• Carregando...

A decisão do governo federal, e agora do Supremo Tribunal Federal, de ratificar o aumento do piso salarial dos professores para R$ 1.187,14 é mais do que justa (Gazeta, 8/4). Os salários dos professores das Regiões Norte e Nordeste constituem-se em uma vergonha nacional. As dificuldades da categoria são cada vez maiores, chegando mesmo a ser uma profissão de risco. Esse é um começo muito bom, mas há outros problemas graves que precisam ser resolvidos. A questão da violência nas escolas precisa ganhar prioridade nos planos de governo. Vejam o que aconteceu em Realengo, no Rio de Janeiro. Esperamos melhoras ainda maiores.

Eli de Abreu Passos

Piso de professores 2

O piso nacional dos professores deveria ser ainda maior, dadas as circunstâncias em que um professor trabalha (Gazeta, 8/4). Há colégios em situações pífias, decorrentes de todo um erro de planejamento organizado pelo sistema. Há falta de estrutura, ausência de recursos, e o aumento do piso salarial serviria como estímulo aos profissionais da área de ensino. O professor é o único profissional que trabalha com todas as classes. Desde o profissional liberal, o pedreiro, carpinteiro, vendedor, o gerente de bancos, ou médico. A falta de oportunidades é causada pela desigualdade social, pois a lei não é para todos, como dito na nossa Constituição.

Eric de Paula Zaranski, Guarapuava – PR

Tragédia no Rio 1

Confesso que chorei. Como professora, como mãe, como cidadã brasileira, não pude conter as lágrimas, nesta triste quinta-feira ao saber da tragédia dentro de uma escola no Rio de Janeiro! Nossas crianças, adolescentes e jovens precisam encontrar, na escola, um espaço saudável, acolhedor, de construção e reconstrução de valores humanos e cristãos. Valores esses, esquecidos por uma sociedade competitiva, doente, desequilibrada. Nada justifica o que este "louco" fez. Mas o mundo no qual vivemos, a forma de vida que vamos levando, sem tempo para a família, para os amigos, para Deus, para a comunidade, precisam ser revistos.

Valdete de Fátima Hang, professora

Tragédia no Rio 2

Sentimentos e sensações que se misturam quando paramos para refletir sobre a tragédia que aconteceu na escola no Realengo, no Rio de Janeiro (Gazeta, 8/4). Como nós, pais, podemos ficar tranquilos em deixar os filhos na escola depois de um ato tão cruel que nos fez sentir um nó na garganta. Parecia que tinha acontecido conosco. E foi. Foi ali, do lado. E o próximo pode ser aqui. E o que fazer para evitar?

Renata Lucca Lafraia Arthur

Cota em partidos

As cotas de mulheres na lista de candidatos deveriam ser para os eleitos (Gazeta, 8/4). Assim, 50% das vagas para deputados deveriam ser, obrigatoriamente, das mulheres. Da mesma forma uma parte para os negros, outro porcentual para os amarelos, outro para os índios. Será que assim se resolveria o problema da desigualdade? Creio que não.

Marcos de Luca Rothen

Fábrica da Matte Leão 1

Depois desse atentado contra o patrimônio do Paraná, Curitiba perderá referências. Em Brasília, os abutres da especulação imobiliária já destruíram quase toda a cidade. O Estatuto das Cidades preceitua que toda intervenção em área pública, que crie tráfego de veículos e pessoas, requer análise de impacto ambiental e de vizinhança, com participação da comunidade atingida. Quem não tem passado nunca terá futuro!

Sandoval Cervo

Fábrica da Matte Leão 2

Fico feliz em saber da construção do templo na antiga fábrica da Matte Leão. A catedral vai ficar linda, irá embelezar a cidade. Durante a Copa do Mundo, será uma das atrações da cidade.

André Estrela

Fábrica da Matte Leão 3

Eu vivi toda a minha infância na fábrica da Matte Leão, meu avô (Mário Campagnoli) era funcionário da fábrica e a sua casa era dentro do terreno. Fico triste e saudoso dos domingos passados na fábrica, das brincadeiras de criança. Uma pena para Curitiba.

José Bruginski Junior

Servidores do INSS

Parabéns pela matéria "Sem servidores, novas agências do INSS não abrem" (Gazeta, 7/4). Precisamos mostrar que as filas agora são virtuais e sem funcionários qualificados, pois em vez de chamar os concursados, contratam terceirizados.

Dayse Santana

Aposentadoria de ex- governadores

Sobre a decisão do governador Beto Richa de cancelar as aposentadorias dos quatro ex-governadores, o certo é acabar com o privilégio. É preciso pensar em quem contribui de verdade. Por isso faltam tantas coisas para o Paraná, pois tudo vira despesas para os cofres públicos.

Ancilon de Sá Neto, economista e microempresário

Fraudes em contratos

Antes de se abrir uma ONG, deveria ser feita uma avaliação do projeto e das pessoas envolvidas e ser exigido algum tipo de qualificação. Já ouvi relato sobre uma pessoa analfabeta, sem profissão, que é presidente de associações e participa como voluntário em uma ONG. Ela tem poder de liberar verba de prefeitura e enche a boca para falar que é tudo muito fácil.

Ana Paula Pinheiro

Preço dos combustíveis

O governo tem de manter um estoque regulador para evitar a especulação do etanol no mercado e retirar de uma vez a adição desse combustível a gasolina.

Pedro Baptista

Obras de saneamento

O PAC foi uma peça publicitária do governo anterior e serviu de bandeira da campanha presidencial de Dilma Rousseff. Falhas em licitações, dificuldades operacionais, corrupção e ineficiência são os motivos desses atrasos.

Valdomiro Nenevê, São José dos Pinhais

Cartilha contra homofobia

Sou contra a discriminação, porém sou mãe de quatro filhos e avó de sete netos. Nosso dever é proteger as crianças, ensinando a elas valores de educação e respeito aos indivíduos. Não dessa maneira.

Vera Lúcia Coracini Zanello

* * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]