• Carregando...

Precisamos de asfalto onde há antipó, linhas de ônibus funcionais, semáforos sincronizados, ruas que não alaguem nas chuvas, arborização e calçadas. Se quem vai fazer isso é a prefeitura, não importa, desde que, se não for fazer, não atrapalhe quem quiser fazê-lo.

Leonardo Barbaski

Burocracia 1

Concordo em grande medida com o artigo de Rodrigo Constantino (Gazeta, 5/1). Pagamos um preço altíssimo pelo famoso “jeitinho brasileiro”, o que cria a necessidade de um sistema burocrático. Aqui precisamos provar que somos honestos. Enquanto essa cultura brasileira não for desfeita, nunca sairemos do lugar. Vivemos em uma sociedade egoísta, em que cada um busca uma forma de se dar bem à custa de terceiros.

Gilson A. Roehrig Jr.

Burocracia 2

Viajei por Europa, EUA e Canadá. Quando volto, pergunto-me: como deixamos o Brasil chegar a esse ponto em termos de burocracia? O artigo de Rodrigo Constantino, com apenas o exemplo da compra e venda de um carro, ilustra o quanto sofremos.

Luiz C. Pielak

Empreendedorismo

Triste a realidade dos milhões à procura de emprego e dos milhares de jovens que almejam entrar no mercado de trabalho. Poucos pensam em criar seu próprio negócio. Boa parte dessa situação deve-se ao fato de que os jovens nunca tiveram algum treinamento em empreendedorismo. Em países mais adiantados, empreendedorismo aprende-se na escola.

Marcos Lefevre

Sistema penitenciário

O que aconteceu na penitenciária em Manaus é o retrato fiel da imundície dos presídios brasileiros, fruto da falta de noção dos nossos gestores públicos. O Estado brasileiro não tem nenhuma preocupação com a população carcerária, começando pela Justiça, passando pelo Legislativo omisso e culminando com o Executivo, que nos últimos 30 anos nada fez pela segurança pública. O ministro da Justiça teve a capacidade de afirmar que “estava tudo sob controle no Compaj”, como se a entrada de facões e outras armas fosse sinônimo de normalidade.

Rafael Moia Filho

Fogos de artifício

O projeto de lei que pretende proibir a queima de fogos de artifício em Curitiba porque isso afeta os animais não faz sentido. Toda lei que impõe uma restrição demanda fiscalização e punição. Se não sentir no bolso, o cidadão continuará soltando fogos. Haverá fiscais suficientes para tanta gente? Quem deixará de soltar fogos só porque é proibido? Se não respeitam leis de trânsito, vão respeitar leis em favor de animais?

Waldomiro Tarcisio Padilha de Oliveira

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]