Candidato é candidato, e a maioria nunca faz o que promete. Mas pelo menos algumas das propostas do Dr. Rosinha são muitas que as pessoas gostariam que fossem efetivadas e a administração atual não vê ou não quer ver (Gazeta, 4/1). No que se refere ao transporte público, o interesse privado se sobrepõe ao público. Por isso é mais barato e confortável ir de carro do que ir de ônibus e, enquanto for assim, continuaremos piorando.
Luiz C. Segantini
Pré-candidatos 2
Na entrevista feita com o Dr. Rosinha não vi nenhuma pergunta feita aos projetos propostos por ele nem tampouco os aprovados e que mudaram para melhor a vida do cidadão paranaense. É importante essa informação, pois isso pode dar uma direção ao eleitor, inclusive, sendo ele um homem da "roça", quais os projetos propostos e aprovados para melhorar a vida do homem do campo? E é preciso parar com essa demagogia de que é possível reduzir a tarifa de ônibus. É importante que os políticos parem com os discursos vencidos, o cidadão paga o preço. O que precisa é melhorar a qualidade. O povo não precisa de favores, precisa é de ação.
Maurício Poliquesi, farmacêutico
Política e internet
Já mandei vários e-mails criticando políticos do Paraná e do Brasil, mas não obtive respostas. Considero que os meios eletrônicos não são eficientes para que os políticos tomem mais vergonha na cara e ouçam as verdades da população. Ou eles trabalham muito e não têm tempo para responder os eleitores?
Edson Luiz Vieira, Colombo PR
Ministro da Integração
Mais um fato lamentável nesse governo, envolvendo ministros manipulando verbas federais, e mais um ministro na lista dos que devem deixar o governo já. Os ministros deveriam ser escolhidos por competência técnica, e não por escolha política!
Wilson Jorge
Férias nos ministérios
Pelo tanto que nossos ministros trabalham, eles não deveriam ter nenhum descanso. Com eles ou sem eles à frente de um ministério, a vida segue normalmente. São pessoas que não têm nenhum compromisso com o país ou com a sociedade. Isso fica claro em seus depoimentos ou em entrevistas.
Rosel Antonio Beraldo
Chuvas
Perdeu grande oportunidade a presidente Dilma no início do ano de prestar socorro pessoalmente às vítimas das enchentes, deslizamentos e soterramentos nos estados que sofrem com as chuvas. Somente depois de sete dias é que seu secretário da Integração Nacional, também em férias, foi a Brasília para ver o resultado dos prejuízos. Nos países desenvolvidos seus governantes cancelam suas férias, viagens e vão ao local e descem no chão e liberam as verbas imediatamente para a reconstrução das cidades.
José Pedro Naisser
Corrupção
O que pode ser feito para acabar com a corrupção no Brasil? A resposta é: punição. A impunidade é mãe de todos os nossos males. Se os corruptos fossem punidos de forma severa, eles deixariam de nos olhar com aquele ar de deboche e desprezo quando são pegos assaltando o dinheiro público. Como são eles que legislam e, pelo que estamos vendo, o Poder Judiciário está indo pelo mesmo caminho, a conclusão é de que ainda não há luz de mudança.
Paulo Lugli
Royalties
Ainda que os royalties tenham o escopo de compensar os municípios lindeiros, seja no âmbito econômico ou ambiental, em virtude das áreas alagadas pela represa de Itaipu, o ponto crucial do tema se volta à aplicação dos recursos pelas administrações municipais. Antes de tudo, é necessário lançar os interesses públicos à frente dos privados, sem que aqueles sejam usurpados para camuflar estes últimos. Dessa forma, creio que o mais plausível é que os recursos dos royalties sejam aplicados segundo os anseios da população de cada município, em saúde, transporte, cultura, esporte, sobretudo em educação e preparação para o mercado de trabalho.
Tayane Martins França
Radares sem sinalização 1
Concordo com a opinião do colunista Rogerio Galindo (Gazeta, 4/1). Radares com aviso prévio só interessam a infratores, que sempre argumentam que radares são instrumentos de arrecadação. Por uma questão óbvia, onde existe radar (com ou sem aviso), a redução de acidentes é significativa. Portanto essa redução de acidentes pode ser ampliada para toda a via ou rodovia, e não somente onde existe radar.
Waldir Egenolf Prochnow
Radares sem sinalização 2
Na Alemanha existem sim radares. A única via sem radar em dias de sol é a quarta pista das Autobahn (rodovias com quatro pistas) na qual a velocidade é livre. Mas basta a umidade relativa do ar passar de 90% que nesta pista o radar começa a registrar velocidade que é máxima de 100 km/h. Sei por que tenho parentes que fazem a manutenção dos equipamentos e nunca são sinalizados. Quem obedece à lei não teme radares.
Carlos Egon Landgraf, aposentado
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