• Carregando...

Muito se tem falado sobre baixar o pedágio das rodovias federais do Paraná por ser considerado escorchante, mas nada se conseguiu. Nas obras licitadas pelo poder público, via de regra, os preços são reajustados com base no desequilíbrio econômico-financeiro. No caso do pedágio também há esse desequilíbrio, só que a favor do consumidor. Para buscar solução, ou seja, reajustar para baixo, há de se convocar o Ministério Público Federal para rever os contratos e verificar se há como reduzir os valores cobrados. Sem o concurso do MP, não há possibilidade de rever tais contratos; judicializar só vai gerar passivo contencioso e nós, contribuintes, acabaremos pagando mais essa conta.

Jair Nisio, engenheiro agrônomo

Pedágio 2

O eleitor não é bobo. A tarifa do pedágio, bem como da energia elétrica, não vai baixar. Resta a nós, eleitores, cobrar melhores serviços e votar com responsabilidade. Tem candidato que sabe cobrar do outro, mas, na hora de ser cobrado, perde a cabeça e pode até dar coice. A redução na tarifa do pedágio anda a 20 km/h enquanto o balcão de negócios na política corre na velocidade de 110 km/h.

Waldomiro Tarcísio Padilha de Oliveira

Eleição 1

É muito conveniente colocar todos os holofotes em um avião que nem existe mais, e deixar na escuridão todos os roubos e escândalos estratosféricos. Só sei de uma coisa: um jatinho custa bem menos que as montanhas de dinheiro que os mensaleiros colocavam e ainda colocam nos bolsos, nas cuecas, nas malas. Essa história de ladrão de banco querer acusar um pivete de rua que roubou uma carteira de ladrão está me cansando.

Natália Cabral Cotta

Eleição 2

Os recentes acontecimentos mudaram consideravelmente o cenário político brasileiro, principalmente no nível nacional. O grande número de eleitores insatisfeitos com a situação de nosso país e que pretendiam anular o voto ou votar em branco parece que estão migrando de alternativa. Nota-se claramente uma disposição de mudança no rumo da eleição majoritária. Uma nova pesquisa após o debate dos candidatos à Presidência poderá confirmar essa tendência. Terão os eleitores descontentes vislumbrado uma luz no fim do túnel?

Ariel J. Ressetti, economista e administrador

Lei da Anistia

Sobre o artigo "Lei da Anistia, herança da ditadura militar" (Gazeta, 27/8), já notaram que, sempre que aparece alguém pedindo ou defendendo a revisão da Lei da Anistia, a pessoa costuma apontar somente as responsabilidades de um dos lados da história? Então, seguindo esse raciocínio perigoso, desde que os motivos sejam "justos", pode-se roubar, matar e torturar? Desde que se esteja do lado "certo", você pode cometer qualquer atrocidade contra o ser humano?

Sandro Pazini

Hospital de Clínicas 1

Impedir a entrada de forma violenta dos conselheiros que votariam a adesão do HC à Ebserh (Gazeta, 28/8) é democracia? Não, é anarquia! Todos têm direito à livre manifestação de pensamento, desde que não impeçam o direito de ir e vir de todos e não usem violência. Além disso, não se trata de privatização, pois a empresa pública em questão tem capital 100% da União e o atendimento vai continuar 100% gratuito.

Allan Rodrigo de Lima

Hospital de Clínicas 2

A Ebserh é mais uma famigerada agência criada nos bastidores da ditadura democrática que vivenciamos atualmente. A velha receita neoliberal: sucateamento da máquina estatal para vender, a preço de banana, o Hospital de Clínicas, conquistado com muito dinheiro público. Perguntar não ofende: quem é o dono da Ebserh?

Altair Luciani

Hospital de Clínicas 3

Os interesses são sempre corporativos, nunca em prol do serviço público e do atendimento comunitário. Além disso, virou moda no Brasil que protesto tem de ser violento. Parece que quanto mais se instaurar o caos, melhor. Qual será o propósito por trás disso tudo?

Luiz F. Mazzarotto

Inadimplência

Sobre a matéria "Maioria dos clientes volta a ficar inadimplente um ano após quitar dívida" (Gazeta, 27/8), não acredito que a inadimplência esteja ligada ao descontrole do orçamento. As leis privilegiam o mau pagador. A grande maioria sabe que, depois de meses de atraso, é possível fazer um acordo e pagar muito menos que a dívida inicial, e em 24 horas o nome está limpo para se fazer mais dívidas e usar o mesmo expediente para levar vantagem. Como os bons pagadores acabam arcando com os prejuízos, não há interesse em cumprir com as obrigações assumidas.

Antonio Carlos Wanderley

Hidrelétrica

Sobre a matéria "Fundação quer impedir obra de PCH" (Gazeta, 22/8), quando empreendimentos representam alteração do espaço físico e geram alterações sociais e econômicas para uma área de um determinado município, e mesmo de regiões, os projetos devem ser devidamente avaliados. Para isso existem as audiências públicas e as manifestações individuais e de entidades que devem debater e apresentar propostas. E isso vem acontecendo em Prudentópolis e Mariluz para assegurar o melhor para a coletividade e a compatibilização com o setor energético.

Trajano Gracia Neto

Centro-Sul 1

É verdade que nenhum empresário investe na Região Centro-Sul (Gazeta, 25/8). E por que não investem? Porque as pessoas não têm renda para consumir e não têm renda porque produzem pouco. O relevo da região não é propício à agricultura, que é a base da economia do Paraná. Todas as regiões ricas do interior começaram a diversificar a economia utilizando a renda oriunda da agricultura.

Leonardo Simoni

Centro-Sul 2

Por que, em vez de questionar apenas os principais candidatos, não questionaram todos sobre as propostas para o Centro-Sul? Como eles têm pouco tempo na televisão aberta, talvez reportagens como essa pudessem ser uma boa maneira de eles exporem suas propostas; afinal, o Paraná tem oito candidatos a governador e não apenas três.

Vanderson Setnarski

Economia

A declaração do ministro Mantega, dizendo que é inadequado falar que o Brasil está em crise, é de ficar de orelha em pé. Trata-se de uma declaração irresponsável, pois o país está em crise de credibilidade, de economia, de postura, de decisões.

Hélio Ishida

Petrobras

Dilma disse que a Petrobras está acima de falhas de conduta de funcionários. Melhor seria admitir que a Petrobras, outrora orgulho dos brasileiros, perdeu sua eficiência, e carece de uma administração séria, porque vive sob falhas de conduta de seus dirigentes, e sob uma ingerência nefasta.

Paulo Panossian, São Carlos – SP

Promessas 1

Os problemas reais, como falta de segurança, saúde péssima, educação nota zero, corrupção, são o inverso do que é a realidade do horário político, em que tudo é possível ao que tem paciência de ver e ouvir. O grande problema é quando se desliga a televisão e a realidade volta, como um sapo em contraste com o conto de fadas. A política é a arte de convencer as outras pessoas de que se é capaz de fazer aquilo que se sabe ser impossível.

Manoel José Rodrigues, Alvorada do Sul – PR

Promessas 2

Todo dia alguém vai mentir para você, eleitor. Há estudos sobre o comportamento físico e psíquico observado nas pessoas. Tome cuidado com candidatos que dizem "vamos fazer", "vamos mudar", "queremos que" etc. Nunca explicam como vão fazer, nem de onde virão as verbas.

Antônio Bay, aposentado

Atuação parlamentar

Precisamos dessas informações sobre a atuação dos nossos deputados (Gazeta, 25/8) sempre e bem divulgadas. Os paranaenses têm de eliminar quem não faz nada pelo estado e pelo país.

Hermes Carlos Bollmann

Fumo

No dia 29 de agosto, unimos nossas forças para evitar o fumo e suas consequências, como o câncer e outras doenças. O Congresso Nacional aprovou a lei para locais abertos e áreas especiais para fumantes em restaurantes e locais fechados. É um avanço! Eu, como ex-fumante, sei que o cigarro faz mal e deve ser combatido. O fumante não é obrigado a deixar o cigarro. Mas deve conscientizar-se da importância de vencer o vício.

Paulo Roberto Girão Lessa, Fortaleza – CE

Blitz

Bom saber que crianças na faixa dos 10 anos estão participando de blitze para motoristas e passageiros sobre o uso de cinto de segurança. Espero que essa iniciativa ajude as pessoas a sempre usar o cinto de segurança dentro dos carros.

Paola Pereira Baptista Soares, estudante

Crítica

A PM sempre nos serviu com dedicação e respeito. Não merece esse tipo de tratamento de jovens nas redes sociais. Se essas pessoas estão reclamando e postando vulgaridades, é porque a polícia não os deixa pichar, vandalizar ou fumar em paz. E ainda há pessoas fazendo demagogia e dizendo que são uns pobres coitados, em vez de opinar sobre a causa do problema!

Paulo Barros

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]