• Carregando...

Algumas coisas precisam ser melhor explicadas pela presidente Dilma a respeito da refinaria de Pasadena, no Texas. Se a transação foi aprovada a partir de um relatório incompleto ou até mesmo fraudado, por que o então responsável pelo relatório, Nestor Cerveró, continuou na diretoria da Petrobras depois disso? E qual a razão de ele ter sido removido para a BR Distribuidora como diretor financeiro, quando o destino plausível deveria ter sido o olho da rua ou, no caso de comprovação de fraude, a cadeia?

Rubens Andrade Santos, empresário

Petrobras 2

Sempre achei que o governo do PT, desde Lula, usava dinheiro e fazia negócios sem prestar contas. Agora existem muitos esqueletos guardados nesse armário: perdões de dívidas, a entrega não explicada de investimento no exterior, investimentos em Cuba etc. Se fôssemos um povo sério teríamos mandado esse pessoal sair do governo e cobraríamos a conta deles. Quero ver se os políticos do PMDB defendem seus interesses ou do povo brasileiro; se barrarem a CPI da Petrobras, nunca mais votarei em candidato do partido.

Leudinir de Souza

Diárias de viagem

Até quando iremos aguentar tamanha desfaçatez do nosso Legislativo? A ganância e a falta de comprometimento com a sociedade são exageradas por parte dos que nos representam. Lutamos para manter as passagens mais baixas, temos uma saúde capenga, da segurança nem se fala, e eles querem dilapidar o dinheiro público da nossa Câmara de Vereadores aumentando as diárias de viagem (Gazeta, 25/3)?

Adalberto Batisti

Benefícios

Sobre a aprovação de mais um benefício para juízes e procuradores federais (Gazeta, 23/3), o poder que mais deveria manter o controle das desigualdades e postular justiça causa o desequilíbrio com a aceitação de atos corporativistas. Os benefícios proporcionalmente teriam de ser para todas as classes de trabalhadores.

Renato Taborda

Hospital de Clínicas

Com mais de 25% dos seus leitos já desativados, um déficit de 600 servidores e falta de verbas para necessidades básicas, a Justiça Federal ainda pretende que sejam exonerados 916 dos 2,9 mil servidores do Hospital de Clínicas (Gazeta, 25/3)! Quando um país libera dinheiro público para obras em um estádio privado e não tem dinheiro para assegurar o funcionamento de um hospital público da importância do HC, alguma coisa está fugindo da normalidade e fica difícil entender o processo de distribuição de verbas públicas.

Clotilde de Lourdes Branco Germiniani

Táxis

Essa licitação dos novos táxis realizada pela Urbs foi feita na maior transparência possível e aprovada por 98% dos motoristas que participaram da licitação. Todas as regras foram claras e os prazos foram respeitados. O argumento dessa liminar suspendendo o processo (Gazeta, 25/3) é totalmente infundado, pois foi a Lei de Licitações que deu as diretrizes para formar as regras da licitação.

Rodney Fernando Carneiro

Economia

É estranho o ministro Guido Mantega reclamar do rebaixamento da nota do Brasil (Gazeta, 25/3). Até agora ele tinha usado de diversas artimanhas para mostrar um Brasil cor-de-rosa. As despesas do governo continuam crescendo de forma geométrica enquanto as receitas crescem de forma aritmética. Usou de todos os artifícios para encobrir a incompetência de sua política econômica.

Hélio Ishida

Corrupção

Fica cada dia mais difícil suportar a ideia de que tantos atos irresponsáveis permaneçam sem consequências para os que renitentemente provocam danos irreparáveis ao patrimônio público e à população brasileira. Temos uma mídia livre, temos oposição, temos Justiça, Congresso. Que cada um cumpra seu papel para que o Brasil possa banir da vida pública quem só subtrai e prejudica o povo a quem deveria servir.

Eliana França Leme, São Paulo – SP

Clãs paranaenses

Fiquei indignado com a reportagem sobre alguns clãs familiares que ajudaram a construir o Paraná e a nossa cidade (Gazeta, 23/3), mas que não citou a família Tourinho. A família Tourinho teve participação no projeto e construção da estrada de ferro que liga a capital a Paranaguá; meu avô e seus irmãos, todos militares, tiveram uma participação muito ativa em Curitiba como comandantes do antigo CPOR. Meu avô chegou a general do Exército e elaborou o Programa Rodoviário do Estado do Paraná. Espero que numa próxima reportagem não esqueçam das verdadeiras famílias que fizeram muito pelo Paraná e por Curitiba.

Luiz Anselmo Merlin Tourinho, engenheiro agrônomo

Venezuela

Não se pode chamar a Venezuela de democrática nem de perto. A OEA e países que a compõem, na grande maioria, compactuam com o sistema venezuelano, que é ditatorial, fere os direitos civis e tem um Legislativo e um Judiciário coniventes com os abusos cometidos pelo Executivo. A moda é usar o status da democracia para camuflar as práticas imorais e ditatoriais.

Marcos Garcia

Laís de Souza

A ginasta Laís de Souza, que tantas medalhas ganhou para o Brasil, está recorrendo às redes sociais para angariar dinheiro a fim de poder fazer uma cirurgia de recuperação nos Estados Unidos, onde está internada após o acidente durante treinamento para a Olimpíada de Inverno na Rússia. É conveniente lembrar que os jogadores de futebol campeões do mundo receberam um prêmio em dinheiro de R$ 100 mil e mais uma pensão vitalícia. Enquanto isso, nossa ginasta mendiga para conseguir algum para sua recuperação.

Luiz Fanchin Jr.

Copa do Mundo

Existem dois tipos de torcedores diante da Copa do Mundo: os emocionais e os racionais. Emocionalmente, meu coração é verde e amarelo e quero ver o Brasil campeão. Mas, racionalmente, vejo que enquanto nós, brasileiros, nos deixarmos levar pelas emoções do futebol, do carnaval etc. e não acordarmos para a realidade em relação à saúde, segurança e outros aspectos primordiais, estaremos levantando a taça da corrupção e dos desmandos.

Valmir Schühli

Telefonia móvel

É de indignar a forma como somos tratados pelas prestadoras de serviços, principalmente por empresas de telecomunicações. Faltam respeito e ética. Milhões são investidos em publicidade a fim de iludir a população. Sinal 4G? Onde tem? Qualidade de sinal é igual ao atendimento prestado, ou seja, péssimo! Não temos direito de ser ouvidos ou de argumentar.

Deogenes Fabiano Teixeira Borba

Antonina

Mais um acidente na Avenida Conde Matarazzo, em Antonina. O certo era a população fechar essa avenida por um tempo e exigir a presença do excelentíssimo prefeito e representantes da Megapav. Só assim eles tomarão atitudes. Não são capazes de colocar nem uma faixa pendurada em uma árvore avisando dos perigos da avenida.

Luiz Fabiano Alves Rosa, Antonina – PR

Estrada da Graciosa

Concordo plenamente com o engenheiro Paulo Ferraz (Gazeta, 24/3). O Exército poderia colocar uma ponte metálica na Estrada da Graciosa em um mês. Passando a Copa, já teriam pronto um projeto para uma ponte definitiva, mas esse projeto tem de ser feito às claras.

Hermes Carlos Bollmann

Calçadas

Gostaria que alguém apontasse uma calçada, via pública ou praça pública cujos pisos, paralelepípedos ou lajotas não estejam levantados e soltos, oferecendo aos transeuntes risco de acidentes, sem contar que às vezes o desnivelamento forma, com a chuva, pequenas poças de água, por alguns dias criadouros de mosquitos.

Carlos Venturin

Precatórios

Os responsáveis pela liberação desses valores através dos precatórios (Gazeta, 22/3) não têm a noção da importância desses recursos para as pessoas e suas famílias.

João Abrão Filho

Dilma

Carlos Marighella escreveu um pequeno manual do guerrilheiro urbano. Nele havia vários "pecados capitais" da guerrilha, como: considerar o inimigo ignorante; vaidade; exagerar na sua força comprometendo todos os recursos; precipitação. Se Dilma fosse guerrilheira hoje, o próprio Marighella a convidaria a sair do movimento, pois as ações de Dilma o colocariam em risco.

Luiz Renato Silva

Ditadura

Percebo uma imensa, injustificável e rancorosa má vontade com os militares. O linchamento é geral. Creio que os exageros existiram de ambos os lados. Morreram civis e militares. Famílias de militares também foram destruídas. Militar também é povo. A história precisa ser contada com isenção e verdade.

Vicente Limongi Netto, Brasília – DF

Pesquisa eleitoral

Carecem plenamente de crédito essas pesquisas eleitorais. Fui interpelado por uma dessas recentemente e logo no início, quando falei da minha formação superior, a entrevistadora me descartou. Falei o que penso sobre essa palhaçada de só coletar pesquisa dos que recebem Bolsa Família. Infelizmente, não temos mais a quem apelar, apenas podemos votar diferente nas próximas eleições.

Alceu Carlesso

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]