• Carregando...

Após a publicação da reportagem sobre os precatórios (Gazeta, 14/4), o tema tem vindo à baila nos mais diversos segmentos da sociedade. Chamo a atenção para as ações da década de 1990 feitas por professores por meio do sindicato da categoria. Ganhamos a questão, mas, segundo consta, está tudo nas mãos do Judiciário. Ao consultar o setor jurídico do sindicato, soube que talvez dentro de 12 anos possa receber qualquer coisa. Muitos professores já são falecidos, e a nossa perspectiva qual é?

Carmen Lúcia Rigoni

Petrobras 1

A sessão do Senado que focou a CPI da Petrobras mostrou que os senadores do PT e da base aliada defenderam a decisão do conselho da empresa que resultou num prejuízo bilionário. Se o dinheiro houvesse saído dos bolsões dos senadores situacionistas, eles parariam de se comportar como advogados da Petrobras.

Mário A. Dente, São Paulo – SP

Petrobras 2

Em discurso em Pernambuco, a presidente Dilma tentou ludibriar a plateia citando números e dizendo que a empresa é do povo brasileiro. É mesmo: afinal, depois de cair do 12º lugar para o 120º, agora a empresa é do povo, que certamente vai ter de arcar com o prejuízo, fruto de uma gestão incompetente. O povo brasileiro é bonzinho, perdeu o que aplicou em ações, vai pagar o rombo e deixar o Brasil ser comandado pelo partido que está levando o Brasil ao fundo do poço.

Izabel Avallone, São Paulo – SP

Petrobras 3

Com toda a nebulosidade constatada, explicações e estratégias, é importante saber quem autorizou, quem concordou com o acordo "extrajudicial" em que se foi mais quase US$ 1 bilhão. O jogo já era conhecido e claro por todos os jogadores. O primeiro erro é aceitável, o segundo tem alto potencial para ser criminoso.

Domingos Ribeiro

Pnad Contínua

De um lado, o governo Dilma afirma que a suspensão da eficiente Pnad Contínua (Gazeta, 15/4) é somente uma decisão técnica; e, do outro lado, os 45 técnicos do núcleo de pesquisa do IBGE expressam sentimento de indignação pela tal suspensão, organizando protestos no Rio de Janeiro e outras cidades. Adivinhem de qual lado está o cidadão brasileiro diante de mais essa pilantragem petista?

Edgard Gobbi, Campinas – SP

Transmissão de velórios

Esse projeto para transmissão de velórios é mais uma ideia absurda de nossos políticos, sempre atuando em causas que nada têm a ver com a esfera política ou que realmente melhorem as condições da população. Leis absurdas para controlar a iniciativa privada como proibir cobrança de estacionamentos em shop­pings e restaurantes, cobrar meia refeição de quem tem cirurgia bariátrica e, agora, filmar velórios. Por que não há leis para eles andarem com seus próprios veículos, pagarem suas próprias refeições, reduzirem cargos de comissão?

Carlos Eduardo Pereira

Argentina

Passei alguns dias em Buenos Aires e tive a oportunidade de ver o quanto o povo argentino está com dificuldade de conviver com o desgoverno de Cristina Kirchner. Eles contam nos dedos os dias que faltam para que a imitadora de Hugo Chávez deixe o poder. Há inflação galopante, custo de vida altíssimo e baixos salários. E, para completar, a marginalidade toma conta da capital e interior do país. Não é muito diferente daqui, onde representantes do governo tentam passar para o povo que a economia está sob controle e que o país está longe de uma crise.

Jeovah Ferreira, Brasília – DF

Liberdade de expressão

A liberdade de expressão é fundamental para a democracia. Qualquer tipo de regulamentação é inaceitável. Somente quem não é capaz de aceitar a opinião do outro, ou tem dificuldade em aceitar críticas pelos seus atos lesivos à coletividade, vai tentar impor limites à liberdade de expressão. O único limite deve ser a injúria, a calúnia ou a difamação. Quem se sentir prejudicado pela crítica pode sempre recorrer à Justiça para reparar o dano sofrido.

Angelo José Kuginharski

Valores

Quero parabenizar o professor Armindo Angerer pelo artigo "Valores na prática" (Gazeta, 13/4). Se todas as pessoas responsáveis por nossas escolas tivessem essa mentalidade e entendimento, a educação no Brasil não teria chegado à situação desoladora atual. Levar os valores para o dia a dia escolar e utilizá-los como proposta pedagógica nas escolas conveniadas da rede pública e particular é uma iniciativa digna de louvor. Educar é desenvolver e aprimorar as faculdades morais, psíquicas e intelectuais desde a mais tenra idade.

Maria da Luz Portugal Werneck, pedagoga

Páscoa 1

Observei uma fila e grande burburinho numa loja de chocolates no Centro de Curitiba. Todos disputavam coelhos e ovos de chocolate, adultos e crianças avaliando o que queriam ganhar. Ao mesmo tempo, encostada na parede, uma criança de uns 7 anos, de shorts e descalça, com os olhos fixos nos doces. Era o olhar de quem sonha apenas com um ovo de chocolate nesta Páscoa, festividade que ela com certeza nunca comemorou.

Juarez Santos

Páscoa 2

Em uma sociedade consumista e materialista, em que o prazer está acima do amor, temos a Páscoa resumida a ovos de chocolate que logo acabam. A paixão, morte e ressurreição de Cristo fazem parte da cultura da civilização cristã e não podemos ignorar a salvação comprada a preço do sangue precioso de nosso amado Jesus. Domingo de Páscoa é a alegria plena da vida que vence, da luz que venceu as trevas.

Paulo Roberto Girão Lessa, Fortaleza – CE

André Vargas

André Vargas deveria ser afastado para uma investigação; dessa forma poderia tentar aliviar as acusações que fazem a respeito de sua conduta. Infelizmente, no Brasil os abusos políticos são mostrados pela imprensa, mas acaba tudo em pizza.

Marcelo P. de Christan

Auxílio-moradia

O eminente presidente do Tribunal de Justiça do Paraná deve colocar as mãos na consciência, fazer um autoexame, extinguir essa comissão especial (Gazeta, 16/4) e jamais voltar ao assunto do auxílio-moradia, pouco importando se o tal benefício já existe em outros estados e órgãos federais. Trata-se uma benesse imoral. Pior: vai gerar, como afirma o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacóia, um efeito cascata. Na verdade, o tal benefício mais parece uma troca de favores entre a Assembleia Legislativa e o TJ que nos enseja a ler: "nós liberamos essa benesse e vocês amenizam ou esquecem nossos malfeitos".

Carlos Alberto Schnekenberg

Praia

Absurda essa ideia de tirar areia do fundo do mar para aumentar a praia. Basta manter a natureza e seu rumo natural. Qualquer um sabe que houve uma invasão de área que jamais deveria ser ocupada. Matinhos deveria ter permanecido com um recuo bem maior e não ter permitido construções, mais a prefeitura vendeu áreas que jamais deveriam ser construídas. O IAP e ambientalistas deveriam verificar a situação.

Arnaldo Lavado Ferreira

Valparaíso

Aos irmãos chilenos, vítimas do incêndio em Valparaiso, desejo força para reconstruir novamente a terra maravilhosa que é o Chile.

Dionisio Francisco Grabowski

Trabalho

Eu até entendo que a iniciativa privada dificilmente tem cultura para entender a palavra "patriotismo", mas o setor público, em todas as instâncias, deveria saber o que significa isso. Hoje, as pessoas do setor público, desde o presidente ao faxineiro, devem confundir patriota com idiota. O país precisa de trabalho, comprometimento e honestidade, conceitos básicos de civismo e patriotismo. Sem isso o Brasil está perdido.

Edson Lincoln Florscuk

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]