• Carregando...

Mídias sociais

Presente de criança

É melhor chegar do trabalho, deixar o celular de lado e simplesmente sentar no chão e brincar com o seu filho! Vale a pena.

Diogo Alpendre, via Facebook, sobre a pesquisa da Sociedade Brasileira de Pediatria que mostra que a atenção familiar vale mais para as crianças do que presentes caros.

Preço dos combustíveis

Alguém está ficando com o meu desconto. Não vejo baixa em nada.

Eloy Al Majid, via Facebook, sobre a redução nos preços do etanol.

Cadeias superlotadas

Precisamos transformar a nossa mentalidade e pensar no que pode ser feito para diminuir a criminalidade.

Gilberto Rigotti, via Facebook, sobre as condições das cadeias paranaenses.

* * * * *

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovoou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

Infelizmente o nível de corrupção nas esferas policiais vem aumentando cada vez mais. Por isso é muito importante a participação do MP nas investigações. Tirar esse poder do MP é dar um prêmio para a criminalidade. A honestidade da promotoria pública é de alto padrão e não deve ser questionada.

Roney Corsi, Francisco Beltrão – PR

Poder de investigação 2

Ótimo editorial sobre o poder de investigação do MP (Gazeta, 27/6). Se prevalecer o veto ao poder investigatório do MP, os criminosos contarão com pesada artilharia e milhares de processos serão lançados à lata de lixo. É preciso observar que o MP já está submetido a um permanente e vigoroso controle de sua atuação. Por isso causa estranheza essa tentativa de proibi-lo de investigar, especialmente quando se sabe que, por ser uma instituição autônoma e independente, é o único e eficaz anteparo à onda de criminalidade e corrupção crescentes.

Anderson Osório Resende, Tomazina – PR

Auxílio-alimentação

Concordo plenamente com o auxílio-alimentação para os procuradores e promotores do estado (Gazeta, 27/6). Coitadinhos, ganham tão pouco. Melhor seria dar a eles também uma cesta básica completa.

Luiz Fanchin Jr.

Impeachment de Lugo

Se essa moda pega, haveria muito político cassado no Brasil. Pena que no Brasil o corporativismo existe e isto não ocorre.

Hernani Paulo Bergossi

Desarmamento e legítima defesa

Achei o texto do sociólogo Antonio Rangel Bandeira (Gazeta, 26/6) tendencioso e baseado em números irreais. O autor esqueceu de mencionar que a maioria de homicídios no Brasil é provocada por armas ilegais, que entraram através de contrabando por nossas fronteiras, foram desviadas das forças armadas ou que foram entregues na famigerada campanha do desarmamento e deveriam ter sido destruídas.

Guilherme Ferrari, Piracicaba – SP

Linha Verde

Creio que os R$ 28 milhões arrecadados pela prefeitura através do leilão de títulos da Linha Verde (Gazeta, 27/6) sejam muito pouco comparados aos transtornos que a população poderá sofrer em função do não seguimento das regras de zoneamento urbano da cidade. É um valor que mal dá para pagar as obras de um simples viaduto.

Marcus Andrade

Acidentes

Como um lamentável acidente com um ciclista (Gazeta, 27/6) pode formar um congestionamento de duas horas? Isso significa que um acidente médio ou grave entre veículos pode durar muito mais tempo. Em uma metrópole como Curitiba, isso é inaceitável.

Thiago Aguiar

Pichações 1

Que bom que li esta reportagem sobre as pichações (Gazeta, 27/6). Moro no bairro São Braz há mais de 35 anos e nunca vi o bairro tão pichado quanto agora. Já flagrei os pichadores várias vezes. São sempre meninos menores de idade. Acredito que é preciso criar uma campanha nos colégios, lojas e igrejas para acabarmos com essa cultura horrível.

Márcia Novicki

Pichações 2

Afirmar que "dentro de um pichador há um grande artista" é, no mínimo, uma temeridade. O que há com certeza são seres humanos marginalizados por nossa sociedade que mostram seu grito de protesto depredando os bens públicos ou privados dos quais eles não têm a chance de usufruir. É a forma que eles usam para chamar nossa atenção e de seus pares, mostrando que eles existem, e que estão profundamente descontentes com sua realidade. Sem dúvida, merecem nossa atenção e educação.

Fernando Croskey

Estrutura escolar

A estrutura precária de nossas escolas públicas afeta a qualidade do ensino porque prejudica o bem-estar físico e intelectual dos alunos e professores. É claro que uma escola bem estruturada, com boa iluminação, banheiros em perfeito funcionamento, quadra esportiva, laboratórios, bibliotecas e salas de aula adequadas, ajuda a diminuir a evasão e a repetência escolar.

Vera Lucia Mazur Benassi, professora de escola pública, Ponta Grossa – PR

Voz do Brasil

A proposta que torna flexível a exibição do programa Voz do Brasil pode ser melhorada. Acho que nas cidades que possuem apenas uma emissora de rádio é importante a obrigatoriedade da veiculação às 19 horas. Mas nas cidades que têm mais emissoras poderia ser feito um acordo de revezamento de horários de exibição.

Cláudio Marcio Araujo da Gama, Florianópolis – SC

Dependência química

Não adianta apenas colocar o dependente em um local só para retirá-lo das ruas. Isso pode ser bom para as campanhas políticas, mas não resolve. O ideal é ter um bom programa terapêutico que ofereça um acompanhamento continuado para o dependente. Realizar uma ou duas sessões não resolverá a questão. Também é fundamental a capacitação de profissionais e que eles gostem de trabalhar na área.

Fernanda Rutkoski

Adoção

Hoje há cerca de 5 mil crianças esperando um lar e 28 mil pessoas interessadas em adotar. Alguma coisa está errada nessa conta. O que ocorre é que as pessoas querem escolher demais, esquecendo-se de que crianças não são mercadorias ou bibelôs. O amor é incondicional e aceita qualquer um.

Alceu Siqueira Ramos

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]