• Carregando...

Mídias Sociais

Virada Cultural

"Acho o valor muito alto também, mas temos de parar de pensar que artistas vivem de ‘mostrar seu trabalho pros outros’. Os artistas, os músicos e todos que os acompanham vivem disso. Pagam suas contas, comem, pagam impostos..."

Silvia Angelica, no Facebook, sobre os cachês da Virada Cultural.

Hospital de Clínicas

"O HC é do governo federal do PT, mas a saúde não estava perfeita? Vão trazer médicos cubanos também?"

Adriano Channe, no Facebook, comentando o editorial de domingo sobre o Hospital de Clínicas.

Passagens aéreas

"Leis de mercado, oras. Se há quem pague, por que as companhias áereas que têm tido prejuízos bilionários iriam baixar os preços?"

Alexander Raff-Lehner, no Facebook, comentando o editorial de sábado sobre o preço das passagens aéreas durante a Copa.

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

Não é novidade que governos, depois de eleitos, renunciam aos postulados de campanha. Porém, a Petrobras passou dos limites. Veicula propaganda relembrando a fundação da empresa, tendo ao fundo a valorosa campanha do "Petróleo é Nosso", e promove o leilão do pré-sal.

Evaldo J. Magalhães

Petrobras 2

Parasitas vorazes devoram grande parte das riquezas da Petrobras (Gazeta, 19/10). São os milhares de funcionários super-remunerados, que trabalham pouco e ainda fazem greve sobre o pré-sal, do qual nada entendem. E quem paga a conta é o brasileiro, com os altos preços dos combustíveis.

Lotar Kaestner

Petrobras 3

O autor do artigo "Getúlio Vargas, Petrobras e o leilão do Campo de Libra" (Gazeta, 19/10) apenas expressa sua vontade, sem nenhum embasamento lógico que justifique sua opinião. Típico de quem não tem nada além da ideologia esquerdista vazia que já se mostrou falha e retrógrada.

Rômulo Viel

Petrobras 4

O povo brasileiro é refém da Petrobras, que, como todo monopólio, é maldito porque serve mais aos interesses de poucos – os políticos e seus privilegiados funcionários – que aos da população. Se ela parar, o Brasil para! Tudo isso em nome da balela do "petróleo é nosso". Se é nosso, onde está minha parte? Quem é realmente eficiente e eficaz não tem medo de concorrência.

João Carlos Bemvenutti

Escolta policial 1

Em muitos países desenvolvidos, as prisões são privatizadas, cabendo aos detentores das privatizações sua manutenção, reeducação, escoltas etc. Enquanto isso, no Brasil o sistema penitenciário é falido, não recupera ninguém; ao contrário, especializa o criminoso e o revolta ainda mais.

Edwaldo Gomes Machado

Escolta policial 2

Precisamos é de um Judiciário ágil, para julgar, condenar ou absolver, pois delegacia não é penitenciária. Nos EUA, o indivíduo é preso; em uma semana a promotoria pública apresenta a queixa, em duas o juiz condena ou solta. A escolta se dá da rua para a cadeia, da cadeia para o tribunal e dele para a rua ou a penitenciária. Para que complicar se é tão fácil resolver?

Padre Jesus Messias Galieta, Campo Largo – PR

Diplomas

A proliferação de faculdades particulares de qualidade para lá de duvidosa aconteceu no governo FHC, inclusive a transformação do nosso querido Cefet-PR em colegião de ensino médio: professores com especialização e mestrado, laboratórios técnicos industriais foram jogados às traças. No governo FHC, em termos de educação, voltamos às trevas.

Jackson Neves

Horário de verão 1

Será mesmo que essa pequena economia de energia, embora não a veja em minha fatura, compensa em relação às despesas extras durante esse período, principalmente na área da saúde, pelo tratamento de milhões de brasileiros que são diretamente afetados biologicamente com essa mudança repentina em suas vidas?

Antonio Gravi Gonçalves

Horário de verão 2

Sou totalmente contra o horário de verão, pois a luz que se diz economizar à tarde é gasta de manhã. Não consigo entender tal economia.

Silvio Snak

Cemitério Água Verde

Na última quinta-feira, fui ao Cemitério Água Verde para acerto com a pessoa que fez a limpeza e arrumação no túmulo da família. Ficamos assustados com o estado de abandono em que se encontra o local. Todas as ruas e calçadas que percorremos estão tomadas pelo lixo de toda espécie e pelo mato. A prefeitura fará a sua parte até o dia 30? Do contrário, no Dia de Finados as pessoas terão de circular no meio do lixo e do mato.

Cleusa Horylka

New York Times

Parabéns pela parceria com o The New York Times (Gazeta, 21/10). Quem ganha são os milhares de leitores do jornal, que investe em inovação da informação, permitindo ler notícias que de outra forma nunca chegariam aqui. Valeu, Gazeta, um grande salto à frente!

José Pedro Naisser

Hospital de Clínicas 1

O mesmo jornal que relata a impossibilidade de utilização de 94 leitos do Hospital de Clínicas da UFPR dá notícias do início do programa Mais Médicos (Gazeta, 16/10). O Brasil tem dinheiro para pagar os médicos cubanos, cujos diplomas não foram nem sequer revalidados, e o maior hospital do Paraná está com seu funcionamento comprometido por falta de verbas! O Hospital de Clínicas da UFPR já foi referência em várias áreas importantes; agora, sucateado, vai se arrastando como pode.

Clotilde de Lourdes Branco Germiniani

Hospital de Clínicas 2

Parabéns à Gazeta do Povo pela clara e elucidativa opinião sobre a agonia do HC, esclarecendo a comunidade sobre a falta de estrutura como o grande problema da saúde brasileira. A tristeza e o desânimo estão presentes em todos, professores, técnicos e alunos, perante a pior situação do maior hospital público do estado e principal formador de recursos humanos da área da saúde.

Claudete Reggiani, médica ginecologista e diretora do Setor de Ciências da Saúde da UFPR

Biografias 1

Nessa batalha das biografias, pelo menos já existe uma vencedora: Paula Lavigne, que conseguiu ressuscitar de um quase anonimato e fazer com que o seu nome aparecesse com grande evidência na mídia.

Ronaldo Gomes Ferraz, Rio de Janeiro - RJ

Biografias 2

Os tempos mudam, e como mudam! Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil, entre outros, conseguiram um grande aliado na sua batalha em busca da proibição das biografias não autorizadas. O aliado é ninguém mais, ninguém menos que o emblemático deputado federal Jair Bolsonaro. Acha pouco ou quer mais? Apesar de você, É proibido proibir. Aquele abraço!

José Marques, São Paulo - SP

Sujeira

Gostei da iniciativa das plaquinhas nos canteiros e praças com o aviso para os donos de cães recolherem os dejetos dos seus bichos; Mas, pelo visto, não são os cães os principais causadores de sujeira. Na Praça do Japão, foi possível ver o estrago causado no domingo por grupos de adolescentes, vestidos de preto, que sempre se reúnem por lá nos fins de semana. Eram montanhas de lixo, latas de cerveja, pontas de cigarros, sacos plásticos boiando nos lagos, uma tristeza.

Maria Julia Coelho dos Santos Seewald

Ayrton Lolô Cornelsen

Agradeço a José Carlos Fernandes por nos mostrar um pouco da vida de um dos homens que mais admiro no Paraná, o engenheiro Ayrton Lolô Cornelsen (Gazeta, 20/10). Quase no fim da matéria, ele fala do plano de transportes de grãos pelo Ivaí. Refere-se à Hidrovia do Ivaí, um projeto que governo nenhum teve peito para tocar. É muito para a cabeça de quem só se preocupa com a permanência no poder.

Parreiras Rodrigues

Ocupação de prédios públicos 1

Não concordo com nenhuma dessas atitudes anarquistas e antissociais que estamos presenciando cada vez mais no país; desde greves absurdas, como as dos bancários, por quase um mês; manifestações de rua sempre acompanhadas de vandalismo e baixarias que revelam uma sociedade sem cultura e educação, porque não tem governos e lideranças com autoridade e caráter.

Natanael Machado

Ocupação de prédios públicos 2

Sou a favor das atuais ocupações de prédios públicos porque o sistema político brasileiro é construído para garantir e proteger os interesses pessoais, partidários e econômicos dos representantes, de modo que só uma quebra radical de conduta da população fará com que esse sistema funcione de acordo com os interesses da população.

Thiago Melo

Black blocs 1

Entendo que as manifestações realizadas nas ruas em diversas cidades do país são devidas e legítimas, mas, por outro lado, é um absurdo culpar as polícias pela ações resultantes na detenção dos vândalos que se aproveitam desses atos pacíficos para transformá-los em quebra-quebra, forçando a atuação necessária dos policiais, mantenedores constitucionais da ordem. O depredadores têm de ser detidos e presos, para permitir que os atos legais sejam realizados pacificamente. No entanto, não há punição concreta aos baderneiros de plantão, mas apenas de autoridades policiais, o que nos leva a pensar que possa haver alguns interesses em incentivar tais ocorrências, permitindo a proliferação da anarquia. Será?

Carlos Vidal

Black blocs 2

Um dos melhores remédios para a angústia existencial é o engajamento, que faz a pessoa sentir-se parte de algo maior. Então, abraçamos causas religiosas, sociais, ambientais etc. O problema é que hoje a maior parte das causas não tem sentido algum, são contraditórias e irracionais, mas preenchem o vazio na vida das pessoas. Veja o recente ataque ao centro de testes em animais. Qual daqueles "heróis" deixaria de usar medicamentos em nome da "causa"? Também participaram os tais "black bocs", filhinhos mimados da periferia que externam suas frustrações destruindo em nome de uma causa que nem eles sabem explicar. A grande verdade é que a abundância de informações deixou as pessoas menos críticas e mais burras. Afinal, ler e pensar exige esforço.

Marcelo Henrique da Silva

Urna eletrônica

Notícia vinda de Brasília informa que especialistas em segurança digital ouvidos pelo senador João Capiberibe são categóricos ao afirmar que existem falhas na urna eletrônica que permitem manipulações de dados, e defendem o voto impresso como uma medida eficiente para combater fraudes. Além de ser uma maneira segura de votação, não torna as eleições mais demoradas. Nos EUA, embora o voto não seja obrigatório, os americanos que foram votar optaram pelo voto no papel ou nas urnas que emitiam o registro de voto. O comparecimento de eleitores norte-americanos nas urnas eletrônicas convencionais, as mesmas adotadas pelo TSE em todo o Brasil, foi 0%. Por que será? Para qualquer dúvida sobre a eficiência norte-americana na área de eletrônica, é só entrar em contato, em Moscou, com Edward Snowden, o ex-contratado da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos.

Edgard Gobbi, São Paulo - SP

Espionagem

Em princípio, deveríamos ficar todos muito entusiasmados com a notícia de que o governo do PT vai criar um sistema nacional de e-mail criptografado para evitar que as autoridades nacionais sejam alvo de espionagem. Todavia, algo me diz que os EUA, no estágio tecnológico em que estão, têm recursos suficientes para quebrar qualquer mensagem criptografada, só precisando de algum tempo para isso. Algo também me diz que toda essa bravata em torno do assunto visa apenas a "mostrar serviço" e dar alguma satisfação ao distinto público, naturalmente de olho nas urnas de 2014. Por fim, entre ser espionado pelo governo do PT e estar na improvável mira dos serviços de segurança dos EUA, sinceramente opto pelos últimos.

Silvio Natal

Celulares

Mais uma das heranças malditas de FHC. Quando privatizaram (doaram) as teles, disseram que os telefones ficariam muito baratos, tanto celular como fixo. E o que estamos sentindo é que a Europa toda está vindo para cá, comprando tudo, porque o lucro é muito grande e não se faz nada.

Hermes Carlos Bollmann

Preço dos automóveis

Os preços não serão reduzidos porque as montadoras querem manter altíssimas margens de lucro, superiores às praticadas no exterior, por causa do deslumbramento do brasileiro -- de todas as classes sociais -- com automóveis, adotados como símbolo de status.

João Luiz

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]