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Participação

771 e-mails foram recebidos pela Gazeta do Povo na última semana.

Temas mais comentados

• Sanepar/Rio Iguaçu: 75 • Judiciário do Paraná: 56• Gabinetes: 30

Declarações

Johnny Laroche: "Jogar 40% de esgoto sem tratamento no Rio Iguaçu significa propositadamente querer matar o rio e deveria ser enquadrado como crime hediondo."

Onadir Rui Scholz: "Pelo jeito o TJ-PR irá participar de algum rali pelo interior do estado! Esses indivíduos irão fazer alguma exploração? Espero que eles pensem mesmo em fazer justiça e não turismo à custa do nosso suado dinheiro."

Rafael Luiggi Vicente Borocz: "É uma vergonha que deputados usem brechas na lei para manter gabinetes em funcionamento em Brasília. Chega de fazer da Câmara Federal um cabide de emprego!"

Sobre o protesto dos moradores para salvar uma praça no Alto da Glória (Gazeta, 28/9), acredito que o que deve ser feito é diminuir o número de carros e caminhões em Curitiba e não as praças. Enquanto a indústria automobilística ficar ditando o que deve ou não ser feito, a situação só tende a piorar. Chega de consumismo inútil!

Carlos Eduardo Guariente

Praça no Alto da Glória 2

Assim como o protesto de moradores das redondezas da Pracinha do Batel há algum tempo, esses moradores de ruas sem saída do Alto da XV e Juvevê são movidos por puro egoísmo. Aposto que são as mesmas pessoas que reclamam do trânsito na região, mas vão até à padaria de carro. Infelizmente, a cidade cresceu e espaço é coisa rara. Quer sossego e tranquilidade, vai morar no sítio ou em Antonina.

Fernando Johansson

Praça no Alto da Glória 3

Moro há dez anos no Alto da Glória e acho positivas as mudanças ocorridas no trânsito. E, sobre a pracinha que pode ser retirada, não tenho dúvidas de que é o que deseja a maioria dos moradores. A pracinha, que nem é uma praça, mas um espaço bloqueado no meio da rua, vive abandonada, sem ninguém, e acaba sendo local de dormitório para mendigos ou até mesmo de uso de drogas. Ninguém a usa como espaço de lazer e é muito melhor que seja retirada para ganharmos um binário de trânsito.

Sérgio Carvalho

Política nacional

A política brasileira se tornou uma maneira de enriquecimento de uma minoria através do pobre contribuinte. A grande deficiência do sistema político é acreditar que realmente um político "ignorante" vai conseguir fazer alguma coisa além de asfaltar uma rua esburacada.

Ricardo Krauss Rodrigues, estudante de Administração

Taxa de Morretes

No afã de arrecadar mais, Morretes cria mais taxas (Gazeta, 28/9) para o nosso bolso. Caso a Serra Verde venha a suspender a parada do trem turístico em função dessa medida, a cidade ficará às moscas, pois 90% do fluxo turístico vem através do trem, que passaria a ir direto para Paranaguá. Os ônibus turísticos também acabariam evitando Morretes devido a esse ato inoportuno dos nossos burocratas.

Gilberto Felipe Daherm, engenheiro

Pinheiros de Colombo

Gostaria de mostrar minha insatisfação ao saber que serão derrubados vários pinheiros em um bosque entre as ruas Venâncio Trevisan e Antonio Prado, no Centro de Colombo. São pinheiros muito antigos, que ainda nos oferecem tenros pinhões apesar de serem centenários. Tudo para a construção de uma rua que não tem a mínima necessidade.

Márcia Mottin

Monteiro Lobato

É incrível como existem pessoas que nada fazem a não ser perturbar a paciência dos outros para justificar o seu "emprego". Logo vão querer enquadrar os autores de Escurinho, Nega do cabelo duro, Mulata assanhada e muitos outros. Monteiro Lobato, além de autor de livros infantis, foi um patriota na luta pela nacionalização da exploração do petróleo.

Luiz Carlos Nascimento Tourinho, professor aposentado da UFPR

Mão dupla

A prefeitura parece desconhecer a engenharia de tráfego. Há ruas em Curitiba com trechos de mão única e depois de mão dupla, e vice-versa! É absurdo. Com essa engenharia burra, mesmo quando há sinalização, há acidentes. Princípios internacionais de engenharia não são respeitados, há muitas colisões, tudo é feito sem lógica, para não funcionar.

Igor Dutra dos Santos

Vagas para bicicletas

Toda iniciativa que estimule a substituição do automóvel por meios de transporte alternativos deve ser estimulada pelo poder público e apoiada pela população. Em se tratando da bicicleta mais ainda, uma vez que não polui, ocupa um mínimo de espaço e traz inúmeros benefícios à saúde do usuário. O único ponto negativo é que em nossa cidade, já conhecida internacionalmente como a capital mundial dos flanelinhas, esse nefasto grupo de parasitas certamente já se encontra em processo de loteamento e distribuição das novas áreas para bicicletas.

Pedro Edu Scalco Espindola

Saneamento 1

Lembremos das rodovias antes de serem pedagiadas e comparemos com as atuais. Claro que poderiam ser melhores pelos valores que cobram, mas, se não fosse o pedágio, as estradas estariam intransitáveis. Está comprovado que a privatização pode ser o melhor caminho para problemas como o do saneamento básico.

Luiz Alves

Saneamento 2

Parabéns às ações executadas pela Polícia Federal no caso Sanepar. Vários governos passaram sem dar o mínimo de atenção aos graves problemas existentes nas ações executadas por essa empresa pública. Em União da Vitória, por exemplo, vários problemas persistem sem o mínimo de atenção e respeito ao usuário. Na Câmara Municipal da cidade existem inúmeros requerimentos que comprovam as reclamações.

Sérgio Andrekowicz, União da Vitória – PR

Telefonia móvel

Há cerca de um ano a imprensa já divulgava que metade das antenas de telefonia celular em Curitiba estavam sem licenciamento ambiental. De lá para cá nada foi feito. O município não fiscaliza nada e não impede a implantação das antenas fora dos padrões legalmente estipulados, que colocam a saúde da população em risco. A administração pública é a causadora disso tudo por pura omissão. E os senhores vereadores também, pois não exercem suas funções de fiscalizar os atos do Executivo.

Astolfo Grover

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