocada. Aqui no Paraná, denúncias no site oficial são poucas. Infelizmente, ao fazermos uma denúncia, ela só é aceita se tivermos provas. Se a Justiça Eleitoral tem o poder de polícia, deveria caber a ela investigar todas as denúncias recebidas e produzir as provas necessárias. Para o eleitor, fica difícil obter provas de compra de votos, exceto se conseguir uma gravação.

Emilson Coradi

Dívidas

Não há nenhuma dúvida de que o próximo governante herdará a bomba ativada pelo (des)governo atual. O desequilíbrio das contas públicas exigirá mais sofrimento para o povo, mediante aumento de impostos e inflação inevitável. Seja quem for o eleito para o próximo governo, não poderemos reclamar, pois, como diz o dito popular, "cada povo tem o governo que merece".

Carlos Celso Rossi

Copa do Mundo 1

Considerando que a população passou a desaprovar a Copa em Curitiba somente agora, parece clara a relação entre a recente insatisfação e a forma como as obras realizadas, financiadas com dinheiro público, foram geridas. Dizer que insatisfeitos são os que não conseguiram ingresso (Gazeta, 27/4) é subestimar a população, assim como atacar o instituto de pesquisa é fugir do assunto.

Luiz Guilherme Carvalho Guimarães

Copa do Mundo 2

Traduz-se na afirmação de Valcke de que "o importante será ver a pesquisa um ano depois da Copa e veremos se as pessoas vão dizer se foi acertada ou não" uma imensa bestialidade e, digamos, uma infelicidade na expressão. Pela afirmativa deles, temos de gastar hoje e só amanhã saberemos se foi uma boa decisão. Ele esqueceu que o curitibano tem outras prioridades e opinião própria.

Amanda Mucke

Acidentes de trabalho

Ontem, 28 de abril, foi comemorado o Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho. A prevenção de acidentes não pode ser esquecida porque é importante para toda a sociedade, em especial em nosso país, que ainda é um dos campeões mundiais em números de acidentes do trabalho. Para melhorar essa situação é necessário que as empresas cumpram a lei.

Tito Valle, advogado, Londrina – PR

Região metropolitana

Parabéns a Rosa Moura e seu artigo "Integrar ou inviabilizar a metrópole?" (Gazeta, 26/4). Não há mais fronteiras entre as cidades mais próximas da capital. Colombo, Pinhais, Araucária, São José dos Pinhais, Curitiba, Campo Largo etc., nenhuma dessas cidades existe sem interagir com as demais. Apenas para tocar em um item, penso que para começar a integração de fato dentro da RMC é necessário incentivar a implantação de linhas de trens urbanos rápidos em vias rebaixadas, como se faz nas regiões metropolitanas dos países desenvolvidos. Nenhuma metrópole pode depender exclusivamente do transporte rodoviário.

Ricardo Bufrem Riva

Aeroporto Afonso Pena

Uma situação absurda está ocorrendo com as pessoas que utilizam transportes terceirizados ou executivos a partir do Aeroporto Afonso Pena. Com base em uma lei orgânica do município de São José dos Pinhais, viaturas terceirizadas não podem mais fazer o transporte de passageiros. É a única cidade do planeta em que o transporte executivo é cerceado. Para um aeroporto que se pretende internacional e uma cidade que sedia eventos nacionais e internacionais, Curitiba precisa estar atenta e reverter imediatamente essa situação ridícula.

Samuel Goldenberg

Combustíveis

A Petrobras vende gasolina aos consumidores abaixo do preço que paga pela importação. As usinas produtoras de álcool estão fechando suas portas porque não têm condições de concorrer com os preços engessados pelo governo. Por que o governo não faz o mesmo com o álcool? Vamos incrementar o Proálcool e melhorar a balança comercial.

Luperci Vander Muller, Guaratuba – PR

Passeio Público

Há de se perenizar os eventos culturais no Passeio Público. Para isso o município deve ampliar o horário do funcionamento do restaurante, instalar fontes luminosas no lago e reservar espaço ao lado para venda de artesanato, reoxigenando o local com público mais seletivo. Também sugiro mudar o módulo policial para o entorno da estação-tubo Passeio Público, gerando segurança aos usuários do transporte coletivo, estudantes do Colégio Estadual do Paraná, e ampliar a estação até a Praça Khalil Gibran Khail.

Irineu Queiroz dos Santos

Pontos turísticos

No feriado de Tiradentes fui verificar os horários do Museu Oscar Niemeyer e fui informada, por um segurança que trabalha no local, de que o museu não abre às segundas-feiras. Eu moro em Curitiba e posso visitá-lo em outro dia, mas e os turistas que visitaram a cidade no feriado? É quase como ir para o Rio de Janeiro e o Cristo estar fechado em pleno feriado. Vi a cara de decepção dos turistas que desciam do ônibus de turismo e deparavam com a impossibilidade de entrar no museu.

Solange Martins Bettone

Árvores

Continuam cortando árvores sadias para vender como lenha. Essa informação é dada pelos próprios cortadores. Para onde vai o dinheiro arrecadado? A prefeitura coloca na receita, presta contas para alguém?

Jorge Abib

Fiação

A cada dia que passa aumenta o número de fios que são cortados dos postes e largados caídos na cidade. Difícil aceitar que a Copel esteja cortando os fios das empresas que não pagam o aluguel e esquecendo do cidadão. O interesse econômico de uma empresa pública pode superar o interesse coletivo? Se era para cortar os fios, por que não cortam as duas pontas, evitando que fique esse emaranhado de fios caídos?

Lisberto Cavalcanti

Futebol

Estamos numa era de repensar o futebol brasileiro. Temos de retomar urgentemente a política de revelação de jogadores pelos clubes de futebol. Antigamente, o clube revelava e vendia jogadores e com isso se mantinha. Agora o clube serve de vitrine, mas na hora de capitalizar a grana recebe muito pouco.

José de Paula

Setor automotivo 1

Sou totalmente contra subsídios ou ajuda para a indústria automotriz brasileira. Tem de deixar o mercado fazer o ajuste, doa a quem doer. Nada de créditos facilitados. Todo esforço deve ser destinado para a pesquisa científica e tecnológica para transporte coletivo integrado. Isso é ser estadista e olhar para o futuro. Nada a ver com esse desgoverno Dilma.

Orlando Galvez

Setor automotivo 2

Agora é a vez de salvar a indústria automobilística com o nosso dinheiro, isenções, benefícios para construir fábricas, terrenos de graça. Mas, se as vendas estão baixas, por que os preços dos automóveis não baixam? As margens das montadoras aqui são as maiores do mundo. Por que na crise de 2008 somente as subsidiarias americanas do Brasil é que eram lucrativas? E por que na Europa e EUA eles podem vender mais barato?

José Brenny Neto

Mercado de trabalho

Ao adiar a entrada no mercado de trabalho, o jovem teoricamente pode se preparar melhor, mas só a prática leva à perfeição. É como aprender a andar de bicicleta com marchas. No começo não se sabe por que tantas marchas, mas com o tempo se aprende que, com a menor catraca do pedal, é possível até subir ladeiras íngremes e, com a maior, ganha-se velocidade em retas e descidas. Combinando todas, a pessoa se desloca melhor e com maior velocidade e domina a bike. O mesmo acontece com um trabalho depois de algum tempo de experiência.

Antonio C. Dino

Petrobras 1

O artigo "Os ninjas no xogunato brasileiro", de Cláudio Slaviero (Gazeta, 27/4), beira o mau gosto. Infelizmente, apenas repete absurdos da grande mídia sobre a Petrobras -- cujo valor de mercado, nos "11 anos de xogunato", foi multiplicado por 14, de R$ 15,4 bilhões para R$ 241 bilhões.

Fabio Augusto Mello Peres

Petrobras 2

A famosa CPI da Petrobras, agora a ser instalada sem mesclas desnecessárias e até prejudiciais ao andamento de uma comissão, é de uma lógica irrefutável. Cada coisa a seu tempo. Creio que abarrotar uma CPI com assuntos vários e diferenciados não levaria a conclusão alguma, seria apenas um prenúncio de caos, uma tristeza a mais para o país. Agora, se for tratar cada tema por sua vez, não vejo onde o pecado resida. Os cidadãos de bem não estão pedindo pela ocultação deste ou daquele inquérito. Queremos o justo, que se apurem todas as irregularidades. E, sobretudo, almeja-se que, descobertos os malfeitos, seus autores sejam castigados com o máximo de severidade que a lei ordene!

Benedicto Bueno

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